quinta-feira, 14 de maio de 2015


Prefeitura de Caicó divulga calendário de limpeza e terraplanagem em todas as ruas da Cidade

Visando uma atuação mais efetiva da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos o Prefeito Roberto Germano vem desenvolvendo junto ao órgão um planejamento estratégico para a eficácia das ações ali desenvolvidas e pra isso foi feito um investimento na revisão de tratores, maquinas pesadas e carros coletores de lixo. 
Após a conclusão deste trabalho a Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, elaborou um calendário de limpeza e terraplanagem que será executado em 100% das ruas do município nos próximos 45 dias. As ações começaram nesta quarta-feira(13) e tem prosseguimento até o dia 30 de junho. 
Confira a programação para limpeza e terraplanagem; 
13/05 – Frei Damião / 14/05 - Walfredo Gurgel / 15/05 – Centro / 16/05 – Walfredo Gurgel / 18/05 – Salviano Santos e Samanau / 19/05 – Distrito Palma / 20/05 – Samanaú / 21/05 – Alto da Boa Vista / 22/05 – Centro / 23/05 – Darcy Fonseca e Vila do Príncipe / 25/05 – Vila Altiva / 26/05 – Vila Altiva e Maynard / 27/05 – Maynard / 28/05 – Itans / 29/05 – Centro / 30/05 - Itans e Santa Costa / 01/06 – Paraíba / 02/06 – Paraíba / 03/06 – Penedo / 04/06 – IPE / 05/06 – Centro / 06/06 – Vila Carlindo Dantas e Santa Clara / 08/06 – Nova Descoberta / 09/06 – Nova Descoberta / 10/06 – Canuto e Filhos / 11/06 – Canuto e Filhos e Soledade / 12/06 – Centro / 13/06 – Recreio / 15/06 – Acampamento / 16/06 – Barra Nova / 17/06 – Adjuto Dias / 18/06 – Populares / 19/06 – Centro / 20/06 – João XXIII / 22/06 – Paulo VI / 23/06 – João Paulo II / 24/06 – Boa Passagem / 25/06 – Boa Passagem / 26/06 – Centro / 27/06 – Boa Passagem / 29/06 – Castelo Branco / 30/06 – Nova Caicó.

PM registrou homicídio em Florânia

A Polícia Militar registrou na tarde de hoje (14), em Florânia, o homicídio que vitimou Lamon Anderson Santos, de 23 anos. O acusado foi detido e identificado por Clébio Alves de Araújo, de 25 anos, natural de Santana do Matos.

Segundo testemunhas, vítima e acusado bebiam juntos desde cedo. Durante a bebedeira, Lamon teria exigido drogas de Clébio, mas este disse que não tinha e acabou sendo agredido. Para revidar, ele puxou uma faca da cintura e atingiu o adversário na discussão. A vítima ainda foi socorrida ao Hospital Regional de Currais Novos, mas não resistiu ao ferimento. Clébio foi preso às margens da BR 226, na saída de Florânia para São Vicente.

Viagem com conforto e segurança

                                                                                   

  SEGUNDA  Á SÁBADO ( Caicó a  Natal 03:00h e 14:00h ) e  

 ( Natal a Caicó 03:00h e 13:00h)     

DOMINGO ( Caicó a Natal 14:00h e ( Natal a Caicó 14:00h )

      

                                                                                                
                                                                                      
                                                                     

A FPMP está de volta a Caicó para mais um curso de operador de máquinas pesadas

               14


A FPMP (Formação Profissional de Máquinas Pesadas) está em Caicó oferecendo cursos para Operador de máquinas pesadas, dentre elas: Retro escavadeira, Pá carregadeira, Escavadeira Hidráulica e Motoniveladora (Patrol).
Os cursos têm como objetivo Desenvolver competências, habilidades técnicas operacionais para serem aplicadas profissionalmente na operação dos equipamentos de carga, com indícios reconhecidos de disponibilidades operacionais e mecânica envolvendo parâmetros de segurança do equipamento e do operador.

                                  
No curso o aluno conhecerá o funcionamento, as capacidades e aplicação correta das máquinas. Conhecerá também suas características técnicas e funcionais. Durante as atividades os alunos participarão de aulas teóricas, aulas em simulador de imagem 3D e aulas práticas.
As inscrições e Outras informações com o coordenador da FPMP, Marcus Vinicius, pelo telefone 84 81416702  ou 84 98344273  ou pelo site
ESCRIÇÕES ABERTAS NA CASA DO EMPRESÁRIO AO LADO DO BANCO DO BRASIL NO CENTRO DE CAICÓ

EMPRESA RECONHECIDA EM TODO TERRITORIO NACIONAL.

Cipam e PRF apreendem canários da terra mantidos em cativeiro em Jardim de Piranhas/RN

                                  5785
Policiais militares da Companhia Ambiental em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizaram ação de combate a crimes ambientais na cidade de Jardim de Piranhas/RN. Em uma residência na manhã desta quinta-feira (14), foram apreendidas diversas gaiolas com canários da terra que eram mantidos em cativeiro.
Todo o material foi conduzido para a sede da Cipam em Caicó. Os técnicos do Ibama procederão com os procedimentos do flagrante descumprimento da legislação ambiental.
Fotos: Divulgação Cipam/PM/RN-Sidney Silva

Super Ofertas na Loja da Fábrica JGM ESQUADRIAS


Confiram nossos preços imbatíveis

Porta de frente 210x80-280 reais
Porta de quarto 210x80-260 reais
Porta de quarto 210x70-240 reais 

Porta de banheiro 210x60-220 reais

Toda loja em até 3x no cartão de crédito

Loja da fábrica fica localizada na avenida Rio Branco,

Esquina com o supermercado Lig zarb

Contato 9603 7111.

Dudu Costa

Casa do Empresário e prefeitura retomam discussão sobre distrito industrial de Caicó

             distrito
Uma reunião nessa quarta-feira (13) definiu a criação de uma comissão gestora para a instalação do Distrito Industrial de Caicó, formada por representantes do governo municipal e das entidades empresariais. “Essa comissão irá se reunir periodicamente para tratar da concretização do Distrito, com o objetivo de acelerar a organização do espaço destinado à instalação de indústrias”, observou Dênio Alves, presidente da ACISC – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó.
                                          https://www.facebook.com/alison.kele?fref=ts
O prefeito Roberto Germano contatou o profissional responsável pelo projeto topográfico do terreno. “Uma das prioridades é a legalização dos lotes”, explicou o prefeito. Outra definição da reunião foi buscar a assessoria técnica da FIERN para o projeto. Uma reunião com o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado também está sendo articulada.

Prefeitura de Caicó fará mutirão de limpeza no Rio Seridó e na Ilha de Sant’Ana

               ilha_de_santana
Com o tema “Rio da Minha Cidade”, a prefeitura de Caicó, através das secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, além de parceria com a Câmara Municipal, realizará no próximo domingo (24) uma campanha de limpeza das margens do rio Seridó que circunda a Ilha de Sant’Ana, trilha ecológica, Poço de Sant’Ana e área interna do complexo turístico.
                      
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Jorge Araújo, “a ação tem o objetivo principal da busca pela qualidade de vida ambiental, envolvimento da população e de entidades das diversas esferas para a melhoria do nosso patrimônio, palco de atividades físicas, eventos e atividades culturais”.

DEL ARTES ARTESANATO

Na del Artes você encontra tudo em lembranças, biscuit,


licores,


feltro,vidros decorados e produtos para batizados, 

formaturas, 

casamentos e festas em geral

A Del Artes está localizada na Av Seridó Centro de Caicó 

próximo

ao Café Itans

Telefone 84-99475300

Facebook Delmira Lucena

Médica defende que Saúde Materna seja ofertada pelo Hospital Regional do Seridó

Foto: Tribuna do Norte
Foto: Tribuna do Norte
Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta quarta-feira (13) a presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna do RN, médica Maria do Carmo demonstrou indignação pelo fato de não ter sido priorizada na audiência pública desta terça (12) na Câmara Municipal, a discussão do atendimento à Saúde Materna em Caicó. A médica demonstrou preocupação com a situação de caos em que se encontra a saúde oferecida as gestantes na Capital do Seridó.
Está levando a um problema sério, com crianças morrendo durante e pós o parto, e crianças sendo sequeladas. Nem sempre a mulher quando chega é atendida e acaba fazendo peregrinação nos hospitais. Isso é muito preocupante. Durante a vida da minha mãe, presenciei ela vir parir na Maternidade Mãe Quininha e voltava fazendo elogios ao atendimento, e hoje a mulher não tem mais prazer de fazer elogios durante o atendimento de seu parto”, explicou.
                           
Para resolver a situação, Dra. Maria do Carmo deu uma sugestão que seria instalar a oferta do atendimento materno-infantil nas dependências do Hospital Regional do Seridó, diante do impasse para ser instalada a UTI Neonatal no Hospital do Seridó. “O Ministério Público não admite o dinheiro público ser utilizado no privado, e eu concordo. Desde o ano de 2000 que existe UTI Neonatal a ser instalado, então diante desse impasse porque não instalar esse atendimento no Hospital Regional do Seridó, que é público?”, indagou a médica.
Via Marcos Dantas

Caicó vivencia Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

FAÇA BONITO MARCOS DANTASEm Caicó, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deste ano de 2015, homenageia o menino Vítor Manoel dos Santos, que foi violentado sexualmente e morto afogado, em 10 de setembro de 2009 em Caicó. Em março houve julgamento de um dos acusados, e este recebeu sentença de 41 anos em regime fechado. O outro, teve seu julgamento no último 12 de maio e teve sentença de 27 anos e 5 meses. Porém o advogado de defesa recorreu, e ele permanece em liberdade até que haja novo posicionamento da Justiça.
                        
Segundo informações da jornalista Anna Jailma, que integra a equipe do CREAS, a Campanha de Combate tem sua abertura oficial na noite de 14 de maio, às 19h, no Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde terá explanação da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Sibelly Varela; sobre o serviço prestado por esta instituição pública no município, e palestra ministrada pela Psicóloga Sandra Fernandes, com o tema “Violência Intrafamiliar”. Na ocasião a psicóloga irá expor índice dos casos de abuso e exploração sexual registrados em Caicó, no período de maio de 2014 à maio de 2015.
Na manhã do dia 18, Dia D da Campanha, acontece Panfletagem Lúdica no cruzamento da Av. Seridó e Coronel Martiniano – esquina do Mercado Público – homenageando o menino Vítor Manoel e alertando a população para a luta de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes. Nos dias 19 e 20, equipes formadas pelo CREAS, CRAS Zona Norte e CRAS Zona Oeste, realizam ação de combate e prevenção nas Unidades de Saúde dos bairros Barra Nova, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Boa Passagem e Centro. Dia 22 de maio, a partir das 7h30, acontece a Corrida de Enfrentamento Vítor Manoel dos Santos, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, com premiação para os participantes.

Ligações para celulares terão nono dígito a partir do fim do mês

                                         https://www.facebook.com/alison.kele?fref=ts
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no próximo dia 31 de maio, vai implantar o nono dígito nos celulares de todos municípios do Rio Grande do Norte. Atualmente, o estado possui 4,7 milhões de linhas telefônicas ativas. Agora, obrigatoriamente o número 9 será acrescentado à frente dos números atuais.

Acusado da morte de criança caicoense é condenado a 27 anos de prisão

O réu Milton da Silva Filho, acusado de participar da morte do menino Vitor Manoel da Silva, de 08 anos, em setembro de 2009, foi condenado a 27 anos e cinco meses de reclusão. O crime ocorreu às margens do Rio Seridó, em Caicó. Os advogados de defesa, Navde Rafael Varela e Sildilon Maia, vão interpor um recurso. Com isso, Milton fica em liberdade à disposição da Justiça.
                          https://www.facebook.com/inacioteixeira.inacinho
Segundo os defensores, o réu sofre de transtornos mentais, inclusive foram apresentados laudos atestando a insanidade. Além disso, foi defendida a negativa de autoria, já que Milton estaria no local do crime, mas não participou da morte. O autor material seria o primeiro réu julgado e condenado, Reginaldo Alves.

OPORTUNIDADE DE COMPRAR IMÓVEL EM CONDOMINIO DE CAICÓ


OPORTUNIDADE ! !: CASA EM CONDOMÍNIO FECHADO, COM A MELHOR LOCALIZAÇÃO DE CAICÓ, BAIRRO MAYNARD, SEGURANÇA E PRIVACIDADE PARA VOCÊ.

DESCRIÇĀO DO IMÓVEL:

°VAGA DE GARAGEM, ÁREA, SALA DE ESTAR, COZINHA, 2 DORMITÓRIOS SENDO 1 SUITE, ÁREA DE SERVIÇO, QUINTAL, VALOR RS 115.000.00. ACEITAMOS FINANCIAMENTO BANCÁRIO. CENTRAL DE VENDAS: (84) 9905-0393/ 9157-4343 - FRANCINALDO MEDEIROS -  CORRETOR DE IMÓVEIS - CRECI 5347/RN.
                              

Cientistas espanhóis removem a ‘imortalidade’ das células de câncer

                    
Cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas da Espanha (CNIO) conseguiram remover a “imortalidade” das células de câncer, em um avanço que representa uma possível nova abordagem no desenvolvimento de tratamentos contra a doença. Segundo eles, seu trabalho mostra pela primeira vez que os telômeros – estruturas encontradas no fim dos cromossomos que ajudam a proteger a integridade do DNA, como os plásticos adesivos na ponta de cadarços de sapatos – podem ser um alvo efetivo na luta contra o câncer. Ao bloquearem uma das proteínas responsáveis pela “reconstrução” dos telômeros nas células cancerosas, chamado TRF1, eles conseguiram grandes melhoras no estado de camundongos que sofriam com câncer no pulmão.
Ao se dividir, uma célula precisa duplicar seu material genético, o DNA, acondicionado nos cromossomos em seu núcleo. Mas, devido ao modo como o DNA é replicado, o fim de cada cromossomo não pode ser refeito completamente. Como resultado, os telômeros ficam mais curtos a cada divisão celular, e quando ficam curtos demais as células param de se dividir e eventualmente morrem.
Este fenômeno é conhecido há tempos pelos especialistas, assim como o fato dele normalmente não ser visto em células cancerosas, que parecem proliferar sem limites, constantemente se dividindo sem que seus telômeros fiquem mais curtos. Segundo os cientistas, por trás desta “imortalidade” das células cancerosas está a ação da enzima telomerase, que ajuda a reconstruir os telômeros quando as células se dividem. Em células saudáveis, a produção de telomerase é eventualmente interrompida após sua divisão, mas nas cancerosas ela continua, permitindo que seus telômeros sejam totalmente “consertados” e elas se dividam indefinidamente.
Diante disso, uma possível estratégia contra o câncer é inibir a ação da telomerase nas células dos tumores. E embora esta abordagem tenha sido testada anteriormente, os resultados não foram promissores, pois os telômeros das células cancerosas só ficaram mais curtos após várias divisões, ou seja, seu efeito não foi imediato. Assim, os cientistas espanhóis decidiram também ter como alvo os telômeros, mas com uma abordagem diferente.
Os telômeros são formados por centenas de repetições de uma mesma sequência de DNA unidas por um complexo de seis proteínas chamadas “shelterinas” (referência à palavra em inglês shelter, que significa “abrigo”, “proteção”). Então, no lugar de atacar diretamente a telomerase, os cientistas espanhóis resolveram bloquear a ação de apenas uma das shelterinas, a TRF1, e assim destruir os escudo de proteção dos telômeros das células cancerosas. Esta abordagem nunca tinha sido tentada anteriormente devido aos temores de efeitos tóxicos, já que as shelterinas estão presentes tanto nas células tumorais quanto nas saudáveis.
- É difícil encontrar drogas que interfiram na ação de proteínas que se ligam ao DNA e há a possibilidade de que drogas que tenham como alvo os escudos dos telômeros sejam muito tóxicas. Por estas razões, ninguém tinha explorado esta opção antes, embora ela faça muito sentido – diz Maria Blasco, líder do grupo de pesquisas sobre telômeros e telomerase do CNIO e principal autora de artigo sobre o estudo, publicado nesta quarta-feira no periódico científico “EMBO Molecular Medicine”.
Segundo os pesquisadores, porém, o bloqueio da TRF1 provocou apenas pequenos efeitos tóxicos enquanto impediu o crescimento de um tipo muito agressivo de câncer no pulmão dos camundongos.
- A remoção da TRF1 induziu uma aguda desagregação dos telômeros, que resultou na senescência (envelhecimento) e morte das células (cancerosas) – afirma Blasco. – Observamos que esta estratégia mata células cancerosas eficientemente e interrompe o crescimento dos tumores com efeitos tóxicos toleráveis.
No estudo, os cientistas espanhóis inibiram a ação da TRF1 tanto geneticamente, removendo o gene dos camundongos, quanto quimicamente, administrando compostos da coleção de drogas desenvolvidas e mantidas pelo Programa de Terapias Experimentais do CNIO. Estes compostos, incluindo o inibidor batizado como ETP-470037, podem servir como ponto de partida para a indústria farmacêutica desenvolver novos remédios contra o câncer, em especial para os tipos que atualmente não contam com nenhuma opção de tratamento.
- Demonstramos que é possível encontrar potenciais drogas capazes de inibir a TRF1 que têm efeitos terapêuticos quando administradas oralmente em camundongos – diz Blasco. – Agora estamos procurando parceiros na indústria farmacêutica para levar esta pesquisa a estágios mais avançados no desenvolvimento de remédios.
O Globo