Veículos utilizados no crime ganham finalidade social


Lei 11.343/06, chamada Lei de Drogas, trouxe um ganho muito prático para o poder público no combate ao tráfico de entorpecentes. Se antes da lei o destino comum dos veículos apreendidos com os traficantes era virar sucata nos pátios das unidades da polícia, à espera da instauração da ação penal, depois dela os órgãos e entidades que atuam na prevenção e na repressão ao tráfico podem utilizar esses bens ainda no curso do inquérito.
Carros de luxo, aeronaves e embarcações podem ser aproveitados pelas autoridades em favor da sociedade, desde que comprovado o interesse público ou social e desde que o juízo competente assim autorize, conforme preveem os artigos 61 e 62 da lei.
Pode causar estranheza perceber, por exemplo, que a Polícia Federal (PF) está utilizando o veículo de um particular para desenvolver suas atividades. Entretanto, essa foi a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já em 2008, proferida monocraticamente em inquérito pelo ministro Paulo Gallotti, hoje aposentado.
O inquérito cuidava da Operação Pasárgada, em que a PF apurava a prática de infrações penais cometidas por prefeitos, advogados, servidores públicos, magistrados e outras pessoas que pretendiam obter vantagem econômica com o desbloqueio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios.
O Ministério Público Federal (MPF) queria que o ministro reconsiderasse a decisão que indeferiu a utilização dos veículos e aeronaves apreendidos pela PF e determinou sua restituição aos proprietários em razão da dificuldade de mantê-los nos pátios da polícia.
Benefício da sociedade
O MPF afirmou que “se os veículos (aí incluídas as aeronaves), por sua própria natureza, deterioram-se com ou sem uso, nada mais razoável que continuem à disposição da Justiça e, como tal, sejam utilizados em finalidades sociais do estado, como a repressão à criminalidade, controle de incêndios e salvamento de vidas”.
Gallotti reconsiderou sua primeira decisão e deferiu o emprego dos carros e aeronaves pela Polícia Federal, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e pelo Instituto Estadual de Florestas, visto que seriam empregados em atividades “voltadas à segurança pública, defesa social, monitoramento ambiental e transporte de órgãos”. Ressaltou ainda que o uso dos veículos em tais atividades evitaria sua deterioração pela falta de uso, “como é próprio em equipamentos dessa natureza”.

Bob Esponja é preso pela ROCAM após arrombamento de veículo em Caicó

IMG-20150615-WA0192Anderson Emiliano dos Santos, o Bob Esponja, foi preso nessa manhã de segunda feita 15, em Caicó, após arrombamento de veículo.
Os policiais da equipe ROCAM receberam a denúncia de uma vítima de roubo, empreenderam diligências e prenderam o acusado.
O investigado estava atuando em um estacionamento privado de uma distribuidora de alimentos no bairro Samanaú, zona norte de Caicó.
Jair Sampaio
                                    

Piora estado de saúde de delegado baleado no Sertão; suspeitos seguem foragidos

                              Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa
                Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa
Piorou o estado de saúde do delegado Leonardo Machado da Costa Souza, de 37 anos, baleado na manhã de sábado (13) em Uiraúna (Sertão do estado, a 477 km de João Pessoa). A informação foi confirmada pelo Hospital de Emergência e Trauma da Capital, para onde o delegado foi transferido. De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira (15), o estado de saúde do delegado é gravíssimo.
Leonardo Machado da Costa Souza foi atingido por três tiros. Dois homens em uma motocicleta praticaram o crime. A polícia afirma já ter identificado o suposto autor dos disparos, mas tanto ele quanto o cúmplice permanecem foragidos.
Segundo o Portal Correio, após ser baleada, a vítima foi socorrido para o Hospital Regional de Cajazeiras, onde passou por procedimentos de emergência. No fim da tarde do sábado, o delegado foi transferido para João Pessoa. Conforme boletim divulgado nesse domingo (14) pela unidade de saúde, o delegado foi submetido a uma neurocirurgia e seu estado de saúde era considerado grave.
Às 6h desta segunda-feira, o Hospital de Trauma confirmou o agravamento no quadro clínico do delegado.

Prazo para extintor ABC será prorrogado pela 3ª vez

extintor-abc-310x245O Ministério das Cidades anunciou que o prazo para a obrigatoriedade do extintor veicular do tipo ABC será prorrogado pela 3ª vez. A data prevista de início para a validade da lei era 1º de julho, mas o ministério enviou pedido de adiamento ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nova resolução será publicada para a extensão do prazo. A partir dessa publicação, a nova data para a exigência será definida.
                                     

Mulher tira a roupa e dança seminua em vaquejada no RN.

 Fato aconteceu nesta segunda-feira (15) em Caicó.
 Mulher caiu de moto ao sair da festa e foi socorrida pelo Corpo  de Bombeiros.


Mulher dançou seminua (Foto: Divulgação/G1) (Foto: Foto: Divulgação/G1)Mulher dançou seminua (Foto: Divulgação/G1
Uma mulher ficou seminua durante uma festa de vaquejada no município de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) já no final da festa.
As imagens foram enviadas ao G1 por uma pessoa que pediu para não ser identificada.
De acordo com informações de populares, a mulher estava embriagada, tirou a roupa, ficou só de calcinha e começou a dançar.
Ao sair da festa de carona em uma motocicleta, a mulher acabou caindo e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros informou que a mulher foi levada para o hospital da cidade com ferimentos leves.
G1/RN
                                                  

Reformado no governo anterior, Aeródromo de Caicó está abandonado


Parece não ter jeito da cidade de Caicó ter um aeródromo que funcione. O Rui Mariz, depois de ser reformado e ganhar algumas melhorias como hangar estruturado e iluminação para voos noturnos encontram-se do mesmo jeito: ou seja, abandonado.
Informações dão conta que o abandono tem provocado a destruição da estrutura de iluminação, por causa dos vândalos. Até hoje o Governo do Estado não nomeou nenhum administrador, e o espaço continua ao “deus dará”.
                                
IMG_0631-vert

RN teve 590 carros e 530 motos roubados ou furtados nos últimos três meses. 55% foram recuperados


Reportagem do Portal BO
Uma das maiores preocupação do cidadão potiguar, na atualidade, é com a insegurança. E, dentro dessa área, a modalidade criminosa que mais preocupa talvez seja o roubou ou furto de veículos. E não é por acaso. Para se ter uma ideia, somente nos últimos três meses, o Rio Grande do Norte teve um total de 1.120 veículos roubados ou furtados, sendo 590 carros e 530 motocicletas.
Os dados, que representam uma média de aproximadamente 12 veículos por dia, são da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos e Cargas. Ainda de acordo com as estatísticas da Deprov, desse montante de veículos roubados em março, abril e maio, 613 foram recuperados.
As cidades com maior incidência de furto e roubos de veículos nesse período foram: Natal (572), Parnamirim (235), Macaíba (46), São Gonçalo do Amarante (32), Extremoz (18), São José de Mipibu (16) e Ceará-Mirim (12).
Na capital potiguar, alguns bairros se destacam pela frequência de ocorrências. Em três meses, por exemplo, o bairro de Lagoa Nova teve 61 veículos roubados ou furtados. O bairro de Cidade Satélite contabilizou 40 casos, enquanto. Candelária, por sua vez, teve 32 ocorrências registradas.


Blog do BG: 


Responsável por turnê de J. Neto dá versão sobre cancelamento do show em Caicó


O jornalista Carlos Skarlack, responsável pela turnê do cantor evangélico J. Neto no Rio Grande do Norte dá sua versão aos motivos que levou o cantor, a cancelar a apresentação que faria neste sábado (13), na Igreja Batista Missionária em Caicó. O Blog do Marcos Dantas que já ouviu a versão da Igreja local, abre espaço para o outro lado da história:
O cantor J. Neto deveria ter louvado a Deus, neste sábado, 13, na Igreja Batista Missionária, em Caicó-RN, às 19h30. E, às 18h20, eu, o próprio J. Neto e o seu manager, irmão Flávio, chegamos em Caicó. Inclusive, tomamos café em uma padaria que fica localizada próximo da agência da Caixa Econômica (CEF). Enquanto J. Neto e Flávio tomavam café na padaria, fui ao encontro do pastor Erinaldo, para acertar detalhes como horário do início da apresentação de J. Neto, na Igreja Batista Missionária. É que de Caicó, depois do culto, J. Neto e equipe voltaria para Mossoró para em seguida, se deslocar até Fortaleza (CE) onde tinha compromisso agendado para às 9h deste domingo, 14.
Ficou acertado para que J. Neto iniciasse sua apresentação às 19h30, e, às 19h05, o cantor, eu e Flávio, conduzidos pelo pastor, fomos levados até a igreja Batista Missionária. Ao chegarmos ao local do evento, constatamos que o palco e cadeiras tinham sido instalados ao lado da pista de rolamento, sem que a avenida tivesse sido interditada. Então, eu alertei ao pastor que ele poderia provocar um acidente com a forma como a estrutura fora montada para o culto. Em seguida, entrei no carro e pedi para J. Neto fazer o retorno como forma de sair das proximidades da avenida.
Então, dois minutos depois, quando J. Neto, que estava dirigindo o carro, ao fazer o retorno, constamos que havia ocorrido um acidente. Desci do carro e avisei ao pastor que não havia mais clima para a realização do evento, até em respeito ao senhor que fora atropelado ao lado da estrutura do culto.
Outrossim: o cantor J. Neto se apresentaria em Caicó, por 50% do cachê que recebeu nas igrejas em Mossoró. Além disso, as despesas com hospedagem, transporte e alimentação, que em Mossoró também foram bancadas pelas igrejas, foram assumidas por mim, como forma de contribuir com a obra de Deus. Ao final, J. Neto não recebeu nenhum centavo, não vendeu nenhum CD e eu banquei todas as demais despesas, pois não sou promotor de eventos e, sim, evangelista compromissado com a obra de Deus.
Lamento que tenha que prestar estes esclarecimentos públicos, provocado pelo pastor Erinaldo, já que o próprio pastor que deveria ter cuidado da recepção aos convidados, com a montagem de estrutura em uma local adequado, também não tenha cancelado o culto e ainda venha para a internet tentar denegrir a imagem de homens de Deus que foram até Caicó para anunciar que Só Cristo Salva.
Marcos Dantas

Prédios de escolas fechadas em Caicó deverão ser usados pelo município

A secretária municipal de Educação de Caicó, Maria do Socorro Mariz, visitou a secretaria estadual de Educação, a fim de obter informações sobre o processo de cessão de dois prédios do Estado, atualmente sem funcionamento, e que servirão para abrigar duas escolas do município.
Os prédios em questão funcionavam a Escola Estadual Manoel Fernandes Jorge, na Barra Nova, e Escola Estadual Professora Iracema Bezerra Trindade localizada, no João XXIII, ambas na zona oeste de Caicó. A intensão é utilizar os espaços para creche e uma escola de nível fundamental.