quarta-feira, 14 de outubro de 2015


Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar criança de 5 anos no Estado da Paraiba

A mãe e o padrasto da criança de 5 anos encontrada morta na cidade de Sumé, no Cariri paraibano, foram presos na noite da terça-feira (13), suspeitos de terem participado do assasinato.
Além dos parentes da criança, dois homens também foram detidos pela polícia pela suspeita de homicídio. De acordo com a Polícia Civil, uma das linhas da investigação é que o menino tenha sido morto durante um ritual de magia negra.
O corpo da criança foi encontrado na manhã desta terça-feira (13), com lesões na cabeça, com o corpo aberto do pescoço até a altura da virilha e com o pênis decepado. Ele estava desaparecido desde o domingo (11). O corpo da criança foi sepultado na noite da terça-feira, na cidade de Sumé.
Segundo o agente de investigação que trabalha no caso, Sérgio Amaral, a polícia chegou aos quatro suspeitos unindo os depoimentos e com as provas obtidas com a perícia.
“Durante todo o dia foi feito o trabalho pericial onde o menino foi achado e na casa onde ele residia. Testemunhas ajudaram a polícia contando o que vinha acontecendo desde o domingo”, explicou.
Ainda de acordo com Sérgio Amaral, a mãe e o padrasto já eram suspeitos desde de quando prestaram queixa do desaparecimento da criança. Um homem que foi preso é vizinho da família e, segundo testemunhas, tinha um histórico de brigas e ameaças com a mãe a criança.
O outro preso é um homem que tem problemas mentais. Conforme investigações da Polícia Civil, ele foi o último a ser visto com a criança no dia do desaparecimento e quando o corpo foi encontrado este homem era o único que estava ao lado do corpo.
Sérgio Amaral diz que a investigação continua por se tratar de um caso bárbaro. “Por causa forma como o menino foi morto e como foi encontrado, nós precisamos aprofundar mais a investigação”, disse.
Para a polícia, o crime pode ter sido praticado na segunda-feira (12), dia das crianças, por se tratar de uma data simbólica. A perícia constatou que o tórax da vítima foi aberto quando ele ainda estava vivo.
Todos os quatro presos estão detidos na Central de Polícia da cidade de Monteiro por questões de segurança. A polícia informou que os quatro negaram participação no crime. 

Agentes e Policiais Militares encontram drogas e outros objetos ilícitos no Pereirão

Em nova revista realizada nas dependências da Penitenciária Estadual do Seridó, O Peteirão, Agentes e PMs encontraram vasto material ilícito, entre os quais, boa quantidade de drogas.

A revista dessa tarde foi realizada no Pavilhão “C”, e o intuito era encontrar um possível túnel que poderá está sendo escavado naquelas dependências. Na manhã de ontem (13) a revista foi realizada em outro Pavilhão e até o momento nem sinais do túnel.

A polícia investiga a falta de energia no bairro Semanaú nessa madrugada (14), segundo denúncias, dois jovens foram vistos jogando uma barra de ferro na rede elétrica que passa por sobre o bairro, contudo a segurança do Peteirão cercou o prédio para evitar fugas.

Comandante do Exército vê risco de crise social no País

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse ver risco de a atual crise virar uma “crise social” que afetaria a estabilidade do país, o que, segundo ele, diria respeito às Forças Armadas. “Estamos vivendo situação extremamente difícil, crítica, uma crise de natureza política, econômica, ética muito séria e com preocupação que, se ela prosseguir, poderá se transformar numa crise social com efeitos negativos sobre a estabilidade”, afirmou.
O militar prosseguiu: “E aí, nesse contexto, nós nos preocupamos porque passa a nos dizer respeito diretamente”. Villas Bôas deu as declarações em inédita videoconferência na sexta (9) para 2.000 oficiais temporários da reserva, os R2, que se prepararam durante o serviço militar, mas não seguiram carreira.
A conversa, com transmissão para oito comandos pelo país e cujos trechos circulam na internet, foi aberta a perguntas e teve a presença, por exemplo, do ex-governador Roberto Magalhães (DEM-PE), saudado pelo general. O militar, que foi escolhido para o comando do Exército pela presidente Dilma Rousseff no início deste ano e já afastou intervenção militar em outras declarações, disse não ver uma crise institucional e que as instituições funcionam, dando como exemplo a reprovação das contas da petista pelo Tribunal de Contas da União.
“Dispensa a sociedade de ser tutelada. Não são necessários atalhos nos caminhos para chegar ao bom termo”. Questionado pela Folha sobre o significado de eventual crise social dizer respeito ao Exército, a instituição citou artigo da Constituição que afirma que as Forças Armadas “destinam-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”, sob autoridade presidencial.

Horário de verão começa domingo

No próximo sábado (18), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

ANA embarga captações irregulares de água no Rio Piranhas

Durante campanha de fiscalização na última semana, especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) lacraram as bombas de três usuários de água do rio Piranhas, que estavam captando para irrigação em desacordo com a Resolução Conjunta nº 640/2015, assinada pela ANA, pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) para preservar os estoques de água nos açudes da região para abastecimento. A medida está em vigor desde o início de julho.
Os três usuários tiveram as bombas lacradas imediatamente por terem sido flagrados captando água para irrigação em descumprimento à Resolução Conjunta nº 640/2015, que proíbe desde 1º de julho a captação de água para irrigação e aquicultura nos rios Piancó e Piranhas a partir da barragem Corema até o reservatório Armando Ribeiro Gonçalves. A medida busca garantir água para o consumo humano e animal na região, considerados usos prioritários em situação de escassez, conforme definido pela Lei nº 9433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Diretor do Presídio de Caicó entrega pedido de exoneração

O agente penitenciário Alex Alexandre Dantas entregou na manhã desta quarta-feira (14) na Coordenação de Administração Penitenciária – COAP, endereçado à Secretaria de Justiça e Cidadania – SEJUC, o pedido de exoneração da direção da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega (O Pereirão) em Caicó.
Alex Dantas disse que os motivos são de ordem particular e problemas de saúde na família. “Nós temos que cuidar de questões de saúde na família e na direção da penitenciária, realmente, eu não teria o tempo que preciso para focar nisso e ainda tem outras questões de ordem particular“, disse.
A perspectiva agora, é que o atual vice-diretor da unidade, Edinaldo Teodósio da Silva, (Agente Penitenciário) assuma o cargo que já ocupa interinamente, por causa das férias de Alex. O agente penitenciário, Alex Dantas, passou 1 ano e 5 meses à frente do presídio de Caicó. Ele assumiu dois dias depois de a Unidade receber 80 presos oriundos de Natal. A tal medida foi tomada por causa da Copa do Mundo de 2014.

Sidney Silva