sexta-feira, 23 de outubro de 2015


Presídio do RN tem celas depredadas e colchões queimados em rebelião

G1/RN – A Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, teve celas depredadas e colchões queimados durante uma rebelião registrada entre a tarde e a noite desta sexta-feira (23). As informações foram repassadas pelo subtenente João Maria Nóbrega, oficial do Corpo de Bombeiros que esteve no local para conter as chamas dentro do da unidade prisional.
O Grupo de Operações Especiais (GOE) do sistema prisional e a Polícia Militar foram acionados para conter a rebelião. Do lado de fora era possível ver fumaça saindo do pavilhão 2 da penitenciária. A situação foi controlada no início da noite.
A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que houve um “desentendimento” dentro da unidade prisional, mas não deu detalhes sobre o motivo da rebelião. A rebelião aconteceu no mesmo dia em que tomou posse o novo secretário de Justiça e Cidadania, Cristiano Feitosa. Ao G1, o novo titular da pasta informou que quer retomar o controle do sistema prisional.

RN: Mais de 3 milhões de viajantes se deslocaram de avião

O potencial do Brasil para criar novas rotas aéreas é uma das principais conclusões de um estudo divulgado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). De acordo com a pesquisa O Brasil que Voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, foram mapeadas 252 cidades brasileiras com demanda para ocupar entre 50% e 85% dos assentos das aeronaves. De acordo com o levantamento, 3,19 milhões de viajantes se deslocaram no estado do Rio Grande do Norte por vias aéreas no ano passado.
Aumentar o fluxo aéreo é um impulso que pode transformar o turismo brasileiro. Afinal, mais da metade dos viajantes (51,8%) que se desloca pelo país atualmente em busca de destinos turísticos o fazem de avião, de acordo com o Ministério do Turismo. No estudo da SAC foram entrevistados 150 mil passageiros em 65 aeroportos durante o ano passado, que movimentam 98% do tráfego aéreo brasileiro.
Um dos fatores que têm contribuído para ampliar a competitividade do Rio Grande do Norte é o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destacou a importância do aeroporto para o estado. “Temos um dos aeroportos mais moderno do Brasil, com uma pista que nenhum outro aeroporto tem para receber os aviões de grande porte. Desde que foi inaugurado, o estado já entrou na disputa para receber o centro de conexões internacionais da companhia aérea TAM e está confirmado como o local para instalação da Central de Distribuição Internacional dos Correios”.

Segundo Assalto em menos de 30 minutos na noite de hoje (23) na Cidade de Caicó

Por volta das 18:55 min uma senhora foi vítima de um assalto a mão armada nas proximidades da Catedral de Sant'Ana no Centro de Caicó.

Dois homens em uma motocicleta modelo Yamaha de cor vermelha levaram uma bolsa e alguns pertences da vítima.

A polícia acredita que a dupla seja a mesma que praticou uma ação criminosa por volta das 18:30 horas de hoje (23), próximo à Clinica Santa Clara zona oeste de Caicó.

Assalto a mão armada na zona leste de Caicó

Por Volta das 18:30 min da noite de hoje (23) a Polícia Militar registrou um assalto a mão armada nas proximidades da Clínica Santa Clara no Bairro Penedo Zona Leste de Caicó.

Dois Homens em uma motocicleta armados de arma de fogo abordaram uma aluna da UFRN e anunciaram o assalto  levando um aparelho celular, dinheiro e uma bolsa da vítima.

Os acusados fugiram em direção a UFRN.

Enem: alunos devem ficar atentos a horários de abertura e fechamento de portões

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em todo o país amanhã (24) e domingo (25). Os participantes precisam estar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões de acesso para não perder o exame. Segundo o edital, em todos os estados os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Após o fechamento, fica proibida a entrada de estudantes que chegarem atrasados. O início das provas será às 13h30, no horário da capital federal.
Como o horário oficial é o de Brasília, é preciso ficar atento a dois pontos importantes. No último dia 18 de outubro, o Distrito Federal e mais dez estados passaram a adotar o horário de verão e os relógios foram adiantados em uma hora. Além dessa mudança, o Brasil tem diferentes fusos horários. Por causa desses dois fatores, em algumas localidades a hora local é diferente do horário de Brasília. Por isso, os candidatos devem ter atenção e precisam saber exatamente a correspondência entre o horário local nas cidades onde farão as provas e o horário oficial da capital federal.
É o caso, por exemplo de quem fará o exame no Amapá ou no Maranhão onde, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abertura dos portões ocorrerá às 11h e o fechamento, às 12h, no horário local. O exame começa a ser aplicado às 12h30.
Roraima é outro exemplo, mas lá a diferença é maior e por isso os estudantes devem estar no local de prova às 10h. A partir das 11h, no horário local, não será permitida a entrada de nenhum participante. As provas serão iniciadas às 11h30, também no horário local. Para quem vai fazer a prova no Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, sendo que os participantes iniciam o exame às 10h30.
Os horários de abertura e fechamento dos portões valem para todos os candidatos, inclusive para os sabatistas (pessoas que guardam o sábado por convicção religiosa). Eles devem chegar aos locais de prova junto com os demais participantes. No primeiro dia, só farão a prova após o pôr do sol, às 19h, no horário oficial da capital. A exceção está nos estados do Acre, Amazonas, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia que vão iniciar as provas do primeiro dia às 19h, no horário local, segundo o edital do Enem.
Amanhã, os inscritos terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, que terão a duração de cinco horas e 30 minutos.

Agência Brasil-Blog do BG:

Com Gasolina cara, empresas miram GNV

A disparada dos preços da gasolina está despertando novamente o interesse pelo gás natural veicular (GNV), especialmente por parte de empresas, interessadas em reduzir o custo de rodagem de suas frotas.
Em São Paulo, a Comgás acertou com a Algar Telecom a conversão de 25 carros. A empresa fez testes que apontaram uma economia, de 40% em média, no custo do combustível por quilômetro rodado, na comparação com o etanol e a gasolina.
A distribuidora de gás paulista está em negociação para a conversão de frotas de mais três companhias para o GNV: uma gigante do setor de bebidas, uma concessionária de rodovias e uma multinacional de alimentos.
RN
No RN, a Potigás voltou a explorar o Gás Natural em campanhas publicitárias e fazendo comparativos que hoje é mais barata abastecer com GNV.

As projeções para as chuvas em 2016 no seminário Nordestino não são animadoras

A provável consolidação do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial que dificulta a formação de nuvens, deve resultar em mais um ano de precipitações “abaixo do normal”.

A projeção é da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), instituição que norteia as discussões sobre clima no Nordeste. Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Martins, “as projeções indicam uma probabilidade de cerca de 85% de que a condição e El Niño permaneça até o fim deste ano e início do próximo ano.”

Portal G1