sexta-feira, 20 de novembro de 2015


Túnel é descoberto durante operação em penitenciária da Grande Natal

G1/RN – Uma operação do Grupo de Escolta Penal (GEP) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (Gepoc) descobriu um túnel na tarde desta sexta-feira (20) na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal. A descoberta foi possível depois de uma denúncia anônima. A entrada na penitenciária aconteceu por volta das 16h no pavilhão 2 da unidade prisional. Uma revista foi realizada nas celas enquanto os presos foram colocados no pátio. Além do túnel, o GEP e Gepoc apreenderam facas artesanais e aparelhos celulares.
Nesta quinta-feira (19), agentes penitenciários, homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque) encontraram mais dois túneis nos pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior complexo prisional do Rio Grande do Norte, localizada na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. De acordo com o vice-diretor da unidade, Cleidson Câmara, um dos túneis estava em estágio avançado de escavação.

URGENTE : PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM LOJA NO CENTRO DE CAICÓ

Princípio de incêndio  nesse nomento no segundo andar da Lojas Ribamar na Av. serido no Centro de Caicó.

Segundo Informações, Um curto circuito em um dos ventiladores da loja teria provocado o princípio de incêndio.

Equipes dos Bombeiros chegaram rápido no local e conseguiram controlar o fogo.

Transposição do São Francisco será concluída até 2017

O projeto de integração do Rio São Francisco está com 81% de execução física. Os dados são de outubro deste ano e foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Integração.

“Já foram entregues as primeiras estações de bombeamento de cada eixo e está prevista para este ano a entrega da segunda estação do Eixo Leste”, explica o secretario de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), Osvaldo Garcia. A expectativa do Ministério é concluir a obra no início de 2017.

Atualmente, 10,1 mil profissionais trabalham ao longo dos 477 quilômetros de extensão das obras, que beneficiará mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

El Niño ganha força e será um dos três piores da história, afirma ONU

O fenômeno El Niño, o superaquecimento das águas de superfície do Pacífico, deve se fortalecer ainda mais antes do fim do ano e se tornar um dos mais intensos já registrados, afirma a OMM (Organização Meteorológica Mundial).
Por ser conectado ao clima global -- associado a secas, tempestades e inundações em outros lugares -- essa anomalia causa preocupação. O atual El Niño já é o mais forte registrado nos últimos 15 anos, e segundo os meteorologistas já está "forte e maduro" em novembro.
O El Niño é causado por uma desaceleração dos ventos alísios, que sopram na direção oeste perto do equador. Na falta de algo que transporte o calor na direção do Índico, as águas do Pacífico ficam cozinhando ao sol, sem se moverem muito, e acabam mais quentes.
Desta vez, a média de temperatura ao longo de três meses já está 2°C acima do normal. Isso põe o El Niño atual já no mesmo patamar que os de 1972/73, de 1982/83 e de 1997/98
“Agora achamos que ele realmente vai ser um dos três mais fortes já registrados, senão um dos dois mais fortes, mas ainda não sabemos”, disse ontem Michel Jarraud, secretário-geral da OMM, que é um braço da ONU (Organização das Nações Unidas).
Território desconhecido
Segundo a entidade, o mundo está mais bem preparado para enfrentar esse El Niño do que em anos anteriores, e os países mais afetados já estão se antecipando a possíveis impactos na agricultura, nos recursos pesqueiros, na água e na saúde. Planos de gerenciamento de desastres estão sendo renovados.
"Apesar disso, o evento atual está ocorrendo em território desconhecido", afirmou Jarraud. "Nosso planeta se alterou drasticamente por causa da mudança climática, a tendência geral a oceanos mais quentes, a perda de gelo marinho ártico e mais de 1 milhão de km² de cobertura de neve de verão no hemisfério norte."
"Esse El Niño, que é um fenômeno natural, e a mudança climática, alimentada por humanos, vão interagir e modificar um ao outro de maneiras que nunca experimentamos", afirmou. "Mesmo antes do início do El Niño, temperaturas médias de superfície na Terra já estavam batendo recordes. O El Niño está elevando o calor ainda mais."
Previsão do tempo
Ondas de calor serão mais quentes e mais frequentes e mais lugares ficarão sob risco de inundação, disse Jarraud, enquanto as tempestades mais severas -- como furacões de categorias 4 e 5 -- poderão ocorrer com mais frequência.
Além disso, o aumento do nível do mar significa que tsunamis e ressacas terão mais alcance e infligir mais dano quando atingirem a terra, afirmou Jarraud.
As condições do El Niño em geral atingem força máxima entre outubro e janeiro e persistem pela maior parte do primeiro trimestre do ano, mas neste ano pode ser diferente.
"Antecipamos que o El Niño terá pico dentro dos próximos meses e, progressivamente -- quando entrarmos em maio, junho e julho, quando entrarmos n segundo trimestre --, entrará em condições mais neutras" afirmou Jarraud.

G1 / PLANTÃO CAICÓ

Inflação e desemprego atingem níveis recordes no Brasil

A prévia da inflação oficial brasileira e a taxa de desemprego voltaram a atingir níveis recordes, desenhando um cenário complicado para a economia brasileira no próximo ano, embora as medidas de ajuste fiscal estejam no caminho certo para pavimentar um cenário de recuperação, acreditam economistas.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acelerou a alta a 0,85 por cento em novembro, e no acumulado em 12 meses chegou a dois dígitos, a 10,28 por cento, nível mais alto em 12 anos, o que destaca a dificuldade do Banco Central de conter a alta dos preços mesmo com a economia em recessão.

O nível elevado de inflação vem se mantendo mesmo com a franca deterioração do emprego no país. Em outubro, a taxa de desemprego subiu a 7,9 por cento, maior nível para o mês em oito anos, e a renda do trabalhador recuou.

O aumento do desemprego se deu tanto pela maior procura de emprego como pelo fechamento de vagas.

A deterioração das contas públicas tem sido apontada como um dos principais fatores para manutenção da inflação em níveis elevados, apesar do aperto monetário promovido pelo Banco Central.

Mais impostos para o povo Brasileiro

A presidente Dilma Rousseff avisou sua equipe econômica que vai atuar pessoalmente para tentar aprovar a nova CPMF até julho no Congresso e que, até lá, propostas como o aumento da Cide (tributo cobrado sobre a venda de combustíveis) não têm seu aval como alternativa para salvar as contas públicas. Segundo a Folha de São Paulo, a presidente tem feito reuniões específicas sobre o tema e recebeu relatos, inclusive do vice-presidente Michel Temer, sobre a melhora do cenário para recriar o imposto.

Corintians é campeão Brasileiro 2015 e pode atingir alguns recordes

Com um gol de Vagner Love já aos 36min do segundo tempo, o Corinthians arrancou o empate por 1 a 1 com o Vasco e conquistou o título do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira (19), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada da competição nacional.
Com a derrota do Atlético-MG para o São Paulo, a equipe do técnico Tite comemorou o título brasileiro deste ano pois não poderá ser mais alcançado na tabela pelo vice-líder. São 12 pontos de diferença restando apenas nove em disputa.
Este é o sexto título do Corinthians da principal competição do país. Antes, já havia conquistado em 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011.
Com a conquista do hexacampeonato, o Corinthians igualou o Santos e se tornou o 2º maior campeão nacional da história do futebol brasileiro.
RECORDES
Com o título conquistado nesta quinta-feira (19), o Corinthians pode usar as três últimas rodadas para quebrar uma marca do Cruzeiro e ser o melhor time do Campeonato Brasileiro desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 clubes.
Com o resultado do duelo contra o Vasco, o time alvinegro chegou a 77 pontos. Com 80 pontos, o Cruzeiro de 2014 é o recordista até agora.
A equipe comanda por Tite ainda enfrentará o São Paulo (em casa), Sport (fora de casa) e o Avaí (em casa).
Outro recorde que poderá ser alcançado é o de aproveitamento de pontos. Hoje, o Corinthians tem 73,3%, maior que o do Cruzeiro ao final da campanha do título de 2003, quando atingiu 72,5% -recorde do torneio.
O Itaquerão, em seu segundo Brasileiro, pode ajudar o time a cravar outra marca histórica:
O Corinthians ganhou 90,2% dos pontos em casa (incluindo uma partida em Araraquara), enquanto o recorde do Brasileiro é de 82%, alcançado por seis times desde 2003.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3s1JRvR00