Boato sobre mudança no Bolsa Família causa tumulto em agências da Caixa na PB

09:06:00

Um boato sobre reajustes nos valores do Bolsa Família levou milhares de famílias para as agências da Caixa Econômica Federal na Paraíba. Em João Pessoa, a agência da Caixa no Centro ficou intransitável e as pessoas realizaram um protesto no local. Cerca de 500 mil famílias recebem o benefício do governo federal no estado.

As pessoas relataram que o comunicado teria sido feito pelo Portal da Transferência, onde teria os valores que as famílias iriam receber. “Olha aqui, eu vou receber R$ 2.190, mas quando eu cheguei aqui não tinha nenhum valor. Como isso pode acontecer?”, disse uma beneficiada do programa.

A assessoria de imprensa da Caixa na Paraíba disse ao Portal Correio que não houve alteração do calendário de pagamentos nem de valores do Bolsa Família. Os valores que constam no Portal da Transferência são a soma do que as pessoas receberão até o término do contrato. Segundo a Caixa, há casos que o valor descrito no Portal corresponde a todo o benefício que a pessoa recebeu até o momento.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) negou qualquer reajuste nos valores.

Em nota, o Portal da Transparência disse que apresenta as transferências de recursos federais diretamente repassados a cidadãos, referentes ao pagamento do Bolsa Família, realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), por meio da Caixa Econômica Federal. Essa consulta do Portal da Transparência não mostra recursos a receber. “O Portal apresenta a lista beneficiários com o total recebido em 2016 até o mês anterior porque o prazo de atualização das informações é o 10º dia do mês subsequente”, afirma a nota.

Segundo a nota, como estamos no início do mês de novembro, a última informação da lista de beneficiários, por município, é referente ao mês de setembro de 2016.

“Os dados apresentados no Portal não são produzidos pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). Recebemos extrações das bases de dados de diversos sistemas do governo federal, sob responsabilidade de outros órgãos, centralizando apenas a publicação das informações de modo a atender a Lei de Acesso à Informação – Lei 12.527/2011 – e a LC 131/2009. É importante destacar que o Ministério da Transparência não é responsável pela gestão de informações sobre as políticas públicas divulgadas no Portal”, diz a nota.

Leia Também...

0 comentários