Bom exemplo : Paraíba reduz número de homicídios e secretário anuncia prêmio para policiais

apresentados nessa quarta-feira (13) pelo Governo do Estado apontam um redução no índice de criminalidade pelo quarto ano consecutivo. De acordo com o levantamento nos últimos quatro anos (2011/2015), a queda nas ocorrência de Crimes Violentos Letais (CVLI) que compreende homicídios dolosos ou qualquer ou que resulte em morte, foi 19,59%, o que representa uma diminuição de 15% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes ou 178 mortes a menos.

Segundo os números apresentados pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Segurança Pública entre 2011 e 2012 a redução foi de 8,21%. Houve diminuição nos quatro anos seguintes. No ano passado, por exemplo, a secretaria contabilizou 1.502 crimes de morte em toda a Paraíba.
O secretário Cláudio Lima disse que a intenção para 2016 é reduzir ainda mais a criminalidade na Paraíba.

“Os resultado fazem parte de um planejamento que integra os órgãos operativos da Segurança e o sistema de Justiça Criminal. Ele lembrou da criação do programa ‘Paraíba Unida pela Paz, em 2011, e que suas ações devem ser aplicada neste ano com a contribuição mais efetiva do TJ, Ministério Público do Estado, do MPF, PF e PRF.

Nos últimos quatro anos, segundo o secretário, também houve a apreensão de 14.5287 armas de fogo, 11 toneladas de maconha, cocaína e crack. No ano passado, foram apreendidas, em média, 10,6 armas por dia, além da retirada do ‘mercado’ de 3,8 toneladas de drogas.
Cláudio Lima ainda anunciou o pagamento do Prêmio Paraíba Unida pela Paz para 7.900 policiais e bombeiros. O prêmio confere pagamento em dinheiros ao efetivo da regiões que registraram queda na redução de crimes violentos letais. Foram disponibilizados R$ 7 milhões de reais para o pagamento dos servidores dos órgãos operativos de segurança. Das 20 Áreas Integradas de Segurança Pública houve redução da CVLI em 11.

O coronel Euler Chaves, comandante da Polícia Militar, destacou em entrevista, a queda nos números da criminalidade na Paraíba nos últimos quatro anos consecutivos e aposta em uma redução mais acentuada em 2016. “Todos os nossos esforços objetivam a diminuição no número de crimes violentos e na preservação da vida”, enfatizou.

No final da tarde, o governador Ricardo Coutinho está reunido com todo o staff da segurança estadual. A pauta do encontro que acontece no Palácio da Redenção é sobre o monitoramento da segurança.
Click PB

Blog do BG:

Cearense de 131 anos que vive no Acre pode ser o homem mais velho do Mundo


O homem mais velho do mundo reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes, é Yasutaro Koide, de 112 anos. Mas o posto do japonês pode estar com os dias contados. Do outro lado do mundo, mais especificamente na região norte do Brasil, vive o ex-seringueiro José Coelho de Souza, que teria 131 anos.
O cearense, natural de Meruoca, mora atualmente no Acre, na comunidade Estirão do Alcântara, na cidade de Sena Madureira. Não bastasse a idade avançada, outra curiosidade: ele foi pai pela última vez aos 101 anos.

Com três filhos, de 40, 37 e 30 anos, e 5 netos, José mora com sua mulher 69 anos mais nova e uma neta de 16 anos, Nayara de Oliveira Sousa. “A história dele é muito sofrida. Ele morava no interior do Ceará e com 11 anos perdeu os pais e ficou órfão. Começou a trabalhar cedo, criou os irmãos e veio para o Acre com 28 anos, para trabalhar na extração de borracha”, conta a neta.

Seringueiro aposentado, o centenário teve que comprovar que ainda estava vivo para continuar recebendo o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aposentados com idade acima de 90 anos recebem uma visita em domicílio de agentes do órgão, para comprovar que o beneficiário ainda vive, assegurando o recebimento da aposentadoria.

Quando foi feita a visita do INSS à casa de Souza, ele teria 129 anos, mas foi somente após dois anos que o gerente da agência central do INSS em Rio Branco, Kennedy Afonso, deu destaque ao caso, publicando a história em sua página pessoal no Facebook.

“Semana passada, fiz um atendimento corriqueiro em uma APS, uma renovação de procuração. Seria corriqueira se não fosse um detalhe: o titular do benefício nasceu em 10/03/1884. Isso mesmo, 131 anos, 10 meses e 1 dia, ou 48.153 dias de vida. No primeiro momento não acreditei, mas depois meu colega Alexandre Santana mostrou fotos de quando da ação realizada para o seu reconhecimento, feito juntamente com o Poder Judiciário”, declara o servidor em sua publicação, juntamente com registro dos documentos e fotos ao lado do aposentado.

Segundo a certidão de nascimento, Souza nasceu em 10 de março de 1884, e completa 132 anos daqui a dois meses. A neta afirma que o avô nunca teve vícios. Nunca fumou e apenas ingeriu bebidas alcoólicas quando mais novo. Quanto a lucidez, Souza nem sempre reconhece a família e não escuta muito bem. “A rotina dele é normal. Ele come três vezes por dia, arroz, carne, peixe, verduras”.

Ainda segundo Nayara, mesmo com a idade avançada, ele é relativamente saudável e não toma nenhum tipo de medicação. “Há seis anos ele teve um AVC, por isso, não anda mais. Já teve problema de pressão arterial, mas não toma mais remédio, a pressão dele é de criança!” comemora.

UOL, via Tribuna do Ceará / Blog do BG

Polícia Militar do Rio Grande do Norte lança oficialmente neste sábado a campanha "Em Baixo e Bom Som"


Campanha da CIPAM (2)A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), com o apoio do Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do RN, inicia oficialmente, neste sábado (16), uma campanha educativa e de conscientização denominada “Em Baixo e Bom Som” em estabelecimentos comerciais e em casas de veraneio quanto a utilização abusiva de som alto. A ação tem como objetivo apoiar a Operação Verão 2015/2016 do Governo do Estado que segue até o dia 14 de fevereiro, após o Carnaval.
Os principais locais de fiscalização são as praias dos litorais Sul e Norte da Região Metropolitana, nas praias de Tibau, na Região Oeste e na cidade de Caicó, no Seridó, mas a ação poderá ser estendida para outras localidades.
De acordo com o Comandante da Cipam, Major Alexandre Correia, o objetivo da ação é conscientizar os proprietários de veículos, bares e restaurantes a seguirem as leis ambientais e não incomodar os vizinhos com o som alto.

“O que queremos mostrar com a campanha educativa é que todos temos direitos e deveres. O trabalho será feito com proprietários de bares e restaurantes e demais estabelecimentos comerciais, bem como donos de paredões, para que entendam que deve existir a diversão, mas tudo tem que ser conciliado com a tranquilidade de vizinhos e moradores próximos a esses locais. Não podemos esquecer que existem crianças e idosos nas proximidades. Em locais sem a acústica adequada, o som chega diretamente na casa das pessoas e isso não é permitido”, explicou o Major.

Durante a ação, os policiais estarão distribuindo cartilhas com orientações a evitar a poluição sonora e os males que o som alto pode causar nas pessoas e no meio ambiente.

BG / PLANTÃO CAICÓ

Dado como morto, jogador da sinais de vida no IML


Dado como morto após traumatismo craniano, o jogador de futsal do sub-17 do Paysandu Arthur Vinícius, foi dado como morto e enviado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde os médicos perceberam que o jovem ainda respirava.

O clube do Pará, que já havia publicado uma nota de pesar, lamentando a morte do jovem atleta, apagou a postagem de seu site e página no Facebook e corrigiu a informação.

“O atleta Arthur Vinicius, do Futsal Bicolor, foi dado como falecido pelos médicos e, no IML, voltou a respirar. Arthur encontra-se internado no Hospital Metropolitano e respira com ajuda de aparelhos. O Paysandu Sport Club e toda a torcida bicolor torcem pela recuperação do atleta. Força Arthur, estamos com você!”, declarou o clube em nota.

Arthur está internado no Hospital Metropolitano de Belém e respira com a ajuda de aparelhos.

Fonte – Band Esportes

Super promoção na Ótica Estillo

Na compra do seu óculos completo na Ótica Estillo, o cliente ganha de brinde um óculos solar na hora.

Não é sorteio, comprou ganhou !!
Facilitamos o seu exame de vista.
A #OticaEstillo está localizada na Av Rio Branco em frente ao laboratório Maria Ayla no centro de Caicó.

Mototaxista tem moto tomada de assalto na RN-118 na saída de Caicó para São José do Seridó


Por Jair Sampaio – Por volta das 23 hs dessa quarta feria, 13, um mototaxista teve sua moto roubada na RN-118, na saída norte da cidade de Caicó, sentido São José do Seridó. O veículo é uma moto Honda CG, 150 CC, cor vinho.

Emanoel Lucas de Araújo Neto (vítima), disse à Polícia Militar que trabalha como mototaxista na praça do bairro Boa Passagem, zona norte da cidade, e que um jovem, aparentando ser menor de idade, pegou uma corrida, sozinho.

A vítima narrou que ao chegar no destino combinado, nas proximidades do Motel Cê Que Sabe, adentrou numa estrada carroçável, logo havia dois outros adolescentes, de armas em punho, que lhe obrigaram a entregar o veículo.

Com base em informações prestadas pela vítima, não há como definir características dos autores do assalto, contudo a Polícia Militar já foi toda acionada em Caicó e cidades circunvinhas, e agora o trabalho deve entrar noite à dentro.

Microcefalia já tem 181 casos notificados no Rio Grande do Norte

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) foram notificados, até o momento, 181 casos de microcefalia, suspeitos de estarem relacionados ao Zika vírus. Destes, 178 são de nascidos vivos, 3 intra-útero e 12 óbitos.

Os casos notificados sob investigação estão distribuídos em 48 municípios, destes, sendo 60 (33,1%) residentes em Natal, 18 (9,9%) em Mossoró, 14 (7,7%) em Parnamirim, 11 (6,1%) em 11 em Ceará Mirim e 75 (42,1%) nos demais municípios do Estado.

A Sesap continua recomendando aos municípios que notifiquem imediatamente os casos suspeitos ou confirmados, conforme o protocolo Nacional e Estadual e que a população esteja ainda mais atenta no combate ao mosquito Aedes Aegyptae, vetor transmissor do Zika vírus, dengue e chikungunya.

Zika vírus
Na última terça-feira (12) a Sesap divulgou o resultado de um exame que confirma a relação entre a microcefalia e outras malformações ao Zika vírus. A hipótese ficou confirmada em quatro casos estudados pelo Centro de Prevenção e Controle (CDC), nos Estados Unidos.

Morre o humorista Shaolin


O humorista Shaolin morreu na madrugada desta quinta-feira (14), ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma clínica particular de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, devido a uma infecção respiratória. A mulher do comediante, Laudiceia Veloso, desabafou em sua conta na rede social Instagram, e explicou que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Em janeiro de 2011, Shaolin sofreu um acidente automobilístico na BR-230, em Campina Grande, a 125 quilômetros de João Pessoa. Na época, ele foi submetido a diversas cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses no hospital, desde que recebeu alta Shaolin vinha recebendo os cuidados médicos em sua casa, ele não conseguia se locomover ou se comunicar. O velório está programado para acontecer a partir das 9h de hoje, no cemitério da Saudade, em Campina Grande.