GOVERNO DO RN MANTÉM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NOS 153 MUNICÍPIOS EM COLAPSO DE ÁGUA

O Governo do Estado decidiu em reunião, na manhã desta quarta-feira (16), pela manutenção, por mais 180 dias, da Situação de Emergência nas áreas atingidas pela falta de água, através da publicação de um novo Decreto.

Participaram da definição, instituições ligadas ao Plano Emergencial de Segurança Hídrica, que é coordenado pelo Gabinete Civil. Na ocasião, foram apresentados relatórios sobre a real situação das regiões afetadas pela seca no Rio Grande do Norte.

De acordo com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, não houve melhora no cenário dos 153 municípios que estão em emergência devido à escassez de chuvas e 21 cidades continuam em colapso total. Ainda segundo o estudo apresentado, até fevereiro de 2017 serão 80 municípios nessa condição.

O mesmo posicionamento foi defendido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, pelo Instituto de Gestão de Águas do Estado (Igarn), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Medidas de combate à seca, como a Operação Vertente, que vai distribuir água potável nas áreas urbanas de cidades em colapso, estão sendo aceleradas. Já está em andamento, inclusive, a licitação para a contratação dos carros-pipa, bem como da empresa que fará a fiscalização dessa distribuição. Para a execução dessa Operação, o Ministério da Integração destinou R$ 4 milhões.



OPOSIÇÃO NA CÂMARA PEDE RENÚNCIA DE DILMA E PRISÃO DE LULA


Logo após ser divulgado pelas emissoras de TV o áudio de uma conversa da presidenta Dilma Rousseff com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os líderes dos partidos de oposição protestaram no Plenário da Câmara e reuniram-se com a imprensa, no Salão Verde, para pedir a renúncia da presidenta Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula. Segundo eles, a presidenta está obstruindo a Justiça para tentar proteger o ex-presidente.

“É muito triste constatar que o Brasil está sendo governado por uma organização criminosa, se antes foi o senador Delcídio do Amaral [MS – o senador Delcídio do Amaral pediu desfiliação do PT] que tentou obstruir a Justiça, depois foi um ministro [Aloizio Mercadante] que tentou obstruir a Justiça, hoje o Brasil assiste estarrecido a presidente da República Dilma Rousseff, em diálogo com o ex-presidente Lula, tentando obstruir a Justiça. Não tem outro caminho senão a renúncia imediata da presidente da República”, disse o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA).

INACINHO VIAGENS : O MELHOR E MAIS SEGURO


Inacinho viagens- de Natal a Caicó e Caicó a Natal. Inacinho Viagens  a certeza de chegar com tranquilidade!
Para a tranquilidade de suas viagens e encomendas, aqui você encontra  responsabilidade e pontualidade, sem falar nos melhores preços. Marque nesses números - 84- 3421- 1920- 9951- 3565 e 8718- 4041.

MORTO É ROUBADO EM CEMITÉRIO NO INTERIOR DO ESTADO

Um fato inusitado aconteceu nesta quarta-feira (16) na cidade de Lajes/RN, após o velório de um senhor conhecido como 'Jaumar dos capitão', o sepultamento foi realizado no cemitério local, uma homenagem foi feita por um familiar e uma lembrança deixada dentro do caixão(um cordão valioso), assim sepultado em uma catacumba da família, lacrada antes do meio dia, poucas horas depois, um dos coveiros voltou para trabalhar e teve medo do que viu, um caixão fora da catacumba e o cordão havia sido roubado.

A Policia Militar foi acionada e ao chegarem no cemitério constatou a veracidade dos fatos, agora a policia civil prossegue na investigação...QUE MUNDO É ESSE ? até os mortos sendo assaltados... Não respeitam nem a dor dos familiares.

DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL É INVADIDA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

A Delegacia de Polícia Civil do município de São José do Campestre, distante aproximadamente 100 quilômetros de Natal, foi alvo de assaltantes na madrugada desta quarta-feira (16). Segundo o agente de investigação Júlio de Barros, pelos menos dois criminosos entraram no prédio pelo telhado e levaram três armas.

“Eles mexeram no cartório, arrombaram um armário e também revistaram a sala do delegado. No cartório, encontraram três armas que foram apreendidas aqui na cidade. Levaram duas armas artesanais de cano longo e uma espingarda de ar comprimido. Até o momento, foi o que sentimos falta”, relatou o policial.

Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi chamada para fazer perícia no local.

OS MELHORES PREÇOS EM ÓCULOS E RELÓGIOS VOCÊ ENCONTRA NO ÓTICA ESTILLO

Os melhores preços da Cidade em óculos e relógios você encontra na Ótica Estillo

Na Ótica Estillo o cliente ainda leva de brinde um óculos solar na hora.

Não é sorteio, comprou ganhou !!
Facilitamos o seu exame de vista.
A #OticaEstillo está localizada na Av Rio Branco em frente ao laboratório Maria Ayla no centro de Caicó.

LÍDERES DE FACÇÃO DO RN SÃO LEVADOS PARA PRESÍDIO FEDERAL EM RONDÔNIA


G1-RN ■ Dez presos, apontados como líderes de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte, foram transferidos na manhã desta terça-feira (15) para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.

O pedido de transferência, feito pelo Ministério Público Estadual, foi acatado pelo juiz federal Walisson Gonçalves Cunha, corregedor do Presídio Federal de Porto Velho. Segundo o próprio MP, os presos levados para Rondônia estavam custodiados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Penitenciária Estadual de Parnamirim, em Parnamirim, e Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó.

O MP explica que as transferências dos detentos são resultado das investigações da Operação Alcateia, realizada no dia 4 de fevereiro deste ano e que resultou na decretação da prisão preventiva de 39 pessoas, além do sequestro de 79 contas bancárias. “A decisão reconhece elementos que apontam para a efetiva existência dessa organização criminosa e do impacto de sua atuação na ordem pública e no âmbito do sistema penitenciário potiguar”, afirmou o Ministério Público.

O isolamento dessas lideranças, ainda de acordo com o MP, “é uma ação de exemplaridade penal e, portanto uma contribuição do Judiciário para o processo de retomada do controle das unidades prisionais do Estado a cargo do Poder Executivo”.

Além da operação Alcateia, o MP também é responsável por uma investigação semelhante, batizada de operação Alcatraz, deflagrada em dezembro de 2014 – na qual também foram detectadas facções ordenando crimes dentro e fora de presídios mantidos pelo Estado. Juntas, as duas operações já resultaram em mais de 400 denúncias contra pessoas apontadas como integrantes de organizações criminosas.


"ESTAMOS VIVENDO UMA SITUAÇÃO BASTANTE PREOCUPANTE ”, DIZ PROCÓPIO


A afirmação é do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pincó-Piranhas-Açu, Procópio Lucena. Ele visitou vários pontos do rio Piranhas nesta segunda-feira (14/03) e observou a situação do nível do rio. Logo após a visita, durante entrevista, ele voltou a externar preocupação da situação dos reservatórios da região e alertou mais uma vez para a economia de água que deve acontecer por parte da população.
“O Coremas hoje está com apenas 9,2% da sua capacidade, isso é um dado real. Isso representa 54 milhões, 251 metros cúbicos de água e a sua capacidade máxima é de quase 600 milhões de metros cúbicos. Ele está pior do que em março de 2015, pior do que quando começou as chuvas. Essa realidade mostra que estamos vivendo uma situação bastante preocupante”, disse Procópio Lucena.

Ele aproveitou também para alertar a população no sentido de economizar água. “É preciso que a população saiba e entenda que não tem água. Há uma expectativa e previsão de que nos próximos dias as chuvas voltem a cair, mas não é uma certeza e, por isso, é preciso que todos entendam que nesse momento não existem água suficiente nos principais reservatórios da nossa região”, explicou o presidente.

Procópio teme, ainda, que o efeito da seca verde cause um descuido na população e também nas autoridades. “A grande preocupação é que com as últimas chuvas caídas no começo do ano começou a se formar a chamada seca verde, que são as matas verdes, mas os reservatórios secos. Com isso, a preocupação é que as pessoas esqueçam de fazer o dever de casa e deixem de economizar água. Não só a população, mas o Governo também não vem fazendo o dever de casa e precisar agir”, finalizou.