quinta-feira, 16 de junho de 2016


Campeonato Potiguar Sub-19 começa neste sábado; confira arbitragem

O Campeonato Potiguar Sub-19 começa neste sábado com três jogos. A primeira rodada terá Alecrim x ABC, Globo FC x Potiguar de Mossoró e Corintians-RN x América-RN. Nesta quinta-feira, a Federação Norte-rio-grandense publicou a escala de arbitragem para os confrontos.

Confira a tabela completa da primeira fase
O clássico Alecrim x ABC, no Estádio Juvenal Lamartine, será às 15h, e terá arbitragem de Luiz de França Varela. Ele será auxiliado por George Italo Antas Nogueira e Anderson Fagner da Silva. No mesmo horário, Globo FC e Potiguar de Mossoró se enfrentam no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Diego Leonardo de Lima Coutinho é quem apita. Gilvania Dantas da Silva e Adriano Carlos de Freitas Dias vão ser os auxiliares.

Corintians-RN e América-RN fecham a primeira rodada com jogo no Estádio Marizão, em Caicó.

Leandro de Sales Barchz comanda a partida com José Givanilson Martins dos Santos e Belchior Ferreira Neto como assistentes.

Globo esporte / Plantão Caicó

Vista - se bem todos os dias na LK MULTIMARCAS


Vista-se bem todos os dias na #LKMULTIMARCAS. Tem tudo que você procura para ficar na moda e com preço especial.

•Camisetas
•Bermudas
•Bonés
•Calca jeans
•Mocassim Sérgio K
•Pulseiras em couro
•Relógios
•Cintos
•Carteiras
•Camisa manga longa
•Perfume francês
e muito mais em artigo de uso pessoal masculino.

Tudo produto com qualidade.
Vendemos em todos os cartões de crédito parcelado e a vista com desconto bem atrativo.
#LKMULTIMARCAS fica na loja EDISOM ao lado da Ótica Diniz no centro de Caicó. 99927-8030

Instituto do Câncer de São Paulo apresenta ultrassom capaz de destruir tumores

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou nesta quinta-feira (14) um serviço de ultrassom - ondas sonoras de alta frequência que o ouvido humano é incapaz de escutar - para destruir células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia e anestesia. O novo equipamento estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do efeito do ultrassom em tumores já ser conhecido, o novo equipamento consegue focar até mil feixes em um único ponto - com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética. Com o calor, as células cancerígenas são queimadas, sem que o aumento de temperatura afete os tecidos saudáveis vizinhos.

Único na América Latina, o aparelho é de tecnologia israelense e custou R$ 1,5 milhão. Segundo Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp, seis mulheres já foram atendidas com sucesso para casos de miomas - tumores benignos, de tecido muscular e fibroso, conhecidos por afetar o útero.

Aparelho de ultrassom de alta frequência (em azul), ligado a uma esteira para receber pacientes durante ressonâncias magnéticas.

O Icesp já solicitou protocolos de pesquisa para testar a eficiência da técnica em metástases - câncer que se espalharam pelo corpo - ósseas.
"Essa tecnologia ainda é experimental, não só no Brasil, como em outros centros do mundo", afirma Marcos. "No caso das metástases, a aplicação seria um paliativo, mais indicada para reduzir as dores causadas pelo tumor e aumentar a qualidade de vida do paciente."

O tratamento, no entanto, não serve para qualquer paciente. Um estudo anterior precisa ser feito para saber quem pode passar pelo ultrassom.

"Dois fatores que são levados em conta na escolha das pacientes são o local do tumores e o tamanho deles", explica o médico do Icesp.
A técnica dispensa o uso de anestésicos. "As pacientes ficam conscientes durante toda a operação, recebem apenas sedativos", explica Marcos. Segundo o médico, o procedimento não causa dor intensa. "As pacientes costumam reclamar de dores parecidas com cólicas menstruais, mas isso somente durante o exame."

Infográfico MRgFUS 1 (Foto: Arte / G1)
No caso do uso da terapia contra miomas, as pacientes deitam, de bruços, em uma esteira usada comumente em exames de ressonância magnética. O aparelho de ultrassom fica logo abaixo da cintura.

A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca onde é necessário"
Marcos Roberto de Menezes, diretor do
O diagnóstico por imagem permite conhecer as áreas onde estão os miomas. Após definir os pontos que serão destruídos pelo calor, os médicos começam a disparar as ondas sonoras em pequenos pontos dos tumores. Cada pulso demora apenas alguns segundos. Vários são necessários para queimar uma área inteira. Toda a operação pode levar até, no máximo, 2 horas.
O ultrassom eleva a temperatura das células cancerígenas até 80º C.

"Esse calor destrói qualquer tipo de célula", diz Marcos. "A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca o que é necessário."

O Icesp também inaugurou o Centro de Investigação Translacional em Oncologia - uma rede com 20 grupos de pesquisa em câncer. O espaço foi aberto em cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e de Paulo Hoff, diretor do instituto.

Com uma área de 2 mil metros quadrados, o andar no Icesp vai permitir o avanço em estudos sobre o câncer que reúnam conhecimentos de áreas diversas como a biologia molecular, epidemiologia e a engenharia genética. O custo do investimento foi de R$ 2 milhões.

O objetivo, segundo Roger Chammas, professor de oncologia do Icesp e responsável pelo espaço, é reunir todo o conhecimento que se encontra espalhado nas frentes de pesquisa de órgãos como a USP, o Hospital A.C. Camargo e Instituto do Coração.

Entre os equipamentos disponíveis para receber os grupos de pesquisa estão microscópios a laser, sequenciadores de DNA e centrífugas. Haverá também um banco de amostras de tumores, que serão congelados para conservação.
Essa troca de informações é o que classifica o laboratório como "translacional".
"Essa palavra quer dizer que os conhecimentos de uma área em medicina são traduzidos para outra, com o objetivo de fazer o progesso das pesquisas ser integrado", explica Chammas.
Segundo Giovanni Guido Cerri, secretário estadual de Saúde, a importância do espaço está na busca futura de novos tratamentos contra o câncer. “Este novo laboratório e o serviço de ultrassom de alta frequência colocam São Paulo em uma posição privilegiada na rede nacional de atenção ao câncer”, afirma o secretário.

Secretário de Infraestrutura espera entregar obras na Ilha de Sant'Ana até o dia 10 de Julho

O secretário estadual de Infraestrutura, Jáder Torres, visitou a cidade de Caicó, hoje (16), para acompanhar as obras de adequação na Ilha de Sant’Ana.

Os serviços incluem rede de gás para os quiosques, sistema de para-raios e reparos no ginásio poliesportivo. “Esperamos entregar as obras até o dia 10 de julho, para abrilhantar os festejos da festa da padroeira”, disse o secretário.

Bombeiros resgatam duas pessoas de escombros de igreja em Diadema

Após mais de 12 horas de trabalho, os bombeiros resgataram por volta das 3h30 desta quinta-feira (16) duas pessoas com vida dos escombros de uma igreja evangélica que desabou em Diadema (Grande São Paulo). Uma terceira pessoa continua desaparecida.

Um dos feridos tem 23 anos e foi levado pelo helicóptero Águia ao pronto-socorro do Hospital das Clínicas. Outro homem resgatado de 44 anos foi levado ao pronto-socorro do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

O acidente ocorreu por volta das 15h durante uma cerimônia em uma igreja Assembleia de Deus na rua Jacarandás, no bairro Eldorado. O prédio estava passando por obras de reforma sem a autorização da prefeitura.
Uol / Plantão Caicó