sábado, 16 de julho de 2016


Cidades do Seridó continuam a ser abastecidas pela Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclarece a população das cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas que o fornecimento de água para estas cidades não será interrompido a partir do domingo (17). A continuidade do abastecimento foi definida após reunião da Caern com órgãos gestores dos recursos hídricos, dentre eles, a Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Durante a reunião foram definidas medidas alternativas para continuidade do fornecimento de água.

A Caern reforça que de acordo Lei das Águas o uso prioritário é o abastecimento humano e  a dessedentação animal. Diante da crise hídrica que perdura em nosso Estado, a principal recomendação para todos é uma só: ECONOMIZAR ÁGUA. É preciso que cada pessoa faça um esforço extra para utilizar apenas o essencial.

CAICÓ : Presídio Pereirão tem novo Diretor

O agente penitenciário Ubirajara Araújo de Oliveira (Bira) foi nomeado para ser o novo diretor da Penitenciária Estadual do Seridó em Caicó.

Bira foi diretor do grupo de escolta (GEP) da Penitenciária Estadual do Seridó, como também já trabalhou no Presídio de Caraúbas.

Oferta da Semana LK MULTIMARCAS


Camisa manga longa, Tommy Hilfiger, Polo Ralph Lauren, Ricardo Almeida, Aramis e outras.

DE : R$ 300,00
POR :  R$ 150,00

Na LK MULTIMARCAS
84 - 9.9927-8030

Homicídio na Cidade de Timbaúba dos Batistas

No final da noite de ontem (15), A Polícia Militar registrou um homicídio no Município de Timbaúba dos Batistas, o crime foi registrado por volta das 23:10 horas desta sexta feira (15), na rua Manoel Demasceno.


A vítima foi identificada como Francisco Salese de Souza, 33 anos, trabalhava com reciclagam.


Francisco sofreu  uma cultilada de arma branca (faca pexeira), na região do pescoço e foi a óbito no local, até o momento o acusado do crime não foi identificado.

ANA anuncia suspensão de captação por gravidade no Açude de Curemas

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta sexta-feira (15) que o Complexo Mãe D’Água-Curemas não oferece mais condições de abastecimento pelo sistema de gravidade. O cenário hídrico, considerado de extrema criticidade foi apresentado durante reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, em Pombal (PB).

Wesley Gabrielli de Souza, coordenador de marcos regulatórios e alocação de águas da ANA, reconheceu a necessidade de paralisar urgentemente a captação de água de Curemas, em decorrência das características da estrutura de tomada d’água, aproximadamente dois meses antes do que se pensava.

“A gente pensava que poderia utilizar até meados de setembro ou outubro, mas pelas características dessa tomada, vamos precisar parar imediatamente. Pode ser que até domingo, segunda-feira agora já não tenha possibilidade de mandar água para os rios Piancó e Piranhas por gravidade”, explicou Wesley.

De acordo com Gabrielli, a água não oferece mais nenhuma condição de entrar na galeria de tomada por gravidade, e que só foi possível constatar essa realidade agora, porque o nível da água desceu, dando condições de ser melhor analisado. “Curemas continua com o volume de 6%, o que acontece é que a água que está lá não consegue ir para os rios por gravidade”.

A Agência Nacional de Águas também apresentou algumas alternativas para minimizar a situação. Uma delas é a utilização imediata do Açude Mãe D’Água, fechamento do barrilete que lá existe, e o atendimento à Comunidade Mãe D’Água por uma rede de distribuição convencional. “Então a gente teria aí, uma parcela de água em torno de 1.500 litros por segundo para ajudar a perenizar os Rios Piancó e Piranhas, via Mãe D’Água e Rio Aguiar”, explicou Wesley.

Outra alternativa seria complementar a vazão do Açude de Curemas por recalque. “Quando ele parar de descer por gravidade ainda vai sobrar 37 milhões de metros cúbicos e eles podem ser utilizados, desde que façam uma instalação de bombeamento, colocar um flutuante e recalcar para dentro da tubulação de 2.200 litros que vai pro Rio Piancó-Piranhas”.

Também existe possibilidade de descarga via Canal da Redenção, mas é necessário avaliar qual é a capacidade dessas descargas. “E existe ainda a possibilidade de remoção de uma parede espessa, de 30 centímetros ou mais, que fica na frente da tubulação de tomada d’água do Açude de Curemas, mas como vamos remover isso de lá sem prejudicar a estrutura da barragem?”, finalizou Wesley Gabrielli.

As informações técnicas identificadas pela ANA na estrutura de tomada de água do Açude de Curemas, ainda serão verificadas por um engenheiro-mecânico do DNOCS, para verificar se existe uma saída frontal, que possibilite a entrada de água para a comporta.

Marcos Dantas / Isaac Plantão Caicó