terça-feira, 19 de julho de 2016


Está descartada a idéia de se instalar um CDP na zona norte de Caicó


Uma vitória da sociedade caicoense e de toda a Região do Seridó. Na tarde de hoje, estivemos reunidos com alguns prefeitos da Região do Seridó e o Secretário Walber Virgulino da SEJUC, onde foi debatida a possibilidade de se instalar um presídio feminino no bairro Vila do Príncipe, em Caicó, ideia de pronto rejeitada pela população e também pelos prefeitos.

Ficou estabelecido que os Municípios de Caicó, São José do Seridó, Timbaúba dos Batistas, Ipueira, São João do Sabugi, São Fernando e Jardim de Piranhas e possivelmente outros Municípios se juntarão em uma parceria com o Estado do RN, onde arcarão com a parte dos materiais necessários para poder viabilizar a reforma do "Pavilhão E" da Penitenciária Estadual do Seridó e com isso evitar que um novo estabelecimento prisional precise ser instalado na Zona Norte de Caicó.

Estiveram presentes os prefeitos Roberto Germano (Caicó), Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas), Elidio Queiroz (Jardim de Piranhas), Jackson Dantas (São José do Seridó), Genilson Maia (São Fernando), Paulo Brito (Ipueira), Aníbal Pereira (São João do Sabugi) e os meus colegas vereadores de Caicó, Lobão e Odair.

Detalhes dessa parceria ainda serão aprofundados em uma nova reunião que será realizada em agosto e toda a parte jurídica e financeira para implementar a parceria será explicitada.

STF derruba decisão de bloqueio do WhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, decidiu na tarde desta terça-feira (19) derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que manteve o aplicativo bloqueado desde as 14h.

Na decisão, de caráter liminar (provisório), Lewandowski analisou ação impetrada pelo PPS (Partido Popular Socialista), que recorreu ao Supremo para que fosse suspensa imediatamente a ordem judicial da  2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias, do Rio de Janeiro.

Na ação, o partido argumenta que a decisão fere a liberdade de expressão e a liberdade de manifestação.

Nesta terça, empresas de telefonia receberam uma notificação para bloquear o aplicativo depois que o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial.

Para o presidente do Supremo, o bloqueio foi uma medida desproporcional porque o WhatsApp é usado de forma abrangente, inclusive para intimações judiciais, e fere a segurança jurídica.

Justificativa do Facebook
Segundo a juíza Daniela Barbosa, da Justiça do Rio, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense.

A juíza acrescentou que a empresa respondeu através de e-mail, com perguntas em inglês, "como se esta fosse a língua oficial deste país" e tratou o Brasil "como uma republiqueta". O Whatsapp diz não cumprir a decisão "por impossibilidades técnicas".

Segundo a decisão, o que se pede é "a desabilitação da chave de criptografia, com a interceptação do fluxo de dados, com o desvio em tempo real em uma das formas sugeridas pelo MP, além do encaminhamento das mensagens já recebidas pelo usuário (...) antes de implementada a criptografia."

O bloqueio anterior do Whatsapp foi em maio de 2016. Outro bloqueio aconteceu em dezembro de 2015, quando a Justiça de São Paulo ordenou que as empresas impedissem a conexão por 48 horas em represália ao WhatsApp ter se recusado a colaborar com uma investigação criminal. O aplicativo ficou inacessível por 12 horas e voltou a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça de SP.

G1 / Isaac Plantão Caicó.

Perigrinos de Santana chegam à São José do Seridó


Os peregrinos de Santana já estão em São José do Seridó e deverão chegar amanhã em Caicó. A partir das 17h eles se reunirão no Estádio Marizão e em seguida seguirão até o centro da cidade no cruzamento das Avenidas Coronel Martiniano com a Seridó, onde acontecerá o encontro das imagens peregrinas que ao lado do povo cristão seguirão para a Catedral de Santana.

Inacinho Viagens : Viagem com conforto e segurança


DE SEGUNDA À  SÁBADO

Caicó - Natal 3:00h e 14:00h.
Natal - Caicó 2:40min e 13:00h.

DOMINGOS E FERIADOS

Caicó - Natal 14:00h
Natal - Caicó 14:00h

DISQUE VIAGENS 84-9.9951-3565 / 84-9.8718-4140 / 84-3421-1920

Aplicativo WhatsApp será bloqueado novamente em todo o Brasil

A justiça mandou bloquear mais uma vez o aplicativo WhatsApp. O aplicativo não teria cumprido uma decisão judicial de quebra de sigilo de conversa de pessoas que estão sendo investigadas, suspeitas de cometer crimes.

A decisão é da juíza Daniela Barbosa, do Rio de Janeiro. Essa é a terceira vez que o aplicativo será bloqueado em todo o país, por não bloquear informações para investigação.

As operadoras de telefonia foram notificadas da decisão por volta das 11h30 e precisam suspender imediatamente a utilização do serviço.

Fonte: G1/RN / Isaac Plantão Caicó

ITEP de Caicó vai receber 15 novos Médicos legistas


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou no D.O.E nesta segunda-feira (18) o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 56 médicos legistas para Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), em caráter excepcional, para o período de um ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado por igual período. A medida justifica-se pela necessidade temporária, de excepcional interesse público, e pelo fato de inexistir candidatos aprovados em concurso público para essa função. O processo se dará por meio da avaliação de títulos.

De acordo com a publicação, os candidatos selecionados serão lotados na sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia em Natal e nas Unidades Regionais de Mossoró e de Caicó, obedecendo-se à ordem de classificação, no limite das vagas e na circunscrição da Unidade para a qual o candidato concorreu, ficando estabelecida 26 vagas para Natal, 15 para Mossoró e 15 para Caicó. O processo também reserva o percentual de 5% do total das vagas a pessoas portadoras de deficiência.

A jornada de trabalho instituída será de 20 horas ou 40 horas semanais, a depender da opção do candidato no momento da inscrição.

A remuneração irá variar de R$ 3.300,00 para aqueles candidatos optantes da jornada de trabalho correspondente a 20h/semana e R$ 6.600,00 para aqueles candidatos optantes da jornada de trabalho correspondente a 40h/semana.

Açude Coremas continuará fornecendo água para o Rio Grande do Norte


Uma vistoria realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) identificou que o nível do Açude Coremas – reservatório utilizado para abastecer quatro municípios do Rio Grande do Norte – havia chegado a um nível alarmante. O relatório foi apresentado na última sexta-feira (15), durante a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande do Norte.

Conforme explicou o diretor do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso, a ANA apontou que o açude estava próximo de chegar a um nível em que não seria possível vazar água naturalmente ao rio Piranhas-Açu. Sem o abastecimento do açude, as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas seriam afetadas diretamente.

Apesar do alerta, Josivan Cardoso esclareceu que os municípios não correm risco de ficarem sem o abastecimento de água. Isso porque o Igarn, em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), realizaram uma vistoria no sábado (16) e identificaram que o reservatório conseguirá manter vazão natural. “A ANA teve uma percepção de que o nível estava diminuindo, mas nós fizemos uma nova vistoria e identificamos uma grelha de passagem. Isso possibilita que o açude continue fornecendo água naturalmente ao rio”, explicou.
Tribuna do Norte / Isaac Plantão Caicó