segunda-feira, 10 de outubro de 2016


Câmara aprova em 1º turno texto-base de PEC que limita gasto público

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (10), em primeiro turno, por 366 votos a favor, 111 contra e duas abstenções, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Após o texto principal, os deputados ainda iriam analisar sugestões de destaques (mudanças no texto original) para concluir a votação.

Enviada pelo presidente Michel Temer ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre, a proposta é tida pelo Palácio do Planalto como um dos principais mecanismos para o reequilíbrio das contas públicas.

O projeto define que as despesas da União só poderão crescer, pelas próximas duas décadas, até o limite da inflação do ano anterior.

Por se tratar de uma PEC, o projeto ainda precisa ser analisado em segundo turno no plenário da Câmara, o que deve ocorrer no próximo dia 24 (conforme a previsão do relator, Darcísio Perondi), e terá de ser aprovado por pelo menos 308 votos para, então, seguir para análise do Senado.

Na prática, se o projeto for aprovado pelo Congresso Nacional, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público e a Defensoria Pública da União não poderão aumentar suas depesas de um ano para o outro acima da inflação.

Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão.

A fim de garantir a aprovação do texto nesta segunda, o presidente Michel Temer ofereceu um jantar a mais de 200 deputados na noite deste domingo (9), no Palácio da Alvorada. Em um discurso de cerca de cinco minutos, o peemedebista afirmou, sem citar um caso específico, que qualquer "movimento corporativo" contra a PEC "não pode ser admitido".

Compre sua casa financiada pelo banco

Vende-se casa pronta para morar recém construída na Rua Professor Manoel Fernandes, 260,  Bairro Maynard, escriturada e pronta para receber toda a sua família. O imóvel possui 3 quartos, sendo uma suite, banheiro social, sala, cozinha, área de serviço e garagem.

Pode ser financiada pelo banco.

Valor da Residência R$ 135 mil.

Interessados podem entrar em contato com o corretor Carlos Eduardo - CRECI 5408/RN - pe

Urgente : Assalto em residência no bairro Penedo

A Polícia Militar foi acionada nesta segunda-feira (10), por volta das 19h40,aonde foi registrado um assalto à mão armada em uma residência na Rua Zeco Diniz, no Centro de Caicó. Ladrões invadiram a residência do empresário Stênio Guy Saturnino dos Santos.

Segundo a vítima, os suspeitos pularam o muro sem serem percebidos.  Um deles portava arma de fogo e usava camisa branca com verde, era moreno baixo e forte.


Os homens levaram roupas, pertences pessoais, perfumes, televisão e cerca de um mil reais em dinheiro.


Segundo testemunhas, um dos suspeitos é um indivíduo conhecido por "Cara de Choro" residente na zona oeste de Caicó.


Dia das Crianças: dicas para não gastar demais


Falta pouco para o Dia das Crianças, e para quem não deseja ou não pode gastar muito - lembrando que o Brasil sofre a segunda pior recessão econômica de sua história -, vários especialistas em finanças orientam como não se endividar demais e ainda agradar aos pequenos.

Primeiro, é preciso fazer um balanço do orçamento doméstico. Segundo a Serasa Experian, os pais devem "colocar na ponta do lápis as contas já assumidas e considerar também a aproximação do final do ano e as despesas típicas do início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar".

Buscar preços continua sendo um passo imprescindível para fazer a melhor escolha. "Pesquise em, pelo menos, três lugares diferentes (tanto pela internet como em lojas físicas)", orienta o educador financeiro da Dsop, Reinaldo Domingos.

Outra recomendação importante é deixar a criança em casa na hora da compra do presente. "Se ela for, você certamente vai acabar gastando mais", lembra José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

O pagamento à vista deve ser privilegiado. "Com dinheiro na mão o consumidor aumenta seu poder de barganha e também evita dívidas e contas, como crediário", afirma Vignoli.

Se o consumidor tiver que comprar a prazo, deve-se somar as outras parcelas que já possui, para não extrapolar o limite mensal.

O cartão de crédito não precisa ser um inimigo. "Neste caso, é preciso ter a certeza de que o valor poderá ser pago integralmente no dia do vencimento evitando, assim, encargos", afirmou o diretor de educação financeira da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Fábio Moraes.

Alternativas

Se o desejo for mais caro do que o previsto, "os pais devem conversar com o filho, explicar que não podem comprar aquele brinquedo e tentar chegar a um acordo em relação a um presente alternativo, mais barato", aconselha Domingos.

Também há a possibilidade de transferir esse pedido para o Natal ou do presente valer para as duas datas.

Propor trocas inteligentes, como um passeio no parque, uma ida ao cinema ou um jantar, é uma opção que pode sair mais em conta e gerar laços afetivos, segundo Marcela Kawauti, economista da SPC.

Para Moraes, se o dinheiro estiver curto, o pai pode fazer o brinquedo com a criança. "Pode ter certeza que ela irá curtir muito mais por você estar junto", diz.

Eleitor que não justificou ausência tem até dezembro para regularizar situação


Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições e também não justificaram a ausência no prório domingo (2), podem justificar o voto até o dia 1º de dezembro em um formulário de justificativa pós-eleição. O primeiro turno das eleições municipais aconteceu no último dia 2 de setembro e o segundo será realizado no dia 30 deste mês em 55 cidades.

O formulário está na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois de preenchido deve ser entregue em um cartório da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito. Para saber onde encontrar um cartório basta acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado ouclicar aqui. Para quem mora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Ceará, Rondônia e Rio Grande do Norte é possível acessar a página do TRE e usar o Sistema Justifica seguindo as orientações do site.

Outro ponto que o eleitor deve estar atento é a documentação que precisa ser entregue para comprovar que estava impossibilitado de votar no dia do primeiro turno. Também precisam justificar o voto os brasileiros que estavam fora do país durante o primeiro turno das eleições. O eleitor que não fizer a justificativa não poderá obter alguns documentos como passaporte e carteira de identidade, por exemplo. A pessoa não poderá também se inscrever em concurso público entre outras penalidades.

Caso F Gomes : Justiça marca nova data para julgamento do Gordo da Rodoviária


Lailson Lopes

A Justiça caicoense marcou nova data para o julgamento popular de réu no processo da morte do jornalista F. Gomes, crime ocorrido no dia 18 de outubro de 2010. No próximo dia 26 de outubro, última quarta-feira do mês, será julgado, o comerciante Lailson Lopes.

Esta será a segunda vez que ele senta no banco dos réus por este crime. Da outra vez, o comerciante foi condenado a pena de 14 anos de prisão em regime fechado por ser um dos mandantes do assassinato, mas, o Ministério Público, recorreu pedindo ao Tribunal de Justiça que aumentasse a pena, porém, os desembargadores, mandaram que fosse realizada outra sessão de julgamento.

O comerciante Lailson Lopes, que estava preso no CDP de Patu, foi solto no dia 31 de março de 2016, por força de alvará expedido pela Justiça caicoense. Seu advogado, Aneziano Ramos, alegou excesso de prazo para mantê-lo preso. Veja aqui a notícia sobre sua soltura.

As testemunhas estão sendo intimadas por oficiais de justiça. O aparato policial necessário para garantir a segurança no Fórum Amaro Cavalcante, já foi solicitado pelo juiz Luiz Cândido Villaça. A sessão deve começar às 09hs da manhã e talvez dure os mesmos três dias da outra sessão.

Por Sidney Silva

Urgente : Suicídio no Bairro Recreio

No final da manhã desta segunda-feira (10), foi registrado um suicídio no Bairro Recreio na zona de Caicó.

Uma senhora conhecida por Nair Cafumbor  cometeu suicídio em sua própria residência.

Polícia Militar e Itep estão no local.

Décimo terceiro caso de suicídio em 2016 na Cidade de Caicó.

BARBÁRIE: Caso de meninas que torturaram jovem em Goiás repercute na imprensa internacional

Em matéria publicada neste domingo (9/10) pelo jornal carioca EXTRA, traz a informação de que: “O caso das quatro estudantes que torturaram uma adolescente em Trindade, Goiânia (GO), no início de outubro, gerou repercussão na imprensa internacional. Tabloides como o “Mirror” e “The Sun”, do Reino Unido, replicaram a notícia da prisão das garotas de 13 a 16 anos que sequestraram, amarraram e agrediram por quatro horas a outra, de 14 anos”.

O “Mirror” afirma, por exemplo, que as jovens agressoras batiam na vítima amarrada e tinham a intenção de matá-la. A matéria classifica como chocantes as cenas capturadas pelos celulares de uma das adolescentes:

“Quatro estudantes foram presas no Brasil, depois de supostamente sequestrar e torturar uma rival adolescente numa cova — caso revelado em cenas chocantes filmadas por seus próprios aparelhos celulares. Nas imagens do crime doentio, que o ‘Mirror’ decidiu não mostrar na íntegra, elas podem ser vistas batendo repetidamente na cabeça e no corpo da garota com uma vara de madeira e um facão”.

O portal britânico publicou também uma entrevista com a vítima. Ela contou ter sido atraída para o cativeiro com a informação de que aconteceria uma festa no local: “Elas me chamaram para sua casa e, quando cheguei, começaram a me bater. Elas me amarraram e mostraram onde eu ia ser enterrada, passaram a faca e me colocaram num buraco no chão. Eu pensei que fosse morrer ali”.

O site destaca ainda que a juíza Karine Spinelli pediu a prisão preventiva das jovens agressoras e a investigação judicial está em curso: “A coisa toda é aterrorizante. Eu não achei que fosse me deparar com uma situação desta”, disse a magistrada.

As suspeitas foram indiciadas pelos crimes de tortura e tentativa de homicídio, mas por causa de sua idade, se forem condenadas, devem passar três anos numa instituição para jovens infratores. O site britânico reforça que as suspeitas têm recebido ameaças de morte desde que o caso de tortura viralizou no Brasil.

O “The Sun” também traz aspas da garota agredida e destacaram uma das frases dela: “Elas me mostraram a minha própria cova”. Eles classificaram as torturadoras como uma “gangue de meninas ciumentas” – isso porque a vítima é ex-namorada de um garoto no qual as acusadas têm interesse.

Pastor estupra menina de oito anos e acaba preso

pastor é acusado de estuprar uma menina de oito anos foi preso na última sexta-feira (7)Santiago Quetzalapa, comunidade que fica a 450 quilômetros da Cidade do México.

Segundo informações do jornal The Guardian, o homem de 55 anos tentou comprar o silêncio do pai da vítima com dois engradados de cerveja.

Os pais da menina tiveram de denunciar o crime ao governo municipal para denunciar o crime. O pastor foi preso após o caso ganhar repercussão na imprensa local.

O jornalista Helder Palacios, diretor editorial do site Ruta 135 (que descobriu o crime) disse que a localidade tem um histórico de abusos que foram tratadas localmente e não atraíram a atenção de autoridades externas.

Criança de 10 anos grava próprio abuso cometido por vizinho

Um homem de 40 anos é suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 10 anos. O próprio menino gravou o flagra do crime, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a vítima relatou à sua família, ele diz ter sofrido uma série de abusos dentro do carro e quando o suspeito trabalhava como pedreiro na casa dele.

As imagens mostram o menino deitado em uma cama, quando o suspeito chega e o beija na boca.

De acordo com o R7, a mãe do garoto, que não quis se identificar, disse que não desconfiou de nada durante os quatro meses de convivência entre os dois. Após saber do crime, a mãe foi até a delegacia. A polícia esteve na casa do suspeito, mas o imóvel está vazio.