sábado, 15 de outubro de 2016


7 sinais de câncer de mama que as mulheres ignoram


câncer de mama é a forma mais comum de câncer entre as mulheres, afetando uma em cada nove em todo o mundo.

A maioria dos sintomas da doença é bastante visível e perceptível, mas, muitas vezes esses alertas dados pelo organismo são ignorados, o que pode, em boa parte dos casos, ser fatal.

Quando descoberto no início, o câncer de mama possui boas chances de cura, então, é fundamental estar alerta e conhecer o seu corpo.

Os sintomas podem aparecer de maneira isolada ou simultaneamente e a presença de qualquer um deles não significa, necessariamente, o diagnóstico de câncer de mama.

Por isso, ao perceber qualquer alteração nos seus seios, procure, imediatamente, auxílio médico, para saber como proceder independente do diagnóstico.

Confira, a seguir os 7 principais sintomas de câncer de mama que as mulheres ignoram e que podem colocar

sua saúde e sua vida em risco.

1 – Mudanças na mama

Um dos sinais mais fáceis para se identificar o câncer de mama e que muitas vezes passa despercebido, são as alterações no formato e no tamanho dos seios.

É comum as mamas das mulheres não terem, exatamente, o mesmo tamanho, mas quando essa diferença se torna mais acentuada, é sinal que algo está errado.

Quando o formato dos seios também se altera e o aspecto da pele fica mais rígido, semelhante à casca de uma laranja, há indícios de que haja a presença de câncer ou alguma outra doença que precise de auxílio médico.

2 – Cansaço Crônico

Rotinas puxadas e jornadas duplas têm gerado mulheres cada vez mais cansadas.

Entretanto, quando o cansaço não cessa em momento algum, mesmo após um fim de semana em casa ou uma boa noite de sono, é sinal que a mulher precisa, com urgência, procurar um ginecologista para verificar se o seu cansaço crônico não está relacionado ao câncer de mama.

3 – Dores

Toda dor é uma manifestação do corpo de que algo não vai bem com o nosso organismo. Quando elas acontecem na mama ou nas axilas, são sintomas que indicam câncer de mama.

Por isso, é bom que a mulher fique atenta a qualquer incômodo, vermelhidão, coceira na mama ou mamilo, calor, dor ou inchaço, mesmo que em um primeiro instante não pareça nada sério.

Se os sintomas persistirem, procure imediatamente um médico.

Apenas fique atenta para não confundir com a sensibilidade dos seios durante o período pré-menstrual, que é normal acontecer.

4 – Nódulos

Os nódulos são os sintomas mais detectados pelas mulheres, mas ainda são poucas que se lembram de fazer o autoexame.

Ainda assim, nem todos os nódulos ou caroços indicam câncer e muitos são benignos ou apenas indicam cistos ou inflamações nos seios.

Mesmo nesses casos, sempre que notar um nódulo que não desaparece ao longo dos dias ou que não diminui de tamanho, tanto nas mamas, quanto nas axilas, é importante procurar um médico para realizar exames e verificar o que realmente está ocorrendo e quais os procedimentos necessários para fazer o tratamento.

5 – Feridas e secreções nos mamilos

Outro sintoma do câncer de mama que não deve ser ignorado é a excreção de líquidos pelo mamilo, sejam eles sangue ou pus.

Geralmente, em casos de câncer, esses fluidos possuem odores fortes e são facilmente perceptíveis.

A formação de crostas ou feridas na área dos mamilos também são indícios que não podem ser ignorados.

6 – Afundamento da mama e inversão do mamilo

Quando alguma parte do seio ou o mamilo afundam, como se tivessem sido sugados para dentro, é um sinal evidente de que algo está errado com o seu corpo.

Esse é um dos sintomas mais comuns de câncer de mama e, por essa razão, assim que perceber a alteração, procure, imediatamente, um médico.

7 – Perda vertiginosa de peso

Quando a mulher não está seguindo nenhum programa rigoroso de exercícios e dieta e começa a perder peso inexplicavelmente, é bom ficar alerta, pois, apesar de quase ninguém ligar o emagrecimento ao câncer de mama, este é um dos primeiros sintomas da doença que se manifesta no corpo.

A importância do autoexame

O melhor meio de se prevenir contra o câncer de mama é através do autoexame. Quanto mais cedo o câncer é diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento e da cura.

Adotar o hábito do autoexame é uma declaração de amor e cuidado a si mesma e não te custará nada nem em tempo nem em dinheiro.

Alguns dias após o término da menstruação, quando os seios estiverem menos inchados, observe em frente ao espelho as duas mamas, ficando atenta ao contorno dos seios, aos mamilos e à textura da pele. Ainda em frente ao espelho, erga os braços, observando se as mamas sofrem alteração de forma e contorno com o movimento. Mantendo o braço esquerdo erguido, apalpe a mama esquerda com as pontas dos dedos direitos, em movimentos circulares e suaves.

Repita o processo com a mama direita.

Caso note alguma alteração ou a presença de nódulos ou caroços, procure imediatamente um médico.

Horário de verão começou à meia-noite; relógios devem ser adiantados em uma hora

O horário de verão começou à meia-noite deste sábado (15), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, que vai até o dia 19 de fevereiro de 2017, atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.  


A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.

O horário de verão só é aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.

A medida também é adotada em diversos países, como forma de usar energia de forma mais eficiente, especialmente nos países com geração termelétrica, ou de racionalizar o uso da infraestrutura energética. Nos Estados Unidos, por exemplo, é adotado “Daylight Saving Time”, geralmente entre março e novembro.

Casamento de homem com duas mulheres é permitido judicialmente

No Rio de Janeiro, ocorreu um caso no começo deste mês que, um funcionário público conhecido por Leandro Joannattan da Silva Sampaio, de 33 anos, a dona de casa Thais Souza de Oliveira, de 21, e a estudante de técnica em enfermagem, Yasmin Nepomuceno da Cruz, de 21 anos, são casados oficialmente. Marcando-se como o primeiro casamento poliafetivo permitido judicialmente no Estado Carioca.

Segundo informações do jornal O Globo, os três companheiros hoje moram em uma casa de só um quarto, mas pretende aumentar a família: Yasmin quer ter um filho e pretende colocar todos os sobrenomes na certidão de nascimento da criança.

O caso, entretanto, não é inédito no Brasil: em São Paulo, na cidade de Tupão, a justiça reconheceu outro casamento entre um homem e duas mulheres em 2012.

Mulher com vagina podre embarca em avião e o pior acontece

Um piloto foi “obrigado” a fazer um aterrissagem de emergência após um forte odor incomodar os passageiros do voo. O mau cheiro era da vagina de uma passageira de um vôo na África do Sul.

Segundo informações, o odor estava fazendo alguns passageiros passarem mal, por conta disso, reclamaram com o comandante que fez um pouso forçado. De acordo com relatos, o cheiro era semelhante a de uma “pessoa morta”.

A equipe técnica foi acionada para limpar o avião, enquanto a mulher era levada ao hospital, o odor era semelhante de uma pessoa morta há dias.

Compre sua casa financiada pelo banco

Vende-se casa pronta para morar recém construída na Rua Professor Manoel Fernandes, 260,  Bairro Maynard, escriturada e pronta para receber toda a sua família. O imóvel possui 3 quartos, sendo uma suite, banheiro social, sala, cozinha, área de serviço e garagem.

Pode ser financiada pelo banco.

Valor da Residência R$ 135 mil.

Interessados podem entrar em contato com o corretor Carlos Eduardo - CRECI 5408/RN - pe

Banco vão abrir e fechar uma hora mais cedo a partir desta segunda feira (17)


As agências bancárias em Mossoró vão adotar um novo horário de abertura e fechamento dos bancos com o começo do horário de verão na madrugada deste domingo, 16.

A partir de segunda-feira, 17, os bancos abrirão uma hora mais cedo. Ao invés das 11 horas, agora o horário será às 10. O horário de fechamento também será uma hora mais cedo. Sairá das 16 para as 15 horas. A medida vai valer até o dia 17 de fevereiro de 2017, última sexta-feira antes do término do horário de verão marcado para a meia noite do dia 18.

Tabagismo aumenta incidência de tuberculose no RN

Nas últimas décadas o Tabagismo tem se mostrado como importante fator de risco no país, tanto para o adoecimento como para a mortalidade da Tuberculose. Dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) revelam que, no Rio Grande do Norte, durante o ano de 2015, a frequência do Tabagismo entre os pacientes em tratamento de Tuberculose alcançou a taxa de 24,1%. Índices ainda superiores são encontrados entre os municípios da região metropolitana da Capital e da região de Mossoró, 25,9% e 26,7% respectivamente.

A alta incidência da doença tem causado um grande efeito negativo na Saúde Pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram anualmente no país vítimas desse mal social. Estudos mostram ainda, que a exposição à fumaça do tabaco aumenta em 1,9 vez o risco de se ter uma tuberculose latente, em 2 vezes o risco de desenvolver a forma ativa e 2,6 vezes o risco de morte pela doença, independente do uso de álcool e de outros fatores socioeconômicos.

Segundo relatório do Ministério da saúde, a nuvem tóxica do cigarro, altera todos os mecanismos de defesa e reduz a concentração de oxigênio no sangue, provoca o agravamento das lesões necrotizantes, prejudicando o já difícil e lento processo de cicatrização, causando sequelas ainda mais extensas e graves.

Série A : Dos 20 clubes do Brasileiro, 15 têm patrocínio estatal na camisa


Treze dos vinte times da Série A do Campeonato Brasileiro têm em comum a mesma marca exposta nas suas camisas. Fato inédito nas grandes ligas do futebol mundial, a concentração da Caixa Econômica Federal como patrocinador da maioria dos clubes é um retrato da dependência do investimento estatal na elite do futebol.

Com Internacional e Grêmio apoiados pelo Banrisul, banco do Estado do Rio Grande do Sul, o número de times com parceria com empresas estatais chega a 15. Ou seja, 75% dos clubes da primeira divisão do Brasileiro recebem dinheiro público, seja ele federal ou estadual.

Em 2016, a Caixa investiu R$ 132,5 milhões para expor sua marca em camisas de futebol. Além das equipes da elite nacional, patrocina sete clubes da Série B.

O contrato com valor mais alto pertence ao Corinthians. Um dos primeiros a exibir a marca, o time alvinegro recebe R$ 30 milhões por ano.

Procurado para comentar sobre a parceria, o clube respondeu que “não pode opinar sobre a estratégia de comunicação”.

A Caixa afirma que “o patrocínio tem o propósito de transmitir uma mensagem de dinamismo e agilidade com potencial de rejuvenescimento da marca”. A estatal informa que as parcerias ajudam a “incrementar os relacionamentos institucionais e negociais, possibilitando desenvolvimento de produtos e serviços destinados às pessoas físicas e pessoas jurídicas ligadas à cadeia de valor dos clubes de futebol”.

O banco exige dos clubes interessados que eles estejam nas séries A ou B do Campeonato Brasileiro. Precisam também apresentar certidão negativa de débitos, comprovando que não possuem dívidas fiscais.
Oferecendo valores muitas vezes maiores do que empresas privadas, a Caixa passou a ser procurada pelos equipes a partir de 2012.

FOLHA / BG