sábado, 22 de outubro de 2016


'Não vou esquecer', diz idoso ao falar de prisão injusta por morte da mulher

Após passar três noites em um centro de detenção provisória por suspeita de esfaquear e matar a mulher com quem foi casado por 58 anos, o aposentado Pedro Florentino de Souza, disse que será difícil deixar para trás as acusações feitas pela Polícia Civil em Brodowski (SP). Ele considera que foi tratado injustamente pela polícia. “Não vou esquecer nunca.”

Ele foi preso na segunda-feira (17) depois que a polícia apontou que as pegadas encontradas na cena do crime eram compatíveis com os chinelos usados pelo aposentado. Os investigadores também consideraram que não havia sinais de arrombamento na casa, o que apontou para a hipótese de que a idosa havia sido morta por alguém que não saiu do imóvel.

O caso, no entanto, sofreu uma reviravolta nesta quinta-feira (20) depois que a mãe de um adolescente de 16 anos procurou a polícia para acusar o filho pelo crime. Segundo a mulher, o jovem confessou ter matado a idosa para roubar. Ele foi apreendido e encaminhado para a Fundação Casa.

O delegado José Augusto Franzine, responsável pelo caso, negou que tenha havido um erro da Polícia Civil. "A única coisa que eu posso afirmar é que toda suspeita que até segunda-feira recaía só sobre o Pedro, agora recai também sobre o adolescente. Diminuiu um pouco a suspeita que havia sobre o Pedro. Temos mais uma linha de investigação agora.”

Pedro Florentino de Souza passou três noites na cadeia após ser apontado como suspeito (Foto: Carlos Trinca/EPTV)

Liberdade

Pedro deixou a prisão na noite desta quinta-feira (21) por ordem da Justiça. O aposentado, de 78 anos, disse que viveu momentos de angústia no centro de detenção. “Eu não passei bem porque eu estava longe da família, perdi a mulher. Fui tratado como um criminoso, como um réu mesmo. O coração faltava explodir porque é uma coisa que você não merece.”

Francisca André de Souza, de 76 anos, foi achada morta no quintal de casa. Segundo o idoso, no dia do crime, a mulher levantou cedo, como de costume, e pediu as roupas dele para lavar. Pedro disse que dormiu novamente e que, ao sair da cama, encontrou o corpo da mulher. “Eu não escutei ela chamar de jeito nenhum.”

Os filhos acionaram a polícia e o resgate, mas a vítima já estava sem vida. De acordo com a Polícia Civil, não havia sinais de que a casa havia sido invadida e uma marca de chinelo, como o que Pedro usava, foi achada próximo ao corpo da vítima. Com isso, ele foi apontado como principal suspeito e, preso.

“Me levaram pra delegacia. Aí o delegado foi falando e a gente é analfabeto, não sabe explicar direito. Perguntaram: ‘como é que você matou?’ É difícil. O duro é que eles falam: ‘por que você matou, como é que você matou ela?’ Eu não matei ninguém. O delegado falou assim o senhor está preso. Eu não falei nada, eu esperei a decisão dele. Falei, meu Deus, não é eu. Ele não acreditou”, disse.

Nesta quinta-feira, a auxiliar de costura Miriane Brasil procurou a polícia para afirmar que o filho dela, um jovem de 16 anos, havia confessado o crime porque tinha a intenção de roubar o casal. Abalada, Miriane lamentou a atitude do filho e disse que o jovem demonstrou frieza ao descrever como matou a idosa. “Eu morri por dentro”, disse.

Em depoimento à polícia, no entanto, o jovem negou envolvimento no crime.

O idoso considera que foi tratado de forma injusta pela polícia. "Eu não faço isso nem um grilo na rua. Eu fazia tudo com ela, sempre juntos. Vem esses bandidos e fazem isso comigo. Ainda bem que a minha família está me apoiando muito, estou muito emocionado. Esquecer eu não vou esquecer nunca. Vamos pelejar, pegar com Deus primeiro."

Miriane Brasil chora ao falar sobre a confissão do filho, suspeito de matar idosa (Foto: Chico Escolano/EPTV)

Despreparo

Para o filho do casal, Nivaldo Florentino de Souza, a investigação apresentou falhas desde o início. “Foi muito fraco o serviço da polícia científica. Tem a gaveta que pegou a arma e ninguém se preocupou de tirar uma digital ou apreender a gaveta. Só olharam a pegada de chinelo no chão e tiraram foto. Exibiram ele [o pai] como se fosse um troféu”, disse.

O advogado da família, Élizon de Souza Vieira, afirmou que vai mover uma ação contra o Estado. “Isso é fruto do despreparo, de açodamento, de alguém que quer dar uma resposta rápida para a sociedade e comete um erro dessa envergadura. A polícia errou e errou muito. Ele deixou de ir ao velório da sua esposa, com quem foi casado por 58 anos, por um despreparo policial”, declarou.

Pegadas deixadas na casa da vítima serão confrontadas com sola do chinelo do jovem (Foto: Chico Escolano/EPTV)

Jovem de Jardim de Piranhas morre vítima de meningite


A cidade de Jardim de Piranhas recebeu com imensa tristeza a morte da estudante de Biomedicina, Emanuella Cavalcanti. Filha do casal Emerson Cavalcanti e Antonela, a jovem foi vitimada por uma meningite.

Emanuella é sobrinha do radialista e vereador em Jardim de Piranhas, Jarles Cavalcanti, que é irmão do seu pai.  Não há dor no mundo que supere a perda de uma filha tão querida, mesmo assim o blogue estende sua solidariedade aos familiares, amigos e ao povo jardinense por irreparável perda.

Mesmo num cenário desafiador, LATAM Cargo Brasil comemora 20 anos e mantém investimento em tecnologia e infraestrutura sob nova identidade


A LATAM Cargo Brasil, unidade de cargas do Grupo LATAM, comemorou (17) seus 20 anos de operação. Com uma ampla malha aérea oferecida pela companhia, a então TAM Cargo surgiu em 1996 e, desde então, cresceu investindo em infraestrutura e tecnologias para o serviço de cargas, além de apostar em iniciativas que asseguram a fidelização de clientes e ampliação dos acordos corporativos. Atualmente operando com a nova marca LATAM Cargo, a empresa possui uma equipe de mais de 2 mil funcionários e está presente em 22 terminais distribuídos no Brasil.

“Estamos contentes em chegar a este marco de duas décadas oferecendo eficiência e praticidade aos nossos clientes que nos acompanham durante esta jornada. Embora estejamos em um momento desafiador para a economia brasileira, nos últimos quatro anos nenhuma empresa de cargas no pais realizou um investimento desta magnitude, de R$ 96 milhões em projetos e melhorias de serviços, como tecnologia de rastreamento, por exemplo” afirma Luis Quintiliano, diretor geral da LATAM Cargo Brasil. “Conseguimos avançar na consolidação de uma malha integrada de carga e passageiros, aprimoramos a conectividade, fortalecemos a proposta de valor e a carteira de produtos, além de termos aprimorado os processos e custos para garantir a competitividade da companhia”, completou.

A partir da união da TAM com a LAN, em 2012, que resultou na LATAM Airlines no primeiro semestre de 2016, as filiais de cargas das companhias TAM Cargo e LAN Cargo receberam identidade única denominada LATAM Cargo, formando assim o maior grupo de empresas aéreas de cargas da América Latina, reunindo 140 destinos em 29 países. Neste ano, a empresa também lançou seu novo site (latamcargo.com), que faz parte do processo gradual de implementação da nova marca, que será estendido ao longo dos próximos anos.

A LATAM Cargo segue um modelo de negócios único no mundo, seguindo a estratégia do Grupo LATAM, baseado na combinação bem-sucedida das operações de passageiros e carga, que lhe permite maximizar a ocupação das aeronaves de passageiros, por meio do uso dos compartimentos de carga para realizar o transporte, além do uso dos aviões cargueiros, diversificando sua receita. A flexibilidade proporcionada por esse modelo permite à companhia rentabilizar suas rotas, mitigar efeitos sazonais e aumentar suas taxas de ocupação.

LATAM Cargo Brasil

A LATAM Cargo Brasil vem investindo, ao todo, em 22 terminais distribuídos pelo Brasil. O projeto de expansão de infraestrutura da empresa, que inclui a construção de novas estruturas, reformas, ampliação de terminais, tecnologia e segurança, teve início em 2013 e será finalizado em 2016, com investimentos de R$ 96 milhões. Em 2013, a empresa inaugurou o terminal de cargas em Manaus e prosseguiu, em 2014, em Goiânia e Natal. Em 2015, foram entregues os novos terminais de Guarulhos, Uberlândia, Sorocaba e Belém. Até o final de 2016, a LATAM Cargo planeja as inaugurações dos terminais de cargas em Osasco, Curitiba, Brasília e Fortaleza, além de já ter entregue o do Galeão, no Rio de Janeiro.

“Estamos investindo no Brasil, um país de dimensão continental, mas com o modal aéreo de cargas ainda subutilizado, com uma representatividade de aproximadamente 0,05% quando comparado aos modais rodoviário, ferroviário, fluvial e por oleoduto, enquanto nos Estados Unidos essa participação é de quase 1%. Portanto, o potencial para o transporte de cargas é muito grande e queremos aproveitar quando houver consolidação da retomada da economia brasileira”, estima Diogo Elias, gerente sênior comercial da LATAM Cargo Brasil.

Com a melhoria da infraestrutura e a retomada do crescimento, esse mercado poderá crescer 58% até 2020, conforme apontam estudos da Abear.

Travesti é morta a facada em Natal

Uma travesti foi assassinada a facadas na noite desta sexta-feira (21) no bairro Nazaré, Zona Oeste de Natal. O companheiro da vítima, suspeito do crime, foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Márcio Marques Evangelista, conhecido como Julia Sofia, de 20 anos, morreu dentro de casa.

O criminoso usou uma faca de cozinha para atingir Julia. O suspeito preso pela PM já tem passagem na polícia. Ele foi apreendido quando adolescente por causa de um assalto.

O jovem é usuário de drogas e, segundo a família Julia Sofia, as brigas do casal eram geralmente por causa de dinheiro para alimentar o vício.

A mãe e a irmã de da travesti foram à delegacia e não quiseram falar com a imprensa. Elas pediram justiça para que o suspeito fique preso.

Fonte: G1.

Polícia faz "teste do bafômetro" em criança que andava com seu carrinho de plástico na rua

Por Elisandra Borba

Bom humor para aproveitar o fim de semana. A polícia de Cheshire, no reino Unido, publicou um foto no Twitter oficial da corporação, mostrando uma abordagem inusitada: Uma menina, andando com seu carrinho de plásticopela rua, foi abordada pelos agentes. Na publicação, eles brincam, dizendo que perguntaram aos pais da motorista se ela havia bebido antes de dirigir. O agente pediu para a garota soprar o equipamento e depois liberou a menina.


Cheshire Police

Urgente : Polícia registra assalto no Centro de Caicó

Na manhã deste sábado (22), foi registrado  próximo a ponte do Rio Barra Nova no Centro de Caicó.

Um homem abordou uma mulher e tomou a bolsa da mesma. A vítima disse a polícia que o suspeito trajava camisa na cor amarela e fugiu numa moto na cor vermelha com destino ao bairro João XXIII.

Governo do Estado inicia tratativas para implantação do processo administrativo eletrônico

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte iniciou as tratativas com o Ministério do Planejamento para utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI – do Governo Federal. A informação da cessão do Sistema foi confirmada nesta sexta-feira, após reunião em Brasília entre o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa, e o secretário adjunto de gestão do Ministério do Planejamento, Cassiano Alves.

A cessão foi solicitada pelo titular da Secretaria da Administração ao Ministério do Planejamento, que atendeu ao pedido de utilização do SEI sem qualquer ônus para o Estado. Com isso, todos os processos administrativos do Executivo Estadual tramitarão eletronicamente, eliminando o uso do papel e garantindo mais agilidade.

A previsão é que, após assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério, prevista para o próximo mês, em seis meses o sistema comece a funcionar em todo o Rio Grande do Norte.

Para o secretário da Administração, esse será um grande avanço para o Estado e um legado que será deixado para as futuras gerações.

BG / Plantão Caicó

Correios publica edital de abertura para concurso público com objetivo de preencher 2.346 vagas

 Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos publicou edital de abertura para concurso público com objetivo de preencher 2.346 vagas mais formação de cadastro de reserva nas funções de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo em 345 municípios de todas as regiões do país.

Os cargos exigem ensino médio completo e a remuneração oferecida é de R$ 1.588,98 mais benefícios de vale alimentação (R$763,80), vale transporte, auxilio creche (R$ 360,20) e assistência médica e odontológica, além de plano de carreira e possibilidade de desenvolvimento profissional. A jornada de trabalho será de 44 horas semanais com atividades de segunda a sábado podendo ocorrer escala de revezamento aos domingos e feriados.

Serão reservadas 20% das vagas para pessoas com deficiência. A prova objetiva terá 60 questões divididas nos temas de língua portuguesa, matemática e informática. Os candidatos nas funções de carteiro e operador de triagem e transbordo farão avaliação de capacidade física. As provas serão realizadas em várias cidades do país. A confirmação da data e divulgação dos locais e horários serão por meio do endereço eletrônico.

Multa por som alto será de R$ 195,23 a partir de 1º de novembro

Foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) a resolução 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), norma que proíbe o som em veículos que possa ser ouvido do lado externo do carro, causando perturbação ao sossego público.

Desrespeitar a regra significa cometer uma infração grave, punida com uma multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de 1º de novembro, o valor cobrado será de R$ 195,23, quando entra em vigor o reajuste geral para todas as punições financeiras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A medida já era estipulada pelo artigo 228 do CTB, mas atrelava o nível do ruído a condições autorizadas pelo Contran. Antes, a resolução 204 do Contran previa a multa apenas nos casos que superassem 80 decibéis em uma distância de sete metros do veículo em questão.

Segundo a nova resolução, a mudança foi necessária por conta da dificuldade de aplicar essa parte técnica da lei, que, inclusive, causou o aumento da impunidade dos infratores.

Em Belo Horizonte, as autoridades que têm a autorização para fiscalizar o trânsito emitiram apenas 30 multas em 2014, 60 em 2015 e 16 de janeiro a setembro deste ano. Em Minas Gerais foram 1.464 multas em 2014, 1.232 em 2015 e 1.008 de janeiro a setembro de 2016.

Opinião: Flamengo pode perder vaga direta para a Libertadores

Entretanto, a sequência de jogos dos cariocas não será das mais fáceis, e, não desconsiderem a possibilidade do Flamengo ficar de fora do G3 do Brasileirão.

Já neste domingo, o Rubro-Negro recebe o Corinthians na volta do Maracanã, mas, mesmo com casa cheia, a partida promete ser complicada, uma vez que, desde 2010, o Flamengo só venceu apenas duas, de um total de 13 jogos contra o Timão, tendo sido derrotado em 8 oportunidades.

Na sequência, encara o Atlético-MG no Independência. E fecha essa trinca de jogos “decisivos” no clássico contra o Botafogo.

Posteriormente, uma partida relativamente tranquila, contra o América-MG fora de casa e outra contra o Coritiba, em casa. Depois, encerra contra o Santos em casa, e o Atlético-PR na Arena da Baixada lutando por uma vaga no G6.

Por esses motivos acredito que o percentual do Flamengo vá ser um pouco abaixo da média nesta reta final, o que pode deixá-lo em uma situação complicada na luta pela vaga da Libertadores (direta), pois o Atlético-MG vem forte, com uma tabela boa e com confrontos diretos sendo disputados em Minas Gerais.

O Santos também tem uma tabela similar, e o Botafogo vem em grande momento. A briga do Flamengo será com essas equipes, caso não vença o Corinthians no próximo fim de semana.