terça-feira, 15 de novembro de 2016


Em ação policial, cão inocentemente deita no chão ao lado de suspeitos

Durante uma operação conjunta das polícias Militar e Civil no Estado de Santa Catarina, uma abordagem rendeu uma cena, no mínimo, inusitada. Quando os policiais determinaram que um grupo de homens suspeitos deitasse no chão para que os mesmos fossem revistados, um cãozinho decidiu se juntar aos suspeitos e também acabou deitando.

Na operação foram apreendidos dinheiro, armas e drogas, além de dois dos quatro homens. O viralizou na internet em decorrência da atitude inusitada do cão.

Dorival Júnior ganha ação milionária do Flamengo, que recorrerá ao TST

Adversário do Flamengo pelo título brasileiro, o técnico do Santos, Dorival Junior, teve nova vitória parcial de ação trabalhista movida contra o clube da Gávea. Demitido em março de 2013, o treinador entrou com ação em agosto de 2014 cobrando salários atrasados, direitos de imagem, férias, FGTS e outros dividendos. Os valores ainda serão calculados ao fim do processo por um contador judicial, mas podem ultrapassar R$ 11 milhões com os ganhos de causa parciais do técnico. Derrotado em primeira e segunda instâncias, o Flamengo vai recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O departamento jurídico do Flamengo informou que está avaliando a decisão. “Houve itens favoráveis ao clube também, mas iremos recorrer daqueles favoráveis ao autor”, disse em nota o clube. A expectativa é conseguir diminuição substancial dos valores finais no pedido do atual técnico do Santos. O Flamengo gastava mais de R$ 1 milhão por mês com a comissão técnica de Dorival Júnior - que incluía os auxiliares Lucas Silvestre e Ivan Izzo, e o preparador físico Celso de Rezende.

Um acordo entre clube e treinador não está descartado, mas, com a derrota parcial em duas instâncias, a posição rubro-negra em uma eventual negociação não é de vantagem. É provável que o Flamengo encomende por conta própria o cálculo do total devido antecipadamente a um especialista. Internamente, a avaliação é de que houve erros nos contratos celebrados com Dorival Júnior que deixaram o clube em uma situação de risco.

Dorival: técnico teve passagem curta pelo Flamengo e foi demitido em março de 2013(Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

Contratado durante o Brasileiro de 2012, Dorival assinou com o Flamengo até dezembro de 2013. Vencedora das eleições no fim daquele ano, a administração Eduardo Bandeira de Mello propôs redução salarial do treinador, que teria reajuste em maio - segundo contrato firmado pela gestão Patricia Amorim. Sem acordo, o técnico foi demitido.

Na peça inicial dos seus advogados, o treinador cobrava salários atrasados, direitos de imagem, férias, FGTS e multas, além de pedir, por exemplo, cálculo sobre a premiação da Copa do Brasil de 2013 – conquistada pelo Flamengo com Jayme de Almeida, após saída de Mano Menezes - e da quebra de sigilo contratual com valores de salários do técnico e da comissão divulgados na imprensa. Nestes dois casos, a magistrada entendeu que não havia direito a indenização.

Os advogados rubro-negros pediram a nulidade do contrato de prestação de serviços e direitos de imagem do treinador – alegando “fraude ao contrato de trabalho” -, mas a juíza do trabalho Paula Cristina Guerra Gama negou os argumentos do departamento jurídico do Flamengo. O GloboEsporte.com tentou contato com a advogada Giane Brusque Bello, que preferiu não comentar qualquer ponto da ação trabalhista de seu cliente contra o clube carioca.

Passagem de 37 jogos

Dorival chegou ao Flamengo em meio ao Brasileirão de 2012, em substituição a Joel Santana. No total, ele comandou o time em 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas (aproveitamento de 51,3%). Em nota, o Flamengo justificou a demissão alegando que "a rescisão contratual reafirma a decisão da nova diretoria em trabalhar pelo equilíbrio financeiro do clube".
Globo Esporte

Novo exame de sangue detecta o câncer 10 anos antes dos primeiros sintomas


A medicina avança cada vez mais para alcançar a cura do câncer. Uma ótima notícia acaba de chegar diretamente da Universidade de Swansea, no Reino Unido. Os pesquisadores da instituição criaram um teste com alto índice de acerto que pode indicar a presença de mutações responsáveis pelo desenvolvimento do câncer.

Com esse novo exame é possível prever a doença até 10 anos antes do surgimento dos primeiros sintomas. Ou seja, o monitoramento precoce aumentaria a eficiência no combate a possíveis tumores. Como se sabe, a prevenção é a grande arma contra o câncer. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura ou controle com qualidade de vida para o paciente.

Mas esse exame revolucionário, que poderá salvar milhões de vidas, só estará disponível em 5 anos. Os protocolos médicos exigem que outros testes sejam realizados para atestar a eficácia do procedimento.

Delegado de Polícia Civil é morto a tiros durante tentativa de assalto em Fortaleza

Crime ocorreu na Rua Noruega, no Bairro Maraponga. Esse é o 26º policial assassinado neste ano no Ceará.

O delegado Audízio Ferreira Santiago Pinheiro de 55 anos foi assassinado na manhã desta terça-feira (15), durante uma tentativa de assalto no Bairro Maraponga, em Fortaleza. Segundo o comandante de Policiamento da Capital, coronel Francisco Souto, o delegado que trabalhava na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), estava acompanhado de familiares, na Rua Noruega, quando foi abordado por um casal em uma moto.

A polícia apurou com testemunhas que o policial não esboçou nenhuma reação. Uma pessoa que estava ao lado do delegado fugiu e a dupla efetuou vários tiros. Audízio foi atingido no olho esquerdo e morreu no local. Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando Tático Motorizado (Cotam) realizam buscas com objetivo de prender os suspeitos.

Paraná terá mega aeroporto de cargas

Um aeroporto de cargas com pista de quatro mil metros de comprimento, quase o dobro da pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, deve ser construído entre Curitiba e Ponta Grossa, na região do quilômetro 46 da BR-277, em São Luiz do Purunã (Campos Gerais do Paraná).

O projeto aguarda licença do Quinto Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (Conar), em Porto Alegre (RS). A próxima etapa, após a licença da Aeronáutica, é a licença no Instituo Ambiental do Paraná (IAP).

A área adquirida para construção do aeroporto tem 600 hectares. Segundo o empresário Joel Malucelli, dono da área e fundador do grupo responsável pelo projeto, o novo aeroporto poderá receber os maiores aviões do mundo, incluindo o Antonov Mriya An-225, que aterrissou nessa segunda-feira (14) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

“O objetivo principal são os aviões de carga. Hoje, aviões aterrizam em Curitiba com no máximo 30% da carga e decolam com 20% porque a pista é muito curta. A base principal é Vira Copos (em Campinas). Com esse projeto, nós poderemos aceitar o maiores aviões que existem no mundo”, afirma.

O modelo de negócio deve seguir o aplicado no Aeroporto de Vira Copos, em Campinas no Interior de São Paulo, onde circulam as maiores cargas distribuídas no Paraná. O projeto do novo aeroporto também contempla a circulação de aviões executivos.

“A princípio aviões de carga, mas certamente aviões executivos. Nossa intenção em futuro próximo é que alguma empresa aérea adote esse novo aeroporto como a Azul adotou o Aeroporto de Vira Copos”.

De acordo com o Malucelli, o “mega aeroporto” seria alternativa para um provável congestionamento de cargas.

“Há necessidade de ter um porto seco da Receita Federal, barracões de depósito de mercadoria, toda estrutura de um aeroporto novo, principalmente de um aeroporto desse porte. Atendendo uma região industrial como é Ponta Grossa, nós temos certeza de que será um sucesso esse projeto”, confia.

O presidente do grupo, Alexandre Malucelli, afirma que o novo aeroporto atende a uma demanda notável da região.

“A região vem crescendo e tem demanda para um aeroporto de cargas. Como o estado se industrializou bastantes, um aeroporto de cargas que não tenha uma limitação de pista, pensando na área industrial de Curitiba, o pólo logístico que é a região de Ponta Grossa, estamos entre esses dois pólos. Faz todo sentido a localização “.

“É um aeroporto privado desde sua concepção, não um aeroporto público em que está sendo cedida a concessão. Para aviação executiva, já tem vários projetos no Brasil, mas o aeroporto de carga, comercial de carga, é inovador e tem seu tempo de maturação, inclusive no licenciamento”, diz.

O projeto também prevê a construção de uma rodovia que vai ligar a BR-277 ao Aeroporto. O pedido de licença para o início do empreendimento foi protocolado na Secretaria Nacional de Avião Civil.

O grupo JMalucelli, tutor do projeto, espera atender todas as providências solicitadas pelo órgão até o fim do ano. Depois disso, o projeto entra em fase de captação de recursos e execução.

Associação dos militares entram na justiça contra atraso de repasse pelo estado


Consideradas essenciais para a preservação da democracia, as associações têm seu funcionamento protegido pelo art. 5º da Constituição da República de 1988, tamanha sua importância.

No Rio Grande do Norte, porém, essas entidades, pelo menos as dos militares, estão com seu funcionamento comprometido. Nos últimos dois meses, o Governo do Estado deixou de efetuar os repasses dos recursos descontados na folha de pagamento dos servidores sócios.

Sem esses montantes, as associações ficam impossibilitadas de arcar com suas obrigações financeiras, com atraso de funcionários e fornecedores. Com isso, o risco de prejudicar a prestação dos serviços essenciais, como o jurídico e o odontológico, é iminente.

A Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM/RN) ingressou com ação judicial contra a medida, considerada abusiva e ilegal. “Estamos judicializando o processo. A culpa não é do sócio”, disse o presidente da entidade, Dalchem Viana.

Por sua vez, a Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó/RN (APBMS) já tomou a mesma medida. No caso desta entidade, foram duas ações: uma contra o Estado e outra direcionada ao Secretário da Administração e dos Recursos Humanos do RN, Cristiano Feitosa. “Essa ação já está correndo na Justiça”, diz o presidente da APBMS, Josivan Rangel.

O caso obteve uma decisão favorável e, em decorrência desse fato, o Estado está obrigado a efetuar o repasse ainda até o quinto dia útil do mês. Mesmo assim, não o tem feito.

A medida abusiva do governo atinge ainda pelo menos outras duas entidades: a Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (APRAM) e a Associação de Praças da Polícia Militar da Região Agreste (ASSPRA PM RN).

Os presidentes das Associações de Policiais e Bombeiros Militares do RN têm pedido a compreensão dos sócios neste momento de dificuldade. Todos ressaltam a importância de manter vivas tais instituições, que contribuíram sobremaneira nas diversas conquistas obtidas pelas categorias militares nos últimos anos.

Para eles, lutar pela preservação delas é essencial para continuar o caminho de avanços das diversas categorias.

Assessoria de imprensa PM - RN

Pró transporte avança nas obras da Zona Norte de Natal


Visando melhorar a mobilidade urbana da Zona Norte da capital, a obra do Pró-Transporte encontra-se atualmente com 43% dos serviços executados, aliviando o tráfego de carros, além de impulsionar o desenvolvimento da região.

Hoje, técnicos e engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN trabalham em quatro frentes do projeto:

A construção do viaduto da Redinha, que dará acesso à Ponte Newton Navarro, e as Avenidas João Medeiros Filho, Conselheiro Tristão e Litorânea, desafogando os constantes engarrafamentos no local, dando plena funcionalidade a Ponte Newton Navarro, tanto para quem entra, quanto para quem sai da zona norte. Esse trecho está com 42% dos serviços finalizados.

Na Avenida Moema Tinoco, ao lado da via está sendo construída uma lagoa de captação das águas de drenagem para evitar alagamentos, principalmente, em frente ao cemitério, ponte crítico e recorrente de inundações no local e adjacências.

Já na Avenida Rio Doce, entre a Avenida Itapetinga e o Ginásio Nélio Dias, está sendo executada a implantação da pista projetada ao longo de toda a via, além dos serviços de drenagem.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, trabalha para entregar toda a obra em 2017, sendo no primeiro semestre os seguintes trechos: Viaduto da Redinha, Avenidas Rio Doce, Tocantínia, Moema Tinoco/ Conselheiro Tristão, no trecho que compreende o Viaduto Redinha até a entrada de Genipabu. Para o segundo semestre ficará apenas a Avenida das Fronteiras.

“Essa é a principal e maior obra de mobilidade urbana em andamento na capital potiguar, possibilitando um novo acesso ao aeroporto, uma vez que interligam a BR-101 ao anel viário e a BR-304 (Thomas Landim) à Avenida Moema Tinôco, dotando de 13 km de faixas duplicadas, com faixas exclusivas para ônibus, sendo 11 km de ciclovia”, explica o secretário da SIN, Jader Torres.

O Pró-transporte vai proporcionar uma relevante melhoria da qualidade de vida da população. Serão implantados novos abrigos de passageiros, ciclovias, e calçadas padronizadas, o que vai permitir maior mobilidade de ciclistas e pedestres, principalmente daqueles com maior dificuldade de locomoção.

“Quando concluída, essa obra vai mudar consideravelmente a vida da população da Zona Norte, com a implantação de um novo conceito de mobilidade na região, onde há pelo menos 10 anos os moradores esperam por essa melhoria”, finaliza Torres.

Sinal analógico de televisão será desligado na próxima quinta em Brasília

Termina nesta quinta-feira (17/11) o novo prazo para as emissoras de televisão do Distrito Federal desligarem o sinal analógico. Os moradores da capital e de nove cidades do Entorno deverão adaptar a televisão para receber o sinal digital de TV aberta. São elas: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

O prazo inicial para o desligamento analógico era 26 de outubro. À época, 80 mil famílias ainda não estavam preparadas para receber o novo sinal. A exigência da portaria que instituiu o desligamento era que pelo menos 39% das casas estivessem aptas, o que não ocorreu.

Para adequar a TV o novo sinal, telespectadores devem instalar uma antena ou um conversor digital, para aparelhos mais antigos. A maioria dos novos televisores já vem com conversor de TV digital integrado.

Clima entre Luan Santana e Wesley Safadão fica tenso por suspeita de boicote

Luan Santana e Wesley Safadão: climão entre os cantores Foto: divulgação

Não convidem Wesley Safadão e Luan Santana para o mesmo camarim. O clima anda pouco amistoso entre os dois cantores. Pessoas da equipe de Luan acreditam que ele vem sofrendo um boicote da produtora de Safadão, responsável pela venda de shows do sertanejo no Nordeste. Ele ficou de fora, inclusive, de dois grandes festivais que serão organizados pela tal produtora no verão, em João Pessoa e Porto de Galinhas.

Apesar de contar com Luan Santana entre seus artistas, seu nome foi deixado de lado. Outros cantores do mesmo segmento, como Gusttavo Lima e Jorge e Mateus, estarão entre as atrações, alimentando as suspeitas do boicote. “Luan gravou uma participação no DVD do Safadão e não recebeu o carinho de volta”, revela uma fonte, que completa: “Teve gente da equipe de Wesley que comemorou quando ele levou mais gente que Luan, recentemente numa casa de shows em São Paulo”.

Luan Santana tem shows agendados no Nordeste, como o réveillon na cidade de Salvador, mas nenhum deles foi vendido pela produtora de Safadão