domingo, 25 de dezembro de 2016


Com tornozeleira, preso faz concurso para delegado da Polícia Civil


Um dos candidatos do concurso para delegado da Polícia Civil de Santarém, no Pará, fez a prova usando uma tornozeleira eletrônica.

As informações são da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, deste domingo (25).

De acordo com o jornal, o incidente teria acontecido no último domingo (18).

Etapa comum em provas deste tipo, a análise da vida pregressa do pode eliminar um candidato que já foi preso, segundo entendimento da banca.

Pane seca é a principal causa de acidentes aéreos no Brasil



Acidente na chácara Recreio São Joaquim, em Goiás, em junho do ano passado. Tripulante e passageiro saíram ilesos.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) produziu 45 relatórios finais de acidentes que ocorreram entre 2002 a 2015 a respeito da queda de aeronaves no Brasil que tiveram como principal causa a falta de combustível, conhecida como “pane seca”. Desses acidentes, 27 ocorreram em áreas rurais. Ao todo, 11 pessoas morreram das 107 que estavam a bordo de aviões e helicópteros acidentados. Outras sete foram feridas gravemente.

Por conta desses acidentes, foram expedidas 81 recomendações de segurança de voo das quais 61 são direcionadas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nessas recomendações constam medidas como realizar gestões junto aos pilotos envolvidos e a divulgação do conteúdo dos relatórios em seminários, palestras e outros tipos de apresentações voltados aos proprietários de aeronaves, por exemplo. A Anac não explicou, até o fechamento desta reportagem, como tem atendido às recomendações.

A pane seca é tida como o principal motivo para tragédia em Medellín com o avião da Chapecoense, onde 71 pessoas morreram, incluindo grande parte da delegação do time, jornalistas, convidados e tripulação.  No Brasil, as fatalidades por falta de combustível ocorreram com 40 aviões e cinco helicópteros que ficaram com danos de “substanciais” a “graves”. Em agosto de 2015, o acidente registrado mais recente por conta de pane seca ocorreu na cidade de Pacaembu (SP). O avião do fabricante Cessna Aircraft teve de fazer um pouso forçado em um pasto, após parada total do motor. O piloto, único na aeronave, saiu ileso. Aliás, São Paulo foi o estado que teve maior número dos casos contabilizados, seguido por Minas Gerais, com seis casos.

Em uma das quedas que envolveram um helicóptero, a aeronave decolou de um condomínio privado na cidade de Fronteira (MG), com destino ao aeródromo de São José do Rio Preto (SP). Durante o percurso, o piloto constatou uma pane no motor o que fez com que ele realizasse uma colisão contra o solo durante o pouso. Das quatro pessoas que estavam a bordo, três não tiveram ferimentos graves.

“Responsabilidade é do piloto”

O especialista em aviação civil João Carmo explica que a decisão da quantidade de combustível que será abastecida antes do voo é tomada pelo comandante da aeronave em questão e que a competência de abastecer cabe a algum dos tripulantes. Além disso, Carmo lembra que o plano de voo inclui a informação da quantidade de combustível definida pelo piloto e que ela passa por uma revisão na sala de tráfego. “O formulário é avaliado pelo órgão de controle, no caso, pela sala de tráfego, para verificar se a aeronave preencheu os dados de acordo com o requisito”, afirma.

“Pouco combustível também é pane seca”, explica o especialista e acrescenta que a falta de combustível pode vir por diversas causas. “Ela (pane seca) pode ocorrer por falha técnica, por exemplo, vazamento de combustível ou porque o piloto decidiu voar além do limite que a aeronave comporta”.

Consumo do combustível

Segundo professor de aviação civil, há variáveis que podem influenciar o consumo de combustível das aeronaves. “A altitude de voo, assim como o vento, alteram o consumo pelo fato de mudarem os tempos de voo. Por exemplo, quanto mais alto, economiza mais combustível. Essas coisas não só podem como devem ser previstas”, disse.

Urgente : Tentativa de suicídio na zona oeste de Caicó

Por volta das 20:00h deste domingo  (25), foi registrado uma tentativa de suicídio em uma residência na Hamilton Camboinho, próximo ao Bar da Lúcia, no Bairro Walfredo Gurgel na zona oeste de Caicó.

Um homem tentou  suicídio em sua residência, usando uma corda, o fato só não foi consumado porque os familiares chegaram a tempo e evitaram a tragédia.


Uma equipe do Samu Caicó foi acionada e socorreu a vítima para o Hospital Regional do Seridó.

Essa é a segunda vez que o mesmo tenta suicídio.

Rússia resgata corpos após queda de avião


Vários aviões Tupolev Tu-154, de concepção soviética, já sofreram acidentes. (Foto: AFP)

A Rússia mobiliza equipes de buscas e salvamento para resgatar as vítimas da queda do avião que levava os integrantes do coro do Exército Vermelho. Eles iam celebrar o ano novo com as tropas russas na Síria.


O avião militar russo sumiu dos radares logo após a decolagem às 5h27 deste domingo, 25, e de acordo com as autoridades não há “sinais de sobreviventes" entre as 92 pessoas a bordo. A aeronave partiu do aeroporto da cidade de Adler, ao sul do balneário de Sochi, no Mar Negro e voaria para a base aérea de Hmeimim, perto de Latakia, no noroeste da Síria.


"Participam das buscas 32 barcos e navios, 80 mergulhadores, cinco helicópteros e veículos controlados remotamente", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konachenkov.


A lista de passageiros inclui 65 membros do Conjunto Alexandrov, conhecido durante suas viagens ao exterior como o coro do Exército Vermelho, oito militares, oito tripulantes, nove jornalistas, dois funcionários civis e a diretora de uma organização de caridade respeitada na Rússia, Elizaveta Glinka.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a formação de uma comissão de investigação liderada pelo primeiro-ministro Dmitri Medvedev. “O governo foi instruído a criar uma comissão a ser chefiada pelo ministro dos Transportes. Uma investigação completa será conduzida para determinar a causa do acidente e todos os esforços vão ser feitos para prestar apoio às famílias das vítimas. Amanhã será um dia nacional de luto”, informou.


Em Moscou as pessoas colocaram flores em frente ao prédio do Conjunto Alexandrov. A aeronave modelo Tupolev Tu-154 voava há 33 anos. Foi consertado pela última vez em setembro de 2014 e revisado em setembro deste ano.

O Povo Online / Plantão Caicó

Wesley Safadão ganha de Natal carro de R$ 150 mil da esposa


O Natal da “lembrancinha” não afetou todos os brasileiros. Wesley Safadão, por exemplo, ganhou um presentão da mulher, Thyane Dantas.

Ela postou vídeos do momento no Instagram. Nas imagens, o casal, juntamente com o restante da família e amigos, vão para a frente da casa, onde um caminhão, todo decorado com balões vermelhos em forma de coração, está levando um carro.

“Pode entrar, meu presentinho de Natal!”, comemorou o cantor no Snapchat. O modelo escolhido por Thyane é um Mini Cooper, que pode custar até R$ 150 mil, dependendo do modelo.




Terremoto de magnitude 7,7 atinge o Chile

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Chile neste domingo (25), informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do tremor foi registrado a 77 km de Puerto Quellon e a 14.9 km de profundidade.

De acordo com a agência Reuters, o Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta de tsunami para um raio de 1.000 km do epicentro.

Coral que cantou na abertura dos Jogos de 2014 estava em voo que caiu no Mar Negro

Um novo acidente aéreo marcou o mundo esportivo antes do final do ano. Na noite de natal, um avião militar russo caiu no Mar Negro com 92 pessoas. Dentre as vítimas, estavam os membros do coral oficial das forças armadas do país soviético, o Alexandrov, que cantou na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi.


O avião modelo Tu-154 levava soldados do exército soviético, repórteres e 64 membros do também conhecido como “Red Amry Choir” (Coral do Exército Vermelho), que iriam se apresentar para as tropas russas na base aérea de Hmeimim, perto de Latakia, no ano novo. O voo saiu da capital Moscou e fez um pouso em Sochi para reabastecimento.



Segundo o Ministério de Defesa russo, fragmentos do avião foram encontrados a 1,5 quilômetros da costa do Mar Negro na cidade de Sochi, em uma profundidade de 50 a 70 metros. Nenhum sobrevivente foi encontrado.

Um áudio gravado que foi veiculado na mídia russa mostra uma conversa calma entre o piloto e os controladores de tráfico. Em um momento, as vozes e o avião desapareceram a não conseguiram mais estabelecer contato. As condições de voo foram consideradas favoráveis.




O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou luto nacional nesta segunda-feira. Além dos 64 membros do coral, incluindo seu diretor Valery Khalilov, estavam nove jornalistas, oito soldados, dois civis e oito membros da equipe do avião.

Em outubro de 2001, um avião do mesmo modelo Tu-154 e operado pela Siberian Airlines foi abatido sobre o Mar Negro matando 78 pessoas, em sua maioria israelenses. As autoridades militares ucranianas mais tarde teriam admitido que o avião poderia ter sido atingido durante treinamentos militares.

Confira a apresentação do coral Alexandrov, ou Red Army Choir, nos Jogos de 2014:

Brasileiro cria gasolina mais barata e mais potente e é preso

O químico Gilmar dos Reis, 57 anos, foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira pela Operação Octanagem da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo e do Ministério Público de Porto Alegre por vender combustível sem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que constitui “crime contra a ordem econômica”.

De acordo com chefe de Fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o engenheiro químico Renato Zucchetti, “ficou comprovado que o combustível apresenta elevada eficiência carburante tanto na baixa quanto na alta rotação”. A “gasolina genérica” criada pela empresa de Gilmar seria uma mistura de metanol e solventes, com dosagem e processo de produção ainda desconhecidos. No início, proporcionaria mais potência com menos consumo, mas, a curto e médio prazo, provocaria danos mecânicos graves.


“É impressionante. Chega com o tanque vazio, coloca aquela gasolina e sai andando normalmente. Estávamos diante de um ‘professor pardal’, que conseguiu criar uma fórmula sem o petróleo como matéria-prima”, frisou o delegado da 1ª DP, Tarcísio Kaltbach. A “gasolina genérica” era vendida a 3 reais o litro. “Apuramos que a capacidade de produção era de pelo menos 10 mil litros por mês”, comentou o delegado.

Avião Militar russo cai no mar Negro com 92 pessoas a bordo


UOL

Avião é do mesmo modelo que este, fotografado em janeiro de 2001

Um avião militar russo que seguia para a Síria caiu no mar Negro com 92 pessoas a bordo, segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia. Não há sobreviventes.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a formação de uma comissão de investigação liderada pelo primeiro-ministro Dmitri Medvedev para determinar as causas do incidente. O chefe de Estado expressou "suas mais profundas condolências" aos parentes das vítimas.

O Tupolev Tu-154 decolou às 5h40 (00h40 no horário de Brasília) da cidade de Adler, ao sul do balneário de Sochi, no Mar Negro, com destino à base aérea de Hmeimim, perto de Latakia, no noroeste da Síria, de acordo com o Ministério da Defesa citado por agências de notícias locais.

Segundo as autoridades russas responsáveis pelas investigações, a aeronave havia feito escala em Sochi para reabastecimento. As equipes de resgate encontraram um primeiro corpo a seis quilômetros da costa de Sochi, indicou a essas agências o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konachenkov.

Vítimas

A lista de passageiros publicada pelo ministério inclui 64 membros do Conjunto Alexandrov, conhecido durante suas viagens ao exterior como o coro do Exército Vermelho, oito militares, entre eles o diretor do Conjunto Valeri Khakhilov, oito tripulantes, nove jornalistas, dois funcionários civis e a diretora de uma organização de caridade respeitada na Rússia, Elizaveta Glinka.

Esta última, conhecida como "Doutora Liza", levava medicamentos para o Hospital Universitário de Latakia, segundo o diretor do Conselho dos Direitos Humanos para o Kremlin, Mikhail Fedotov, em comunicado citado pela agência de notícias Interfax.

"Esperamos por um milagre até o fim", disse ele, lembrando que era ela "amada por todos".

Os canais de televisão Pervy Kanal, NTV e Zvezda indicaram ter cada um três funcionários a bordo do avião.

Viktor Klyushin/AP

Equipes de resgate russas recolhem destroços de avião militar que caiu no mar Negro

Investigação criminal

Uma investigação criminal foi aberta para determinar se violações das regras de segurança da aviação provocaram o acidente, indicou o Comitê de Investigação da Rússia, órgão responsável pelas investigações mais importantes do país.

Os investigadores estão interrogando os técnicos que prepararam a aeronave para decolar, segundo a mesma fonte.

O Ministério da Defesa também enviou uma comissão chefiada por um vice-ministro, Pavel Popov, de acordo com seu porta-voz.

Além disso, Putin pediu ao primeiro-ministro Medvedev para "formar e dirigir uma comissão do governo para investigar a queda do Tu-154", indicou o Kremlin em um comunicado.




MEGA PROMOÇÃO CALÇADOS NA LK MULTIMARCAS


Qualquer modelo

De R$ 180,00
Por R$ 120,00 a vista

Corra corra e vamos aproveitar até sábado.

Preço para divide no cartão fica R$ 150,00

Fica na loja Edisom Caicó na Rua Renato Dantas, 643 centro Caicó
99927-8030