Brasil pode sofrer com estiagem prolongada

09:14:00

O Brasil pode sofrer com um prolongamento da estiagem, que já dura cinco anos, de acordo com pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Para os estados do país que estão em situação mais precária hoje, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a tendência é piorar.

No documento, o grupo reforçou sua preocupação com o quadro hídrico da região Nordeste, devido à previsão negativa para os meses de fevereiro a abril deste ano. Os reservatórios costumam se recuperar nesse período, conhecido como estação chuvosa. No entanto, em 2017, as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Segundo o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), José Marengo, caso o quadro de estiagem se confirme e os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa, os impactos sociais e econômicos podem ser grandes.

Há ainda um "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes entre novembro desse ano e janeiro de 2018, de acordo com os pesquisadores do grupo, que indicam, mais uma vez, que Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte têm os índices mais preocupantes.

Dificuldades no Centro-Oeste e Norte

Nas últimas semanas, o Distrito Federal passou a viver um regime de racionamento de água, devido ao baixo nível de seu principal reservatório. De acordo com o pesquisador, as nuvens concentradas na região Sul podem não ter força para chegar à região central do país.

Outra área que desperta atenção é o extremo norte da região Norte, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima. “A preocupação se deve ao aumento do potencial de queimadas, principalmente a partir de fevereiro. Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto, elevando ainda mais a temperatura. É um ciclo vicioso”, explicou Marengo.

Leia Também...

0 comentários