Asteroide de grandes dimensões passará perto da Terra neste domingo

09:45:00


Um asteroide de 94 metros de diâmetro passará "próximo" ao planeta Terra neste domingo (5), mas sem risco de colisão. Segundo o Observatório Nacional (ON), o objeto 2013FK estará a uma distância de 2,7 milhões de quilômetros do planeta. O monitoramento é feito pelo ON por meio do projeto Impacton (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra).

Para realizar o monitoramento, o ON instalou um telescópio com espelho de 1,5 metro no Observatório do Sertão de Itaparica, em Itacuruba (PE). Com esse equipamento, os pesquisadores conseguem estudar as propriedades físicas dos asteroides. A depender do seu brilho, tamanho e distância, um objeto pode ser visto da Terra até mesmo com o uso de binóculos.

Outros asteroides

O objeto conhecido que mais próximo passará pela Terra é o 2012TC4, com 19 metros de diâmetro. No dia 12 de outubro de 2017, ele estará a 38.400 quilômetros da superfície do planeta ou um décimo da distância entre a Terra e a Lua. Mesmo tão próximo, não existe previsão de colisão.

Pouco antes dele, em 23 de setembro, o objeto 2006SR131, com 11 metros, se deslocará perto da Terra, a uma distância aproximada de 153 mil quilômetros. Até o momento, são os dois únicos identificados que estarão numa distância inferior entre a Terra e a Lua, que é de aproximadamente 384 mil quilômetros.

Leia Também...

0 comentários