Não sabe se tem dinheiro no FGTS ? Veja como descobrir usando app no celular

06:30:00


No final do ano passado, o governo anunciou que os trabalhadores poderão sacar todo o saldo das contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que estavam inativas até 31 de dezembro de 2015.

Essas contas inativas são criadas quando o trabalhador deixa o emprego. Atualmente, ele só pode sacar o dinheiro em alguns casos, como ao se aposentar, para comprar a casa própria ou quando completa três anos desempregado.

O anúncio fez muitas pessoas correrem para saber quanto dinheiro têm no FGTS. Uma das formas disponíveis para saber seu saldo é o aplicativo de celular.

1º passo: saber o nº do PIS, Pasep ou NIT

Antes de usar o aplicativo, é fundamental saber o número do PIS/Pasep ou o NIT (Número de Identificação do Trabalhador). O NIT é um código de identificação fornecido pela Previdência Social para quem não tem inscrição no PIS ou no Pasep --como o trabalhador doméstico, por exemplo.

Esses números podem ser localizados no cartão PIS/Pasep ou na carteira de trabalho.

Se não encontrar esses números, é possível ligar e perguntar na Central de Atendimento da Previdência Social: telefone 135, funciona das 8h às 23h, de segunda-feira a sábado. É preciso informar alguns dados pessoais, como nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento. O número é fornecido na hora.

Onde baixar?

O aplicativo está disponível para download gratuito em celulares de qualquer sistema operacional: Android (na Google Play), iOs (na App Store) e Windows (na Windows Store).

Cadastrar senha

Além do número do PIS, Pasep ou NIT, é preciso ter uma senha cadastrada.

Se ainda não tiver cadastro, clique em "primeiro acesso", preencha com seus dados e crie uma senha para fazer o login. O cadastro também pode ser feito no endereço http://zip.net/bdnfct (link encurtado e seguro).

Usando o app

Feito o login com a senha, é preciso confirmar ou atualizar o endereço.

As contas e saldos vão aparecer na tela. Clicando em cada conta, aparece o extrato com informações mais detalhadas.

A Caixa produziu um vídeo mostrando como usar o aplicativo, com mais detalhes. Confira clicando aqui.

Além do verificar o saldo e atualizar seu endereço, também é possível ver quais os postos de atendimento mais próximos.

Outras formas de consultar: site, SMS e agências

Além do aplicativo, há outras formas de saber o seu saldo do FGTS:

Agência da Caixa: O trabalhador pode ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, levando documentos de identificação, carteira de trabalho e o número do PIS,

Pela internet: Com o número do PIS, Pasep ou NIT em mãos, acesse o endereço http://zip.net/bdnfct (link encurtado e seguro). Nessa página, preencha um cadastro (com nome completo, nome do pai, nome da mãe, CPF, RG, título de eleitor e data de nascimento), confirme os dados e crie uma senha.

Por mensagem de SMS: O trabalhador pode se cadastrar para receber informações do extrato do FGTS por mensagens no celular. Porém, ao aderir a esse serviço, deixa de receber o extrato bimestral em papel em casa. O extrato anual do FGTS, com as informações consolidadas do ano, continuará a ser enviado pelo correio.

Como se cadastrar: Com o número do PIS, Pasep ou NIT em mãos, acesse o endereço http://zip.net/bdnfct (link encurtado e seguro). Nessa página, preencha um cadastro (com nome completo, nome do pai, nome da mãe, CPF, RG, título de eleitor e data de nascimento), confirme os dados e crie uma senha.


Leia Também...

1 comentários

  1. Como vai você hoje? Am senhor Harbat e eu mais dizer-lhe o prazer em informá-lo que agora dar empréstimo a uma taxa de juros muito baixa de 2% Contato lord harbat empréstimo Companhia via orbitfinanceloancompany@gmail.com.we dá tempo de vida oportunidade de empréstimo para indivíduos, negócios Empresas, seguros, etc.Are você em qualquer dificuldade financeira ou na necessidade de empréstimo para investir ou você precisa de um empréstimo para pagar suas contas não procure mais como estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Envie-nos um email: orbitfinanceloancompany@gmail.com

    ResponderExcluir