quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017


"Acabar com o carnaval é viver uma seca econômica", diz Batata


Enquanto alguns gestores fizeram em Caicó Carnavais milionários, a previsão orçamentária de gasto do Governo Robson Araújo é cerca de R$279 mil. A afirmação é do prefeito Batata em entrevista à imprensa na noite desta quarta-feira (15) na Câmara de Vereadores de Caicó.

Batata explicou que da cifra dos gastos R$120 mil já estão assegurados através de uma emenda impositiva vinda através do deputado estadual Gustavo Carvalho e o restante será arrecadado com a venda de pontos  e tributos arrecadados durante o evento. ” Acabar com o carnaval é ter a certeza de uma seca econômica para os pais de família que esperam o ano todo para poder ganhar um extra e pagar as contas e até mesmo os impostos municipais como o IPTU. Se o evento não acontecer o povo sairá perdendo”, destacou Batata.

O prefeito que teve uma audiência nesta quarta-feira (15) com a promotora Uliana, mostrou a viabilidade da realização de um evento que arrecada receitas, gera emprego, renda e aquece a economia do município.

DHPP prende líder do Sindicato do RN que comandava homicídios


Uma investigação conduzida pela Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) resultou, nesta tarde desta quarta-feira (15), na prisão do líder da facção criminosa Sindicato do RN que comandava e ordenava homicídios que ocorreram no Paço da Pátria, zona Leste de Natal, nos últimos dois anos.

Wildson Alves da Silveira, vulgo Binho ou Beck, 26 anos foi preso em flagrante com uma pistola. 380, 26 munições, dois carregadores e uma identidade falsa, quando estava à rua Janiópolis, no bairro de Pitimbu. Além da prisão em flagrante, a Polícia Civil tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça contra ele.

De acordo com as investigações da DHPP, ele está envolvido em diversos homicídios. Além disto, os assassinatos a serem efetuados no Paço do Pátria só podiam ocorrer com autorização dele. Em novembro de 2016, ele confessou que matou Romário Costa da Silva, conhecido por “Dentão”.

Viagem com conforto e segurança


Caicó - Natal - Caicó é com Inacinho Viagens.

De Segunda a Sábado

Caicó - Natal 3:00h e 14:00h
Natal - Caicó 02h40 min e 13:00h

Domingos

Caicó - Natal 14:00h
Natal - Caicó 14:00h

Disque viagens 84 - 9.9951-3565 / 84 - 9.8718-4140 / 84 - 3421-1920

Bandidos invadem casa de Polícial Militar e roubam sua arma na zona rural de Caicó

Três indivíduos armados e encapuzados invadiram a residência de um Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (15), na zona rural de Caicó.

Os acusados renderam o PM e levaram sua pistola calibre .40 juntamente com a carteira do Policial Militar e na residência ao lado os indivíduos levaram uma espingarda e uma certa quantia em dinheiro e fugiram com destino ignorado.

O policial não reconheceu nenhum dos ladrões que invadiu sua residência.

Dezenas de policiais militares estão em diligências para prender os acusados do crime.

Engenheiro avisa que Boqueirão não suporta as águas da transposição do São Francisco


A tão sonhada transposição das águas do Rio São Francisco para o açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) vai trazer alívio para a região de Cajazeiras que é abastecida pelo reservatório. Porém, ao mesmo tempo poderá acarretar grandes problemas. Isso porque, segundo o engenheiro Alexandre Costa, a estrutura do açude não suporta mais grandes cargas de água. Portanto, enchê-lo será um perigo, alerta o engenheiro.



Alexandre vai representar as classes empresarial e produtiva da região no Seminário de Gestão Estratégica das Águas que acontece nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) em Campina Grande. Na ocasião, o engenheiro cajazeirense pretende discutir também as obras da transposição que estão inacabadas e a necessidade de reparos em mananciais para receber as águas.

Alexandre Costa

Segundo Alexandre Costa, Boqueirão apresenta problemas principalmente nas barragens. Por causa disso, o reservatório não tem condições de receber nem 30% da sua capacidade máxima de água, que são 255 milhões de m³, e terá que escoar rapidamente grande parte do que receber da transposição.


O momento de fazer a intervenção era quando o manancial estava seco. Passou-se isso. Depois de dois séculos, as águas do São Francisco vão chegar e Boqueirão não vai suportar essas novas águas. A água que entrar vai ter que sair disse o engenheiro.

Barragem do açude de Boqueirão

Cobrança pela conclusão do Eixo Norte

No Seminário de Gestão Estratégica das Águas, Alexandre Costa pretende saber das autoridades por que algumas obras essenciais para que a transposição chegue à região de Cajazeiras continuam paradas. Muitas delas, segundo ele, é apenas por questões burocráticas como abertura de processo licitatório para substituir empresas. O complemento do canal da barragem de Caiçara para Boqueirão é uma dessas obras.



Nossa grande preocupação é a questão do complemento do canal da barragem de Caiçara para Engenheiro Avidos. É uma obra monumental, e para a conclusão dessa obra, especificamente para o município de Cajazeiras, falta esse ramal. Nós não entendemos por que razão essa obra não foi licitada, então a nossa presença nesse seminário é cobrar dos gestores qual o posicionamento sobre a continuidade desse novo canal.


Exposição sobre história e cultura do estado é aberta em Caicó

O município de Caicó abriga a partir desta quinta-feira (16) até dezembro uma grande mostra que retrata a história e cultura do Rio Grande do Norte inspirada na obra do escritor Luís Câmara Cascudo.

A exposição “Descobrindo o Rio Grande do Norte com Luís da Câmara Cascudo” estará aberta ao público seridoense, sempre de segunda à sexta, das 8h às 16h30, no Centro de Educação José Augusto-Ceja (Rua Zeco Diniz, S/N, Penedo, Caicó). Visitas de escolas e entidades poderão ser marcadas pelo telefone 3417 1715.

A exposição, promovida pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, exibe peças que revelam os detalhes da linha do tempo do Estado e seu contexto no Brasil e no mundo, destacando também aspectos fundamentais da cultura seridoense.

Haverá uma recepção onde estão instalados textos sobre a história da região com ênfase na obra musical com apresentação de canções alusivas à região e na exibição de figuras rupestres.

Para ilustrar a mostra foi produzido um catálogo especial com 46 páginas que detalha o conteúdo apresentado com ilustrações, informações históricas e culturais sobre a história e a cultura do Rio Grande do Norte, destacando a vida social, o folclore, a formação étnica, entre outros temas.

História do RN

Recortes da obra literária do etnógrafo conduzem o passeio pela história, desde a chegada dos portugueses, a tradição dos índios locais, a invasão holandesa, a fundação da cidade e seu desenvolvimento, o papel de Natal na 2ª Guerra Mundial, até o panorama atual. A mostra toma como base o livro História da Cidade do Natal, do autor potiguar.

A iniciativa consiste em um passeio entre os corredores históricos e galerias do Memorial, guiado pelo próprio Câmara Cascudo, através de recortes da sua obra literária. O visitante deverá viajar ao longo de mais de 500 anos de história, desde a chegada dos portugueses às nossas terras, os índios potiguares, o domínio holandês, a fundação de Natal, seus períodos áureos e conflituosos, o papel da cidade na 2ª Guerra Mundial, até chegar aos dias de hoje.

A mostra é composta por grandes painéis, bonecos em tamanho real de personagens ilustres e heróis potiguares, artefatos, livros, miniaturas, além de uma diversidade de objetos museológicos. Em cada trecho da exposição, painéis estampam textos de Câmara Cascudo, mapas, cartas náuticas, pinturas, fotografias, tudo em busca de se aproximar do visitante e despertar nele o interesse e valorização pela história potiguar e pela obra de Cascudo.

Uma outra parte da mostra aborda as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado que apontam para o futuro, como as obras realizadas nas áreas de saneamento, estradas, saúde, educação e recursos hídricos e outros setores essenciais.

Agora RN / Plantão Caicó

Iphone 8 chega no segundo semestre


Um dos lançamentos mais aguardados deste ano é do Iphone 8, previsto para o terceiro ou quatro trimestre. As especulações sobre o novo modelo estão em todos os sites de tecnologia do mundo, e espera-se um aparelho com tela praticamente sem bordas, como novo serviço de carregamento sem fio.