terça-feira, 28 de março de 2017


Vila Cidadã será realizado em Caicó e Currais Novos


O projeto Vila Cidadã chega nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), na região do Seridó e contemplará os municípios de Currais Novos e Caicó. Essas serão as 12º e 13º edições do projeto que oferece um dia de cidadania, lazer, educação e uma série de serviços para a população. A expectativa é de atender cerca de 3 mil pessoas.

Em Currais Novos o evento será realizado, na quinta-feira (30), a partir das 9h, na rua Tomás do O, no bairro JK. Já em Caicó, o evento será na sexta-feira (31), na avenida Seridó,  e Ilha de Sant’ana, a partir das 9h da manhã.

Dentre os serviços a serem oferecidos estão a realização de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis, dengue, glicemia, doação de preservativos, verificação de pressão arterial, emissão de carteiras de identidade, por meio do Itep, e de CPF, por intermédio da Central do Cidadão, intermediação de emprego, por meio do Sine-RN, Carteira do Artesão, orientações sobre programa habitacionais, oficina de sabão, entre outros. Além de distribuição de picolé, pipoca e parque de diversões para as crianças.

O Vila Cidadã é um projeto do Governo do RN, coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), que visa levar para perto da população os serviços públicos oferecidos pelo Estado. Até agora já foram contabilizados mais de 35 mil atendimentos nas 11 edições, que foram realizadas em: Mãe Luiza, Jardim Progresso, Leningrado, Conjunto dos Garis, Lajes, Pedro Avelino, Parnamirim, Serra de São Bento, São Miguel, Mossoró e Felipe Camarão.

URGENTE : Bandidos armados rendem funcionários e clientes de clínica e praticam roubo no centro de Caicó

O roubo foi registrado na tarde desta terça-feira, (28), na clínica de olhos de Dr Salvador que fica localizada na rua Janúncio Nóbrega 271, Centro de Caicó, bandidos armados tocaram o terror e fizeram cerca de 8 pessoas de reféns, entre clientes e funcionários.

Os dois assaltantes chegaram a bordo de uma motocicleta e de posse de revólveres possivelmente de calibre 38 e anunciaram o roubo mandando todo mundo ficar de cabeça baixa e entregar os pertences.

Os marginais roubaram cerca de 8 pessoas entre clientes e funcionários e em seguida evadiram-se do local levando dinheiro e vários pertences das vítimas.


A Polícia Militar realiza buscas na tentativa de prender os assaltantes.

URGENTE : Dois elementos assaltam Farmácia Barra Nova




No início da tarde desta terça-feira  (28), a Farmácia Barra Nova, localizada no bairro Barra Nova, foi alvo de mais um assalto, sendo roubado uma boa quantia em dinheiro não divulgado.


A Polícia Militar foi acionada e segundo informações,  uma funcionária que atendia a caixa operadora da farmácia foi surpreendida por dois elementos armados com uma arma de fogo.

Um dos elementos exigiu todo o dinheiro do caixa, enquanto o outro elemento dava apoio ao comparsa.


Após o assalto a duplo fugiu a pé em direção a uns serrotes por trás do antigo posto galileu.

Viaturas da PM realizaram buscas pelas possíveis rotas de fuga, mas os assaltantes não foram localizados.

Processo para tirar habilitação pode ter mudanças


Quem pretende dirigir e pensa em tirar a primeira habilitação poderá ter de passar por um processo diferente a partir deste ano. Com o intuito de melhorar os índices de aprovação e a qualidade dos motoristas, um grupo de trabalho envolvendo órgãos de trânsito e sociedade civil está propondo pelo menos 10 mudanças para reestruturar a formação de novos condutores no País.



Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), entre janeiro e fevereiro deste ano, 25% dos candidatos foram reprovados em prova prática e outros 25% não conseguiram passar no teste teórico.



Entre as principais mudanças propostas estão o aumento das 25 horas-aula atualmente exigidas na rua; a possibilidade de aula teórica a distância e a utilização de câmeras para registrar o aluno e comprovar o resultado do teste prático.


As medidas passam por debates na Câmara Temática de Educação para o Trânsito e têm até o próximo dia 31 para serem enviadas para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Se for aprovada, a reformulação passa a valer em 180 dias.



Uma das propostas prevê que as autoescolas de todo o País utilizem os sistemas de biometria e telemetria para comprovar a presença do aluno e garantir o que ocorreu durante as provas, para evitar fraudes. O sistema biométrico já é usado por autoescolas no Estado.



Segundo o diretor do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Espírito Santo, Anderson Perozini, as medidas vão evitar a ocorrência de fraudes e trazer mais transparência no processo para obter a carteira nacional de habilitação (CNH). “Agora teremos um processo mais transparente.”



Estudiosos em trânsito apontam vários problemas no processo atual. Para o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati, as aulas não preparam os alunos para uma direção segura. “No sistema atual, o problema mais grave é a formação do motociclista, que é frágil e inadequada.”



O treinamento de motociclistas também deve ser incluído na reformulação, com a obrigatoriedade de aulas fora dos circuitos fechados.



“Nossa formação até evoluiu, mas ainda é muito inferior a países desenvolvidos como Austrália, Portugal e França em termos de rigor e qualidade de ensino.”


A proposta de estudar em casa com aula teórica a distância agradou à estudante de Direito Carolina Vasconcellos, de 18 anos. Ela concluiu o curso teórico e, após a prova, vai iniciar as aulas práticas para tirar a carteira de habilitação.



“Se pudesse teria feito as aulas teóricas a distância, teria sido muito melhor, pois ficamos muito tempo na sala de aula. São quatro horas por dia, é cansativo. Quase todos os alunos trabalham ou estudam em um período e depois vão para a aula, então prejudica o aprendizado”, comentou Carolina, que fez aulas teóricas com o instrutor Jhonifer Carlos.

Algumas propostas

Reestruturação das formações

Uma das propostas é a reforma do conteúdo ministrado nas aulas teóricas e práticas na formação dos condutores. O objetivo é exigir que o aluno decore menos o conteúdo, para que haja a consolidação do conhecimento que integre teoria e prática, abordando os mesmos temas em todas as etapas da formação.



Padronização do conteúdo

As entidades defendem que uma matriz curricular única seja implantada, a fim de apresentar aos condutores a diferença entre dirigir em diferentes regiões do País.



Aumento na carga horária prática

Para as entidades, as atuais 25 horas de aulas práticas são insuficientes para a formação ideal de um motorista, principalmente quanto à percepção de risco no trânsito.



Ensino a distância

A proposta visa implementar a opção de aulas teóricas a distância, para aqueles que não dispõem de tempo para o curso.



Recursos multimídia na formação

Utilização de recursos multimídias para dinamizar as aulas do curso de formação.



Motociclistas nas ruas

A proposta visa alterar o treinamento de motociclistas – para que deixem de ser em circuitos fechados e levem os alunos para a prática nas ruas.



Adição de carteiras

A nova proposta sugere que, ao mudar de categoria, o candidato passe por exames específicos de cada carteira. Por exemplo, se o motorista possui a categoria “B” (automóveis) e deseja mudar para a “D” (veículo motorizado usado no transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares além do motorista, como ônibus e vans), terá antes de passar pelos exames da categoria “C”.



Telemetria

Utilização de câmeras de videomonitoramento, para garantir a presença nas aulas práticas.



Biometria

Recurso de identificação do aluno, por meio de impressões digitais, para registrar a presença do aluno. Esse sistema já é utilizado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) no Estado.



Alteração do nome CFC

Uma das mudanças pede a alteração na nomenclatura dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para instituições de ensino.

Reportagem: Rafael Gomes e Weslei Radavelli


WhatsApp dará dois minutos para usuário se arrepender e 'cancelar' mensagem


O WhatsApp continua testando a possibilidade de permitir aos usuários o cancelamento do envio de uma mensagem, oferecendo uma chance para de evitar que uma publicação constrangedora chegue ao destinatário. A empresa já desenvolve a ferramenta há alguns meses, mas agora reduziu o período em que é possível “revogar” o envio.

Quando o recurso foi conhecido inicialmente, o WhatsApp pensava em dar até 29 minutos para que o usuário deletasse o post, mas agora esse período se transformou em apenas 2 minutos, como informa o perfil WABetaInfo, que acompanha e destrincha as atualizações do aplicativo atrás de novidades.



Para quem ainda não entendeu como o recurso funciona: a ideia de revogar a mensagem é diferente do recurso de apagar que existe atualmente. Hoje, quando você deleta um envio, a outra pessoa ainda recebe o material; ele só some da sua tela. Com a nova ferramenta, seria possível remover a publicação do celular do destinatário, permitindo que ele não veja alguma publicação de que você tenha se arrependido de enviar. A pessoa ainda será informada de que chegou alguma mensagem sua, mas não terá acesso ao conteúdo.

Com a restrição de 2 minutos, a janela para o arrependimento diminuiu drasticamente, no entanto. Após o período, não será mais possível cancelar o envio.

O recurso, por enquanto, está escondido no aplicativo, mesmo para os usuários da versão beta, e as informações têm sido obtidas “hackeando” o app a cada update atrás de novidades. É importante observar que ferramentas em fase de testes nem sempre acabam chegando à versão final, então existe a chance de que o WhatsApp nunca receba a versão final do recurso.

COMPRE SEU IMÓVEL PELO PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA, MINHA VIDA COM PRESTAÇÕES A PARTIR DE R$ 450,00


Vende-se imóvel em um condomínio fechado no Bairro Maynard em Caicó.O imóvel conta com 2 quartos, banheiro social, sala,cozinha, área de serviço e garagem. Pode ser financiada pelo banco.

Valor da Residência R$ 115 mil.

Interessados podem entrar em contato com o corretor Carlos Eduardo - CRECI 5408/RN - pelo número 84. 9 9981-2503. Imóvel ideal para investimento na melhor localização da Região do Seridó.

Carlos Eduardo Melo Mariz

(84) 9981-2503