Novo modelo de placa de veículos começa a ser usados no RN em dezembro

11:35:00



    

As novas placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul começam a ser usadas no rio Grande do Norte a partir de primeiro de dezembro. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a produção das placas foi publicada no Diário Oficial da União em maio deste ano.

De acordo com a publicação, as novas placas devem ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas. A troca da identificação veicular é opcional para os veículos já emplacados. Se o motorista quiser, a troca pode ocorrer de forma voluntária.

Revestidas com película retrorrefletiva e de fundo branco com margem superior azul, as novas placas terão quatro letras e três números. As identificações do município e estado de registro serão substituídas por brasões. A bandeira do Brasil e o símbolo do Mercosul também estarão presentes na placa.

A cor dos caracteres alfanuméricos é o que definirá a categoria do veículo. O novo modelo apresenta ainda o Quick Response Code (QRCode) e número de ID (identity, palavra inglesa que significa “identidade”) para coibir fraudes.

Leia Também...

0 comentários