quarta-feira, 18 de abril de 2018


CÂNCER JÁ É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE EM 11 MUNICÍPIOS POTIGUARES


 

 

O câncer já é a principal causa de morte em 11 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, e a estimativa é que a situação se agrave nos próximos anos. Essa foi a principal conclusão de um estudo inédito feito pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos juntos contra o Câncer em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com base em números do Sistema de Informações da Mortalidade.

De acordo com o levantamento, o RN está em segundo lugar no ranking de estados nordestinos com mais cidades onde o câncer é a principal causa de morte. Está empatado com a Bahia (também com 11), atrás apenas da Paraíba, que tem 15 municípios nesta condição.

Para a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall, o objetivo do estudo é contribuir para um melhor planejamento das ações de controle, prevenção e tratamento da doença no Brasil.

“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou Merula.

Em todo o país, os dados mostram que a maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas. Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 7% (34); e no Norte, 4% (19).

Para o superintendente da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, Ricardo Curioso, o levantamento prova que o perfil de mortalidade tem mudado no Rio Grande do Norte. “O câncer está começando a ganhar o primeiro lugar entre as causas naturais. É uma preocupação muito grande, pois a população está vivendo mais e o câncer costuma acometer as pessoas após os 50 anos de idade”, diz Ricardo.

Atualmente, segundo o diretor da Liga, os casos mais comuns de câncer são os de mama, intestino grosso e colo do útero entre as mulheres e os de próstata, pulmão e intestino grosso entre os homens.

O nível de resolutividade das doenças, de acordo com Ricardo, é alto no Rio Grande do Norte, mas ele defende mais investimentos para o setor de oncologia, já que a demanda tem aumentado nos últimos anos. “Temos uma rede de oncologia muito interessante no estado. Só em Natal temos quatro centros especializados nisso. A cobertura é razoável, embora ainda não ideal. Mas a rede, considerando o crescimento da demanda, tem que aumentar”, finaliza Ricardo, apontando que o melhor tratamento continua sendo a prevenção. “Isso depende do sistema municipal de saúde, que é que faz a assistência básica”.

LISTA DE MUNICÍPIOS ONDE O CÂNCER É PRINCIPAL CAUSA DE MORTE (CASOS EM 2015)

São José do Campestre – 18
Messias Targino – 9
Ouro Branco – 7
Senador Elói de Souza – 7
Rafael Fernandes – 7
Parazinho – 7
Serrinha dos Pintos – 6
Pilões – 6
Pedra Grande – 5
Taboleiro Grande – 2
Santana do Seridó – 2

Fonte: 98 FM / Sistema de Informações de Mortalidade.

LEI QUE AUMENTA PENA PARA MOTORISTA EMBRIAGADO QUE COMETER HOMICÍDIO ENTRA EM VIGOR




Publicada em dezembro do ano passado, a Lei 13.546, que aumenta pena para motorista que cometer homicídio ou causar lesão grave ou gravíssima ao dirigir alcoolizado ou sob o efeito de qualquer outra substância psicoativa, entrou em vigor a partir desta quarta-feira(18). Com isso, o condutor terá como pena a reclusão de dois a cinco anos, além de outras possíveis sanções.



Antes, a legislação previa que, por praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, a pena seria de detenção, de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir. No caso de ocorrer homicídio culposo, fixava o aumento de um terço da pena. A nova lei altera dispositivos da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997.


ACUSADO DE MATAR 71 PESSOAS E TER COMIDO O CORAÇÃO DO PAI PODE SER SOLTO





Pedro Rodrigues Filho, conhecido popularmente como Pedrinho Matador, foi um dos mais maiores assassinos em série do Brasil, sendo responsável por, pelo menos, 71 mortes. O seu primeiro homicídio foi cometido quando tinha apenas 14 anos. Em 2003, Pedro, hoje com 64 anos, recebeu uma pena acumulada de 400 anos, mas, como a legislação brasileira só permite um máximo de 30 anos, ele foi libertado em 2007, e recapturado em 14 de setembro de 2011. Ele deve ser libertado já no próximo ano.






Pedro, natural de Minas Gerais, entrou no mundo rodeado de violência. Em 1954, ele nasceu com uma pequena deformação no cérebro em decorrência das constantes agressões que a mãe sofria pelo pai. A mulher acabou sendo morta, anos depois, pelo próprio marido e pai de Pedro, a machadadas.


A primeira vítima de Pedrinho Matador foi o vice-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, cidade onde morava. A motivação do crime foi porque a vítima demitiu o pai dele, acusando-o de ter roubado comida da escola onde era segurança. A morte seguinte foi a do segurança que tinha sido o verdadeiro autor do roubo. Quando atingiu a maioridade, aos 18 anos, Pedro já tinha matado dez pessoas.



Após as mortes, foi para São Paulo, onde se apaixonou por Maria Aparecida, que acabou morta por criminosos da região. Pedro procurou os possíveis responsáveis e matou todos eles. Quando descobriu que a mãe havia sido morta pelo pai e que estava preso em uma cadeia, foi até a unidade prisional e assassinou o pai com 22 golpes de faca.


Para se vingar, Pedrinho o esfaqueou e arrancou um pedaço de seu coração, mastigou e o cuspiu. Outro preso morreu porque roncava demais, mas a maioria eram estupradores e agressores de mulheres. Para o matador, crianças e mulheres são coisas sagradas.


A prisão de Pedro aconteceu em maio de 1973. Foi colocado dentro de um carro de polícia com outros dois criminosos, incluindo um estuprador. Quando agentes foram ao carro buscá-los, o agressor já estava morto, sendo este o último capítulo da sua sangrenta história. Dentro da cadeia, matou mais 47 pessoas.

Notícias ao Minuto

IR ÀS COMPRAS É IR PARA LK MULTIMARCAS





Grandes novidades você encontra em LK MULTIMARCAS com preços incríveis, é você na moda o ano inteiro.


Venha conhecer as grandes novidades que acabaram de chegar!

LK MULTIMARCAS

Rua Renato Dantas, 643 centro - Caicó/RN
Whatsapp 84. 9.9927-8030
fixo 3421-3028

Redes sociais: @LkMultimarcas

Localizado por trás do Banco do Nordeste, próximo a Pague Menos

Horário de funcionamento
07:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30

POLÍCIA MILITAR INAUGURA BASE MÓVEL DO 6º BPM



A recém chegada base móvel  da Polícia Militar realizou blitz em pontos estratégicos da Cidade de Caico/RN na tarde e noite desta terça-feira (17).

A viatura móvel dispõe de câmeras que indentifica a 1 km condutor sem cinto, falando ao celular, motoqueiro de sandálias e demais infrações.

O trabalho contou com a participação de Policiais do 6º BPM e 3º DPRE.