quarta-feira, 9 de maio de 2018


Moto é tomada de assalto no Centro de Caicó na noite de hoje

Por volta 20:20 desta quarta-feira (09), foi registrado um assalto a mão armada nas proximidades do açougue no centro de caicó. Dois indivíduos renderam um cidadão e roubaram do mesmo um cordão de ouro, um aparelho celular e uma motocicleta modelo bros.

Ao chegar nas proximidades do Supermercado Paulino, a motocicleta disparou o alarme e travou, os indivíduos abandonaram o veículo e fugiram em uma trax de cor preta.

Novo golpe do WhatsApp oferece ingressos grátis para o cinema


Nas últimas semanas diversos golpes novos começaram a circular pelo WhatsApp. Os criminosos costumam escolher temas em alta para oferecer ofertas e brindes e conseguir novas vítimas.

Desta vez, são oferecidos ingressos grátis para o filme Vingadores: Guerra Infinita, que está em cartaz nos cinemas. O DFNDR Lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, identificou mais de 50 mil pessoas que clicaram no link e caíram no novo golpe em só 24 horas.

Ao clicar no link, o usuário precisa responder algumas perguntas como parte do suposto processo para ganhar o par de ingressos. Ao respondê-las, independentemente das respostas, a página falsa confirma que a pessoa ganhou um par de ingressos. A condição para receber o brinde é compartilhar o link com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

Os golpes pelo WhatsApp têm como objetivo roubar informações pessoais do usuário ou abrir brechas no sistema do smartphone para instalar programas maliciosos. O ideal é não clicar ou compartilhar qualquer link que pareça suspeito.

Outros golpes

Recentemente outros dois golpes começaram a ser espalhados pelo WhatsApp. Um deles prometia o saque de uma quantia de dinheiro para pessoas que estavam cadastradas para receber o Bolsa Família. Um outro, aproveitava a proximidade do Dia das Mães para oferecer uma cesta de produtos de beleza de brinde.

Nos dois casos, as pessoas eram convencidas a clicar em um link falso. Em seguida, uma página falsa era exibia com algumas perguntas. Para concluir o processo e ter direito ao prêmio, era preciso compartilhar o link com outros usuários ou grupos do aplicativos.

R7

Anatel começa a bloquear milhões de celulares; saiba se você será afetado



A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começa nesta quarta-feira (9) um bloqueio que pode afetar milhões de celulares no Brasil. O alvo são os aparelhos "piratas", normalmente comprados no comércio popular. Mas, atenção, seu celular pode estar entre os prejudicados sem você saber.

No início da ação, serão desconectados apenas aparelhos com os DDDs 61, 62 e 64 (Goiás e DF). Mas a medida vai se expandir para o resto do Brasil.

O órgão não sabe quantos aparelhos serão afetados, mas calcula que cerca de um milhão de celulares irregulares se conectam, em média, à rede de telefonia móvel brasileira por mês.


Quais aparelhos serão bloqueados?

Serão bloqueados aparelhos não certificados pela Anatel, que não possuam certificação estrangeira aceita pela Anatel ou que tenham tido seu IMEI (código de identificação) alterado – nesse caso podem estar inclusos aparelhos roubados, clonados ou adulterados.

O bloqueio começa nesta quarta para aparelhos com códigos 61, 62 e 64 (região de Goiás e Distrito Federal). Os donos desses celulares começaram a receber avisos sobre a desconexão desde 22 de fevereiro de 2018 – o bloqueio acontece 75 dias após o envio dos primeiros SMSs.

Quem já usava um aparelho irregular antes do envio das mensagens não será afetado (se mantiver o mesmo número de telefone), mas quem adquiriu um depois do início do envio das mensagens pelas operadoras em sua área (vide cronograma ao fim do texto) ou mudou de linha será desconectado. A mensagem de bloqueio aparece assim que o celular é ligado pela primeira vez.

Por que os celulares vão ser bloqueados?

Segundo a Anatel, o objetivo é impedir que aparelhos irregulares sejam usados nas redes das operadoras e diminuir a comercialização de aparelhos roubados, adulterados, clonados, não certificados ou com certificação não reconhecida no Brasil.

O órgão diz que quer garantir "maior qualidade do serviço", com uso de celulares fabricados com materiais que não prejudiquem a saúde e nem degradem o meio ambiente. 

Como vai funcionar o bloqueio?

Os usuários estão sendo avisados por mensagens sobre os bloqueios dos celulares – serão cinco mensagens no prazo de 75 dias.

As próprias operadoras fazem o levantamento dos celulares irregulares e, depois, o bloqueio. Com isso, o aparelho não consegue mais se conectar às redes móvel das operadoras de telefonia.

O chip ainda pode ser usado, desde que seja colocado em um celular regular. Outras funções, como aplicativos e wi-fi, continuam funcionando normalmente.

Como saber se meu celular pode ser bloqueado?

O site da Anatel oferece uma pesquisa por IMEI para consultar sua situação e saber se há alguma irregularidade em seu celular.

Você pode achar o IMEI do celular na caixa do aparelho, em adesivo na parte de trás da bateria ou digitando *#06# e na sequência pressionar a tecla pra ligar.

Tenho um aparelho irregular. O que posso fazer?

Se você já usava o celular antes do envio das mensagens, não precisa fazer nada.

Caso tenha ativado o aparelho (ou alterado o número de celular) depois do início das mensagens, não tem muita opção senão comprar outro.

"Não é possível corrigir a irregularidade, devendo o consumidor procurar o estabelecimento comercial que realizou a venda", diz a Anatel.

"Caso tenha o selo da Anatel, mas a consulta identifique uma irregularidade, é aconselhável procurar a assistência técnica do fabricante para análise de eventual adulteração no aparelho. Mas em certos casos de adulteração de aparelho, o fabricante não poderá ser responsabilizado."

Não posso mais comprar celular fora do Brasil?

Pode. Além dos certificados da própria Anatel, o órgão aceita certificados internacionais – ou seja, as marcas mais famosas, mesmo que não sejam vendidas por aqui, não terão problemas para funcionar no Brasil.

A Anatel afirma que "não serão apontados como irregulares os equipamentos adquiridos por particulares no exterior que apesar de ainda não serem certificados no Brasil tenham por origem fabricantes legítimos".

No entanto, outros motivos podem levar equipamentos comprados no exterior a não funcionar por aqui. Por exemplo, quando uma fabricante, por motivos comerciais, é impedida de funcionar no país ou com determinada prestadora. A Anatel recomenda que isso seja esclarecido com o vendedor e que o IMEI seja consultado no site da agência.

Quando meu Estado vai sofrer bloqueio?

O cronograma da Anatel para o resto do Brasil é o seguinte:

23/09/2018: Início do envio de mensagens aos usuários dos códigos 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 51, 53, 54, 55, 63, 65, 66, 67, 68 e 69 – Estados de SP, PR, SC, RS, MS, MT, TO, RO e AC.08/12/2018: Bloqueio dos aparelhos irregulares nos DDDs listados acima07/01/2019: Início do envio de mensagens aos usuários dos códigos 21, 22, 24, 27, 28, 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 87, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99 – Estados de RJ, MG, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, AP e RR.24/03/2019: Bloqueio dos aparelhos irregulares nos DDDs listados acima

O cronograma completo pode ser encontrado no site da Anatel.

UOL

AVIÃO POUSA EM MOSSORÓ TRAZENDO CERCA DE OITO PRESOS PARA O PRESÍDIO FEDERAL

O pouso da aeronave, bimotor turbohélice Airbus CASA C-295 das Forças Aereas trazendo cerca de 08 presos Federais aconteceu na noite de hoje, 08 de maio, no Aeroporto de Dix-Sept Rosado, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Os detentos foram colocados nas Viaturas do Sistema Penitenciário Federal e seguiram sob um forte esquema de segurança em direção ao Presidio Federal de Segurança Máxima, localizado as margens da RN 015 na comunidade de Riacho Grande, zona rural de Mossoró.

Os jornalistas presentes no Aeroporto não conseguiram qualquer tipo de informação sobre a origem dos detentos.

Décimo terceiro PM assassinado em 2018 no RN

Um policial do 4º Batalhão de Polícia Militar foi assassinado na noite desta terça-feira na zona Norte da capital.

O Policial Vandeberg, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e já deu entrada no Hospital Santa Catarina sem vida.

De acordo com as informações preliminares, ele estava cortando o cabelo quando dois homens em uma moto iniciaram a abordagem criminosa.

Até o momento nenhum suspeito do crime foi preso.