sexta-feira, 6 de julho de 2018


Prefeitura de Caicó vai iniciar obra na zona rural com recursos de aproximadamente 3 milhões de reais do governo federal


    

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, destacou que o Município vai iniciar uma das maiores obras de abastecimento de água da sua história. Ele enfatizou que a prefeitura conseguiu recuperar um convênio com a FUNASA, no valor de quase três milhões de reais, e que terá início na próxima semana a construção de 350 cisternas. Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros d’água.



“Foi um ano inteiro de estudo, planejamento e refazendo os projetos, já que a FUNASA detectou alguns problemas e eles foram solucionados. A empresa está vindo com suas equipes para que a obra possa começar em três frentes e iremos anunciar, em breve, as comunidades rurais que serão beneficiadas com esse projeto de cisternas”, afirmou Batata.

Veja 5 mudanças que o WhatsApp fez para melhorar a vida de quem adora grupo



O WhatsApp sabe o quanto você adora um grupo e vem se empenhando para tornar aquela bagunça mais organizadas e agradável aos participantes.

Só neste ano, a empresa implementou uma série de novidades e, amém, reduziu chatices, como alguém te colocar de volta em um grupo do qual você saiu ou impedir certas pessoas de falar no chat coletivo.


1. Calem-se

A maioria das mudanças está centrada em dar maior poder para o administrador do grupo gerir (ou não) a qualidade das conversas. A mais recente, permite que o "dono" do chat deixe todos ou só alguns dos participantes mudos. Isso é ativado a partir do menu de "Configurações do Grupo", depois em "Enviar mensagens".

Você é apresentado às opções "Todos os participantes" ou "Somente admins". Ou seja, se quiser restringir o papo a alguns usuários seletos, é só torná-los administradores e escolher "Somente admins".

Isso é útil tanto para silenciar uma pessoa mala dentro do grupo, quanto para criar um grupo de anúncios gerais, para que uma mensagem importante não se perca em meio a outras centenas.

2. Vídeo de galera

Outra novidade introduzida recentemente, embora apenas na versão beta do app para Android, é a de vídeos em grupo. Ela foi anunciada na conferência anual do Facebook, a F8, e está disponível desde a versão 2.18.193 do app. Nós testamos a ferramenta, que na ocasião ainda se mostrava problemática.

Para usá-la, basta iniciar uma conversa em vídeo normal com um contato da agenda. Uma vez dentro dela, um botão novo aparecerá no topo direito da tela: um bonequinho acompanhado de um sinal de "+". Clicando nele, você é levado à lista de contatos e pode incluir até outras duas pessoas na chamada.

3. Beijo, não me liga

Uma habilidade disponível a todos os usuários do app é a de sair de vez daquele grupo chato que não para de apitar.

Desde a metade de maio, pessoas que saem dos chats coletivos e são recolocadas seguidas vezes no grupo tem uma proteção.

WhatsApp não informou quantas vezes isso precisa acontecer para que a proteção aconteça.

4. Chega de bagunça

Além disso, o WhatsApp também anunciou uma forma mais rápida para os usuários acompanharem as conversas dentro de um grupo. Quando alguém mencionar você ou responder sua mensagem, o ícone @ será exibido no canto inferior direito da conversa. Assim, será mais fácil visualizar os comentários feitos direto a você caso você tenha se ausentado do grupo por muito tempo.

Com a nova atualização, os usuários agora também poderão resumir o objetivo do grupo ou até mesmo descrever as regras na parte de "descrição do grupo". Assim, novos membros conseguirão ver as informações no topo da conversa. 

5. Boato aqui, não

O WhatsApp é um dos lugares preferidos pelas pessoas para espalhar golpes e boatos, sabemos. Mas a versão beta do Android liberou recentemente uma função que pode ajudar a amenizar a enxurrada de correntes com links falsos, notícias falsas, promoções furadas, etc.

Agora existe uma espécie de selo que identifica se a mensagem foi encaminhada.

É importante dizer que o fato de um conteúdo ter sido encaminhado não significa que ele é realmente um spam ou faz parte de um golpe. Mas é um importante sinal de alerta para os usuários.

O UOL Tecnologia testou a novidade na versão de testes e ela funciona com textos com links, fotos e vídeos. Em cima da mensagem aparece a palavra "Encaminhada".

Governo do RN publica edital do concurso da Polícia Militar



O Governo do Estado publicou, na edição desta sexta-feira (6), o edital do Concurso Público para provimento de 1.000 vagas do quadro de Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Estão sendo oferecidas 938 (novecentas e trinta e oito) vagas destinadas ao sexo masculino e 62 (sessenta e duas) ao sexo feminino.


O concurso, regido pelo Edital Nº 003/2018 – SEARH/PMRN, será realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE. De acordo com o cronograma, as inscrições deverão ser realizadas pela Internet, no site www.ibade.org.br, do dia 16 de julho até o dia 13 de agosto. O valor da inscrição é de R$100,00 (cem reais).

O certame será composto de seis etapas. Na primeira etapa, dividida em duas fases, os candidatos farão prova objetiva e redação. As demais etapas são: exame de saúde; teste de aptidão física (TAF); avaliação psicológica; investigação social e avaliação de títulos. Os candidatos aprovados até a sexta Etapa, dentro do número exato de vagas do Edital de abertura do Certame, participarão ainda do Curso de Formação.

A primeira etapa, composta de prova objetiva e redação, está prevista para o dia 23 de setembro de 2018 e será realizada nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó/RN, conforme escolha do candidato no momento da inscrição. O cronograma previsto e o edital estão disponíveis no Diário Oficial do Estado e no site da organizadora do certame.

Leões devoram caçadores de rinocerontes em reserva na África do Sul


Pelo menos duas pessoas suspeitas de caça ilegal de rinocerontes foram atacadas e comidas por leões numa reserva da África do Sul, segundo autoridades do país.

Guardas locais descobriram os restos mortais num local habitado por leões na reserva Sibuya, próxima da cidade de Kenton-on-Sea, no sudeste do país. A Sibuya é considerada uma reserva de caça, onde alguns animais podem ser abatidos por caçadores regularizados.

Um rifle de alta potência e um machado também foram encontrados junto aos corpos.

A caça ilegal de rinocerontes explodiu no continente africano nos últimos anos, graças ao aumento da demanda pelos chifres dos animais em países asiáticos como a China. A medicina tradicional do país acredita - sem qualquer base científica - que o chifre de rinoceronte moído pode curar várias doenças. Na verdade, o chifre é feito de queratina, mesmo material das unhas e cabelos humanos.

Na China, no Vietnã e em outros países, acredita-se também que o chifre moído tenha propriedades afrodisíacas.

Criminosos invadiram

O dono da reserva Sibuya, Nick Fox, disse acreditar que os caçadores ilegais tenham entrado na reserva na madrugada de segunda-feira.

"Eles deram de cara com um grupo de leões. Como era um grupo grande, não tiveram muito tempo (para reagir)", disse Fox à agência de notícias AFP.

"Não temos certeza de quantos caçadores eram - sobrou pouca coisa deles", disse Fox.

Os restos mortais foram vistos pela primeira vez por volta das 16h30 (hora local) desta terça-feira.

Uma equipe de guardas encontrou também alicates para cortar cercas - equipamento que geralmente é carregado pelos caçadores ilegais. Vários leões tiveram que ser sedados com dardos tranquilizantes antes que os restos pudessem ser recuperados.

A polícia local também passou a patrulhar a área, para o caso de algum outro caçador ilegal ser encontrado.

Só neste ano, nove rinocerontes foram mortos na província de Eastern Cape, onde está a reserva. E mais de 7 mil animais foram mortos na África do Sul na última década.

globo.com


Governo do Estado paga 109 mil servidores nesta sexta e conclui o pagamento segunda e terça



O Governo do RN finalmente deu a notícia que todos os servidores do estado esperavam há tempos: vai colocar a folha de pagamento 100% em dia.

Nesta sexta, serão pagos 109 mil servidores, o que representa 98% da folha e inclui todos os servidores da áreas da educação, da saúde e da segurança que recebem até R$ 4 mil, e ainda os vencimentos integrais de todos os inativos e pensionistas, independente da faixa salarial deles. E os 2 mil servidores restantes (que ganham acima de 4 mil reais e representam 2% da folha) recebem na próxima segunda e terça e com isso a folha fica em dia.

Uma excelente notícia para todos os 111 mil servidores do Estado que há muito esperavam. Torcer que nos próximos meses o governo consiga cumprir pelo menos esse calendário.

Governo entrega novas viaturas para as forças de segurança do Estado


Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (5), a entrega de veículos recebidos em mais um convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Além disso, a Polícia Militar recebeu 28 viaturas locadas.

Do convênio com a Senasp, são 13 novas viaturas modelo Ford Ranger 4×4 e mais quatro veículos modelo Peugeot 406. Os veículos somam com as 170 armas de fogo, 158 capacetes e 115 coletes balísticos.

As viaturas 4×4 serão distribuídas para a Operação Ronda Integrada que tem a participação das forças de Segurança Estaduais, da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal e tem o intuito de prevenir e combater roubos, furtos, assaltos, homicídios e crimes em gerais, com a presença massiva e estratégica da polícia nas ruas.

“As viaturas irão ajuda à operação Ronda Integrada e poderemos tornar esse trabalho ainda mais efetivo. Importante também ressaltar a parceria com a Senasp, que tem sido fundamental no combate à criminalidade”, destacou a secretária da Segurança do RN, Sheila Freitas.

Já os veículos da Polícia Militar são 28 Hilux que serão distribuídas no Comando de Policiamento Metropolitano e Comando de Policiamento do Interior.

“A Polícia Militar tem trabalhado diuturnamente para diminuir os índices de criminalidade e garantir segurança à população. As novas viaturas reforçarão os grupos de operações táticos em todo estado e irão ajudar nesse trabalho”, afirmou o comandante geral da PMRN, coronel Osmar Oliveira.

Oportunidade : Vende-se dois terrenos no Serrote branco I


Vende-se dois terrenos no Serrote Branco I com as dimensões de 10x20m (cada terreno).

Valor promocional,  R$ 30 mil (cada terreno). Interessados podem entrar em contato com os seguintes números :  84 - 9.9613 - 3482 / 84 - 9.9905 - 0393.