terça-feira, 24 de julho de 2018


I FÓRUM CARAUBENSE SOBRE EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E VIOLÊNCIA

Numa iniciativa inédita dos alunos do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em  Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e em Parceria com o instituto OBVIO - Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, será realizado o evento I Fórum Caraubense Sobre Educação, Sociedade e Violência.

O evento terá como palestrantes os professores Thadeu Brandão, Discente do PPGCTI da UFERSA, Sociólogo, Mestre e Doutor em Ciências Sociais e, também, Coordenador Acadêmico do Observatório da Violência - OBVIO/RN e Ivenio Hermes, Coordenador de Pesquisa do OBVIO RN, arquiteto, urbanista, escritor, pesquisador, consultor em políticas e gestão em segurança pública e mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico e Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (UFERSA).

A ideia de um evento com caráter eminentemente social, partiu da vontade dos alunos Richard Fernandes, Iara Nobrega, Cindy Damarys, Israela Miriam, Ramiro Junior e Higo Lima, que visam trazer esse tema tão atual democratizando-o para qualquer cidadão que queira participar, e para tal, basta se inscrever e contribuir com 1kg de alimento não perecível que sera doado para o Lar de Idosos de Caraúbas.

Governo Robinson vai iniciar obra da RN-118 (Caicó-Jucurutu)



O trecho da RN-118 que liga Caicó a Jucurutu começa nos próximos dias a ser reconstruído. O Rio Grande do Norte está investindo R$ 28 milhões em uma nova estrada, com 47,5 km de extensão, e por onde atualmente escoa boa parte dos produtos da economia potiguar. Fruticultura, indústria salineira, confecções e minérios serão diretamente beneficiados pela reconstrução da estrada. O resultado da licitação para as obras foi publicado nesta terça-feira (23) e a expectativa é que em no máximo uma semana a ordem de serviço seja assinada.

Os investimentos do Governo do Estado na RN-118 são dos recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, visando, prioritariamente, o desenvolvimento regional sustentável. Para o secretário e coordenador do projeto, Vagner Araújo, as obras acabam com uma espera de anos da população do Seridó. “A reconstrução dessa estrada é de suma importância não só para o Seridó, mas para todo o Estado. Vamos ligar o Seridó à Região Central, saindo de uma situação precária que estamos hoje para uma estrada completamente nova. Vamos trabalhar em duas frentes, com equipes em Jucurutu e Caicó, para garantir maior celeridade”, destacou.


A RN-118 começa em Macau e vai até Ipueira e é por onde trafegam itens da fruticultura, sal, confecções e minério, ligando as regiões do Seridó, Vale do Açu e Oeste à BR-226, em Jucurutu. A economia potiguar terá impacto direto com a restauração da via. O trecho atualmente é utilizado todos os dias por moradores das cidades de Jucurutu, Caicó, São Rafael, Florânia, Assú e Triunfo Potiguar, entre outros.

Ministério da Segurança Pública prorroga presença da Força Nacional no RN



O Governo Federal prorrogou nesta terça-feira, 24, por mais 180 dias, a presença da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Norte. Os agentes públicos estão atuam em diversos municípios potiguares desde 27 de dezembro de 2017, quando os policiais civis e militares do Estado iniciaram uma paralisação das atividades.

A Portaria nº 1.242, de 27 de dezembro de 2017, autoriza a presença da Força Nacional, além do Rio Grande do Norte, nos estados do Rio Grande do Sul e de Sergipe.

No Rio Grande do Norte, os agentes de segurança atuam nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e na perícia forense.

A portaria aponta, ainda, que os três Estados deverão dispor de infraestrutura necessária à instalação da base administrativa da operação, bem como permitir o acesso aos sistemas de informações e ocorrências no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência desta Portaria.

Os profissionais a serem disponibilizados pelo Ministério da Segurança Pública obedecerão ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.

Relatório do Detran aponta crescimento de 4,6% da frota do RN em 2017


Um estudo realizado pelo setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) aponta que a frota de veículos do Estado cresceu 4,6% durante o ano de 2017. Os dados mostram que a variação de crescimento foi ainda maior nos municípios do interior, registrando uma ampliação de 5,4% e na capital de 3,1%.

Em números absolutos, entraram em circulação na frota estadual 43.372 novos automóveis. Desse total, 25.874 veículos foram destinados aos municípios do interior, enquanto 17.498 ficaram na capital potiguar. O Rio Grande do Norte finalizou o ano de 2017 com a marca de 1.235.046 veículos cadastrados em atividade de circulação.

O relatório analisa também a idade da frota estadual em atividade. Os números indicam que 78% dos automóveis foram fabricados entre os anos de 2001 a 2017; 19,7% entre as datas de 1981 e 2000; e 2,2% no período de 1927 a 1980. Os veículos com até 10 anos de fabricação correspondem a 65,1%, o que para os técnicos do setor de Estatística do Detran, aponta para uma frota relativamente nova.

Um dado importante catalogado no documento estatístico foi índice de motorização, que leva em consideração a conexão da quantidade populacional do Estado e o número de veículos em circulação. Nessa situação, o Rio Grande do Norte saiu em 2011 de uma relação de 251 veículos para a cada mil habitantes para o de 352 automóveis por milhar de habitantes, registrado no ano de 2017. Um crescimento de 40% em seis anos.

Para o diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, o relatório vem subsidiar o planejamento de ações que devem ser empregadas no Rio Grande do Norte, principalmente as relacionadas a políticas públicas de tráfego visando a consolidação de um trânsito seguro e com mobilidade. “O Detran exerce um papel importante na segurança viária e os números servem para reforçarmos as ações de educação e fiscalização de trânsito, como também atuar com mais eficiência no tocante a sinalização viária de modo a garantir a segurança de todos que participam do trânsito”, comentou.

Atualmente o Rio Grande do Norte conta com uma frota de 1.263.240 veículos, estando Natal em primeiro lugar com 400.910 (31,74%) e logo em seguida Mossoró com 158.945 (12,58%).

OPORTUNIDADE : VENDE-SE DOIS TERRENOS NO SERROTE BRANCO I



Vende-se dois terrenos no Serrote Branco I com as dimensões de 10x20m (cada terreno).

Valor promocional,  R$ 30 mil (cada terreno). Interessados podem entrar em contato com os seguintes números :  84 - 9.9613 - 3482 / 84 - 9.9905 - 0393.