segunda-feira, 15 de outubro de 2018


Rio Grande do Norte registra 23 mortes durante o final de semana




O Rio Grande do Norte registrou 23 mortes de sexta-feira, 12, até a madrugada desta segunda-feira, 15, segundo dados do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO). São Gonçalo do Amarante foi o que registrou mais ocorrências. Foram oito mortes em 72h.

A capital potiguar aparece em seguida com 3 mortes. Os municípios de Lagoa Salgada e Arez registraram 2 mortes. As comunidades de Monte Alegre, Canguaretama, Parnamirim, Tangará, São Miguel, Extremoz, Parazinho e Mossoró registraram 1 morte cada uma. Totalizando em 23 mortos.

O criminólogo e especialista em segurança pública, Ivenio Hermes, declarou que o estado não estabelece metas para que algo seja concretizado de fato. “As ações de segurança pública fracas em estratégias e sem nenhuma meta estabelecida para a redução de homicídios e outros crimes. Isso faz com que as polícias atuem sem a integração adequada e sem um entrosamento que objetive resultados pré-estabelecidos”, explicou.

Apenas 6% das Cidades têm serviço de mamografia no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte contabiliza apenas nove municípios ofertando serviços de mamografia. Ao todo, são 27 mamógrafos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) – incluindo o sistema privado.

Natal concentra 24% de toda a oferta de mamógrafos do Estado. A cada quatro equipamentos de exame clínico, um deles está na capital.

Atualmente, o serviço de mamografia está ativo em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz, Currais Novos, Parnamirim, São Gonçalo e Alexandria. As outras duas localidades estão em processo de contratação, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap).

Dos 27 mamógrafos, apenas cinco são capazes de identificar a posição exata do tumor para a realização de biópsia ou a retirada do tumor de forma precisa, que é chamada de estereotaxia. Os outros 22 são mamógrafos de comando simples, que realizam o exame preventivo e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na capital do Estado, são disponibilizados cinco serviços com mamógrafos simples e dois com estereotaxia, com capacidade para produzir cerca de 135 mil mamografias por ano. De janeiro a julho deste ano foram realizados 16 mil exames, com tempo médio de espera de 30 dias, segundo a Sesap.

Segundo o médico mastologista, Maciel Matias, a demora no diagnóstico é um fator determinante na cura da paciente. “O diagnóstico precoce, é na verdade, a única chance que a mulher tem hoje para fazer o seu tratamento com chance de cura”, declarou. “Um centímetro de tumor contém 1 bilhão de células. Se a mulher chega, como acontece na maioria das vezes, com tumor de mais de cinco centímetros, as chances dessa doença estar distribuída em todo seu corpo é muito maior”, explicou Maciel.

A Sesap informou ainda que intensifica as ações de prevenção por meio do Programa de Controle do Câncer de Mama. O mês de outubro também aborda o tema através da campanha outubro rosa. A iniciativa visa alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença. O parâmetro estabelecido pelo Ministério da Saúde é de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes.

Com os atuais 27 mamógrafos credenciado, o Rio Grande do Norte está dentro dos parâmetros. Contudo, a demanda pelo exame ainda é grande. A agricultora Terezinha Dias, de 47 anos, residente no município de Santa Maria, conta que está a quase um ano esperando para marcar o exame. “Estou há 10 meses esperando para marcar o exame de mamografia, procurei a secretaria municipal de saúde e ainda não consegui marcar”, explicou.

Em sua família já houve casos de câncer de mama e ela teme que possa acontecer com ela. “A gente nunca sabe se vai acontecer com a gente, por isso, faço anualmente o exame preventivo”, finalizou.

Agora RN

PRSQUISA CERTUS/FIERN VOTOS VÁLIDOS GOVERNO DO RN : FÁTIMA TEM 53,62% E CARLOS EDUARDO TEM 46,38%




A Fiern publicou no início da manhã desta segunda-feira a 1º pesquisa de intenção realizada para o 2º turno para as eleições do RN.

A pesquisa foi realizada pelo instituto CERTUS e foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR – 00385/2018 e RN – 02146/2018. Ela foi realizada de 10 a 13 de outubro, com 1410 entrevistas, 7 regiões do RN, margem de erro 3%

GOVERNO DO RN – Se a eleição fosse hoje no cenário estimulado apenas com os votos válidos: Fátima Bezerra 53,62% Carlos Eduardo 46,38%

LK MULTIMARCAS

Comunicado !!

LK MULTIMARCAS informa que está em reforma, brevemente iremos reabrir com novas instalações. *Tudo novo!

Rua Renato Dantas 643 vizinho a Edisom Caicó.

Fica por trás do Banco do Nordeste no Centro de CAICÓ

Whatsapp - 9.9927-8030
3421-3028

Caicoense morre vítima de atropelamento em Natal

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (15), o caicoense, Robson Targino. O mesmo foi atropelado por um veículo modelo Range Rover quando estava com familiares em um ponto de venda de cachorro-quente na Av. Abel Cabral em Parnamirim. Robson foi socorrido com vida para o Hospital Walfredo Gurgel e veio a óbito horas após no centro cirúrgico daquela casa de saúde.


Robson Targino era tio de Rafael Victor, comandante da Polícia Ambiental de Caicó e irmão de Rômulo Targino. O mesmo trabalhou por muitos anos na Ford Serivel em Caicó.