sábado, 3 de novembro de 2018


Horário de verão começa no fim da noite deste sábado

O horário de verão terá início na madrugada deste domingo (4), mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite de hoje (3), os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que abrangem dez estados e o Distrito Federal, devem adiantar o relógio em uma hora.

Com a vigência do horário especial, o Brasil terá quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões Norte e Nordeste permanecerão no horário normal. O ministro da Educação, Rossieli Soares, em entrevista coletiva na última quarta-feira (31) fez um alerta aos estudantes que vão fazer as provas do Enem para que fiquem atentos aos horários. Ele disse que acionou as instâncias responsáveis para que as operadoras não errem na atualização dos relógios, como ocorreu há duas semanas.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) explicou que a alteração do relógio no último dia 21 não ocorreu nas plataformas de rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos, fora do domínio de controle dessas operadoras. A entidade reforçou que o horário das plataformas de rede e serviços segue o calendário oficial e que há monitoramento online nos dias de mudança para garantir que a alteração da hora ocorra conforme o esperado.

As provas aplicadas neste domingo serão: Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os estudantes terão cinco horas e meia para fazer o exame.

Os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, de acordo com o fuso, tendo como referência o horário de Brasília. Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este domingo:

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo:

12h - Abertura dos portões

13h - Fechamento dos portões

13h30 - Início das provas

19h - Término das provas

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins

11h - Abertura dos portões

12h - Fechamento dos portões

12h30 - Início das provas

18h - Término das provas

Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima

10h - Abertura dos portões

11h - Fechamento dos portões

11h30 - Início das provas

17h - Término das provas

Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)

9h - Abertura dos portões

10h - Fechamento dos portões

10h30 - Início das provas

16h - Término das provas





A dois meses da posse de Bolsonaro, Kassab põe general para comandar Correios


 

 

O general da reserva Juarez Aparecido de Paula Cunha, ex-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.DivulgaçãoEscola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro

PUBLICIDADE

O ministro das Comunicações do atual governo, Gilberto Kassab, decidiu trocar a presidência dos Correios faltando dois meses do fim de sua gestão. O atual presidente, Carlos Fortner, vai ocupar uma diretoria até o fim do ano. Em seu lugar, assume o presidente do conselho de administração dos Correios, general da reserva Juarez Aparecido de Paula Cunha. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo e foi confirmada também pela Folha de S.Paulo.

O Estadão definiu a troca de comando como uma manobra de Kassab para manter o controle da estatal. À Folha, o ministro negou ter feito a mudança pensando em um posto no governo de  Jair Bolsonaro, afirmou que não combinou a atitude com a equipe do presidente eleito e disse que a ideia é ajudar na transição: “O Juarez é um general da área de ciência e tecnologia que se aposentou, e eu já tinha convidado para presidir o conselho dos Correios. Ele conhece o pessoal do Bolsonaro e pensei que isso ajudaria na transição”.

De acordo com o Estadão, Fortner é ligado a Kassab e enviou mensagem a colegas dos Correios avisando das mudanças e afirmando que “a transição já começou”. Na diretoria que vai ocupar até dezembro, Fortner vai comandar a parte comercial e de agências.

“Haverá mudança do estatuto, simplificando a estrutura”, escreveu. Segundo ele, o general Juarez “tem acesso direto à nova cúpula da presidência”, “não haverá ingerência política como hoje” e “haverá valorização da meritocracia”, de acordo com o relato do jornal.

Porto de Natal faz carregamento de sal em navio que vai para os EUA

| Foto: Assessoria

Em meio a grande movimentação de contêineres pela safra de frutas, está em operação também no Porto de Natal, um total de 13.800 toneladas de sal que serão transportadas para os Estados Unidos pelo navio Narew, que atracou na quarta-feira, 31 de outubro, e a previsão de desatracação é para o sábado, 03 de novembro, segundo a Gerência de Operações.

 A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) ressalta que não é primeira vez que ocorre movimentação de sal pelo Porto de Natal, para se atender a demanda das salinas localizadas mais próximas da capital do Rio Grande do Norte, sem interferir na movimentação do Terminal Salineiro de Areia Branca, que segue em seu ritmo normal de atividades.

O setor salineiro como um todo emprega mais de 70 mil pessoas de forma direta e indireta e é parte significativa da economia do Estado. O clima, sol forte, muito vento e pouca chuva fizeram do nosso Estado o maior produtor de sal do país.

Atualmente, cerca de 30% da movimentação feita pelo Porto de Natal é de frutas com a predominância do melão, sendo todas armazenadas em contêineres refrigerados. No último dia 08 de outubro, o Porto obteve recorde mundial alcançado no embarque de contêineres refrigerados pela empresa CMA-CGM, quando o Navio Saint Laurent partiu com destino a Europa, levando 479 contêineres refrigerados.

Movimentação Intensa

O Porto de Natal passará o feriado e fim de semana em movimentação intensa. Nesta quinta-feira, 01 de novembro, além do Narew, outros três navios estão atracados, sendo um da Marinha do Brasil, outro da Marinha do Uruguai e o AS Petrônia, de 210m, que atracou no início da tarde.

PM morre em acidente com três motos na zona norte de Natal


Um cabo da Polícia Militar morreu em um acidente envolvendo três motocicletas, na avenida João Medeiros Filho, Zona Norte da capital potiguar. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (2), por volta de 13h50. Segundo testemunhas, a vítima pilotava uma moto e bateu em outra que tentava atravessar a via. Uma terceira moto bateu no veículo do policial, que já estava no chão.

A vítima foi identificada como o cabo Fernando dos Santos Silva, que era lotado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM).

Segundo o sargento Gerailton Paiva, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), as testemunhas relataram que uma motocicleta que seguia pela avenida no sentido da Redinha para Igapó, na faixa da direita, fez uma manobra para atravessar a pista pelo canteiro.

O policial, que vinha atrás, tentou parar ou desviar do veículo, mas não conseguiu. Ele acabou colidindo, sendo arrastado e arremessado contra um poste. Fernando não resistiu e morreu na hora.

O outro piloto, um homem de 55 anos, teve fratura exposta na mão esquerda e uma lesão na perna. Ele foi socorrido ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, onde aguardava exames e, possivelmente, uma cirurgia, na tarde desta sexta-feira (2).

Uma terceira moto também não conseguiu desviar e bateu na moto do policial. Apesar da queda, o piloto teve apenas ferimentos leves e não precisou ser levado ao hospital.

O Itep foi ao local do acidente para recolher o corpo do cabo Fernando e fazer a perícia.

G1

Perdi a chave do carro, e agora ?



"Tenha sempre uma ou duas chaves reservas do seu veiculo, assim você evita dor de cabeça e principalmente dor no BOLSO!"

Em Caicó você tem a Caicó Auto Chaves.

Chaves codificadas para automóveis nacionais e importados.

Observação  !

Consertamos módulos de Air Bag e ABS !!
Consertamos buzina de toyota hilux e corola em geral !!

Contatos - 84 - 9. 9668-8485

WhatsApp - 84 - 9.9945-5859

Fenômeno El Niño pode agravar seca no Ceará em 2019, avalia funceme


fenômeno meteorológico El Niño, caso ocorra até o fim deste ano, pode agravar a seca no Nordeste e consequentemente no Ceará em 2019, segundo monitoriamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme). O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico e pela redução dos ventos na região equatorial.

Segundo a meteorologista Meiry Sayuri Sakamoto, da Funceme, ainda é cedo para se falar de estação chuvosa de 2019, mas o estudo meteorológico de setembro de 2018 mostra uma tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa.

“Ainda é muito cedo para gente se falar de estação chuvosa de 2019. Tem a comparação com anos anteriores. Existe o monitoriamento das águas da temperatura das águas do Oceano Pacífico e também o acompanhamento dos modelos de previsão dessas temperaturas. E esses modelos e também o acompanhamento do monitoriamento que estão mostrando a tendência de aquecimento das águas do Oceano Pacífico desde o final da estação chuvosa”.

Meire explica também que a quadra chuvosa 2018 ficou dentro da média climatológica. Graças a não presença do El Niño, mas sim, da La Niña, que é o oposto do El Niño. A La Niña deixa as águas do Oceano Pacífico mais frias.

“A estação chuvosa – a quadra chuvosa 2018 – ela ficou dentro da média climatologica, mas considerando o ano como um todo a gente está cerca de 16% de desvio negativo. Não tivemos El Niño ano passado. Tivemos na verdade uma estação chuvosa influênciada pela uma La Niña que é o contrário do El Niño. La Niña são as águas mais frias”.