700 pessoas participam da confecção do tapete de corpus chisti em Caicó

09:52:00

Cerca de 700 pessoas participam da confecção do Tapete de Corpus Christi em Caicó. Com 200 metros de extensão os materias utilizados são sal, cerragem, papel, junta, dentre outros produtos que ornam os desenhos que vão desde representações religiosas até a homenagens a entes queridos.

Em entrevista a nossa reportagem Augusto Maia, um dos organizadores do tapete, destacou que o tapete foi idealizado no município pelas filhas do Amor Divino e que ficou esquecido por anos, somente retornando há cinco anos. “Nós iniciamos no primeiro ano com 50 metros e em 2019 quadruplicamos a extensão.

Indigado sobre a meta para o próximos anos , Augusto foi bastante otimista ao dizer que a previsão para os anos seguintes é que o tapete chegue até a Igreja de São José, onde para seu percurso precisam ser cumpridos 2 km de extensão. A meta não é difícil de ser cumprida se mais pessoas se engajarem a ação da confecção do tapete.

Em cada cidade brasileira, a confecção dos tapetes segue um rito, uma tradição da região e é muito comum também encontrar retratado nos desenhos o momento atual do país. A confecção dos tapetes, além de ser um gesto de piedade popular é também uma maneira de refletir sobre as consequências da Eucaristia para a vida de cada fiel e as consequências sociais de comungar o Corpo e Sangue de Cristo.

A festa de Corpus Christi é única vez em que a Eucaristia sai da igreja e passeia pelas ruas. Por isso, a importância de enfeitar as vias com os tapetes por onde a procissão vai passar.

Wllana Dantas

Leia Também...

0 comentários