Construção de barragens subterrâneas transforma a vida no campo potiguar

23:03:00


O Governo do RN, por intermédio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), e o Ministério do Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania (MDC), firmaram convênio para construção de quase mil unidades de tecnologias sociais de acesso à água, barragens subterrâneas, distribuídas por todo o território potiguar.
O objetivo da tecnologia é proporcionar o acesso à água para a produção de alimentos a família de baixa renda e residente na zona rural atingida pela seca ou falta regular de água, por meio da implantação de barragem subterrânea, associada a capacitações técnicas e formação para a gestão da água.
“É um programa fantástico em todos os aspectos. A barragem subterrânea proporciona a família rural a possibilidade de permanecer desenvolvendo suas atividades no campo, apesar das adversidades climáticas. Além disso, o agricultor ainda tem a oportunidade de se capacitar, participar de todo o processo de construção da barragem subterrânea. Um ciclo que impulsiona o desenvolvimento agropecuário da região”, enfatiza o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha.
O agricultor beneficiado com a barragem subterrânea recebe um poço artesiano (cacimbão), duas caixas d’água de 1.500 litros e uma bomba centrifuga, e conta ainda com cursos de capacitação de manejo de água para produção de alimentos e sistema simplificado de manejo de água para a produção. Por participar ativamente da construção da sua barragem, o trabalhador recebe uma ajuda de custo pela mão de obra, no valor de R$ 675 (seiscentos e setenta e cinco reais), por família, e uma cesta básica pela alimentação.
Dessa maneira, a família beneficiada tem a oportunidade de melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água e contribuindo para a garantia da segurança alimentar e nutricional, e a geração de renda a partir da comercialização de excedentes, se for o caso. A seleção dos beneficiários foi realizada a partir de lista orientadora encaminhada pelo Ministério da Cidadania, obtida junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O público alvo potencial foram as famílias com renda de até meio salário mínimo per capita, residentes na zona rural do município e sem acesso à água potável.
Mais de 200 barragens já foram finalizadas e entregues às famílias de agricultores, distribuídas em 26 municípios do RN. Para implementação de toda a ação estão sendo investidos cerca de R$ 15 milhões provenientes do Governo Federal.
Barragens entregues por município:
AFONSO BEZERRA10 
ANGICOS19 
CARNAÚBA DOS DANTAS6 
CRUZETA15 
CURRAIS NOVOS10 
LAJES25 
PARELHAS11 
SANTANA DO SERIDÓ10 
SERRA NEGRA DO NORTE20 
ALEXANDRIA10 
ANTÔNIO MARTINS2 
CAMPO GRANDE6 
FRUTUOSO GOMES1 
JANDUÍS1 
LUCRÉCIA8 
MAJOR SALES1 
PARAÚ5 
PATU8 
PILÕES5 
RAFAEL GODEIRO2 
SÃO MIGUEL1 
ASSÚ5 
APODI5 
CARAÚBAS5 
MESSIAS TARGINO5 
SÃO RAFAEL5 
  
Barragens em execução por município:
BOM JESUS10
ESPÍRITO SANTO7
JAPI7
NOVA CRUZ12
PASSA E FICA4
SANTA CRUZ14
SANTO ANTÔNIO14
TANGARÁ8



Leia Também...

0 comentários