Presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz entrega 202 óculos para crianças e idosos de Caicó

19:23:00

Levar qualidade de vida para jovens e adultos realizando consultas e a entrega gratuita de óculos é o objetivo do projeto Ver Para Aprender, promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), que aconteceu neste sábado (16), em Caicó, região Seridó do estado.
Crianças da Escola Sesc Caicó, do projeto Sesc Cidadão e pessoas assistidas pelo Centro Pastoral Dom Vagner receberam 202 óculos, totalizando mais de R$ 49 mil de recursos da Fecormércio neste projeto, que é desenvolvido nacionalmente pelo Sesc.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou o esforço da classe empresarial para manter a assistência social, citando o exemplo do projeto Ver Para Aprender. “É um prazer contribuir pensando nas pessoas que não têm a oportunidade de ter um óculos, principalmente as crianças. Essas crianças quando não conseguem ler direito, influencia diretamente no aprendizado. Ressalto que este projeto é mantido pelos empresário, sem recursos públicos”, afirmou.
A presidente do Sindicato Varejista de Caicó, Íldica Vale, falou sobre a satisfação de ajudar as pessoas beneficiadas pelo Ver Para Aprender, associando a doação dos óculos ao acesso do conhecimento. “Sobretudo as crianças terão um melhor aprendizado, enquanto que os adultos terão melhor qualidade de vida. É uma sensação de dever cumprido ao longo do ano, de muito trabalho em defesa de Caicó. A cidade hoje é diferente e melhor, graças à Fecomércio e ao Sesc”, comentou.
Representando um grupo de pessoas beneficiadas, a artesão Maria do Rosário explicou que os óculos serão como ferramentas de trabalho, pois algumas mulheres não estavam podendo participar das oficinas pois enfrentam dificuldade em enxergar. “A ideia chegou em boa hora. E exame de vista é outra facilidade para nós, tendo em vista como é difícil conseguir na rede pública, disse.
Caicó foi a primeira do Rio Grande do Norte, em 2019, a receber o projeto que chega a sua 14ª edição. Nos próximos dias, ocorrerá as etapas Natal e Mossoró, onde serão entregues 112 e 108 óculos, resultando em 422 pares entregues em todo o estado, além de 457 consultas oftalmológicas realizadas.
Ver Para Aprender
O Ver Para Aprender é um projeto nacional que realiza exames oftalmológicos, principalmente em crianças, para evitar doenças e distúrbios que atrapalham o aprendizado, além de pretender reduzir casos de cegueira em idosos. Também promove ações de capacitação entre educadores e educandos, a fim de orientá-los quanto à detecção de problemas oftálmicos entre estudantes.
O Sesc RN é um dos 15 regionais que executam o projeto no país.  Desde que começou a atuar no estado, em 2005, o Ver Para Aprender beneficiou cerca 4.783  pessoas em 12 municípios potiguares.

Leia Também...

0 comentários