terça-feira, 29 de janeiro de 2019


Prefeitura de Caicó para servidores nesta quarta (30) e quinta (31)



O Município de Caicó realizará o pagamento dos servidores públicos nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31). Segundo o secretário de Finanças e Tributação, Francisco Oliveira, algumas pastas já começam a receber a partir do meio-dia de amanhã.

“Não anunciamos hoje porque as folhas ainda estavam sendo fechadas. Mas com o incremento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) superior ao esperado, será possível quitar todos os salários até quinta-feira”, disse Francisco. A previsão é injetar na economia cerca de cinco milhões de reais.

Engenheiros e funcionários da Vale são presos durante operação


O Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta terça-feira (29) operação para cumprir mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária relacionados ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

Foram presos três funcionários da Vale diretamente envolvidos e responsáveis pela Mina do Córrego do Feijão e o seu licenciamento. Além disso, foram presos engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da barragem recentemente.

Após o rompimento da barragem, na sexta-feira (25), foram levantadas hipóteses sobre a validade dos laudos que atestaram a sua segurança. A barragem da Mina Córrego do Feijão não recebia novos rejeitos de minério desde 2015 e seria desativada definitivamente. Em dezembro, foi obtida a licença para o reaproveitamento dos rejeitos e o encerramento das atividades.

A investigação deve apurar se os documentos que aferiram a segurança da barragem foram fraudados ou se houve negligência no processo de vistoria.

Dos cinco alvos da operação, dois tinham domicílio em São Paulo e os demais residem na região metropolitana de Belo Horizonte. Foi decretada a prisão por 30 dias e todos os presos serão ouvidos ainda nesta terça pelo Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte.

Ao todo, foram cinco mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão. As ordens foram cumpridas na sede da Vale em Nova Lima (MG) e de uma prestadora de serviços em São Paulo. Os documentos e provas apreendidas também serão encaminhados ao Ministério Público para análise.

A operação contou com o apoio das Polícias Militar e Civil do Estado de Minas Gerais e, ainda, com atuação do Ministério Público de São Paulo, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Segundo a TV Globo, os dois engenheiros que prestaram serviço de certificação da barragem à Vale são Makoto Namba e André Yassuda.

A Vale informou, por meio de nota, que colabora com as autoridades.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal executam animais presos na lama em brumadinho

Wilton Júnior / Estadão

Agente armado com fuzil mirava, de dentro do helicóptero, locais onde enxergava animais na lama

Agência Estado

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tiveram a missão de executar, com tiros, animais ilhados, presos na lama ou feridos. A ação ocorreu na tarde desta segunda-feira, 28, no Córrego do Feijão, uma região isolada próxima da barragem de rejeitos.

Um agente armado com fuzil mirava, de dentro do helicóptero, locais onde enxergava animais na lama. Aproximadamente mais de 20 disparos foram efetuados. Logo mais adiante uma equipe de brigadistas tentavam abrir um ônibus coberto pela lama, com vítimas dentro.

A decisão de executar os animais foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil de Minas, coronel Evandro Geraldo Borges. “O que vamos fazer? Deixar o animal sofrendo? Estamos sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção. ”

Em nota, a PRF informou que o procedimento de sacrifício dos animais foi realizado com o atendimento de todos os protocolos de segurança, “a pedido e sob a coordenação de uma veterinária, integrante do Conselho de Veterinária de Minas Gerais e supervisionado pelo comando das operações de resgate”.

Autoridades confirmam 65 mortos em desastre em Brumadinho


O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atualizou para 65 o número de mortos confirmados no rompimento da barragem de Brumadinho (MG). São 279 desaparecidos, ainda segundo a corporação. Entre os mortos, são 31 vítimas identificadas.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil, 386 pessoas foram localizadas pelas equipes de resgate na região de Brumadinho (MG).

Os dados são da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil.

Segundo o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o número de mortos confirmados provavelmente deve aumentar na terça-feira, 29. De acordo com o tenente, há locais em que o trabalho de recuperação de corpos já iniciou e deve ser concluído na terça.

Estadão Conteúdo

Combustível de qualidade você vai encontrar nos postos santana e Boa Passagem

Aqui você encontra um preço super promocional em gasolina comum e aditivada!

Posto Santana I fica na Av. Coronel Martiniano no Centro de Caicó. Funcionamos 24 horas.

O Posto Boa Passagem fica na Av. Rui Mariz no Bairro Boa Passagem. Funcionamos 24 horas.

O Posto Boa Passagem é o único posto de Caicó que vende gás veicular.

Contatos : 84 - 3417 - 2652