sábado, 2 de março de 2019


Cai em 40% número de homicídios no RN


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (SESED/COINE) divulgou, neste sábado (02), que o número de homicídios contabilizados em fevereiro de 2019 apresentou uma redução recorde de 42,7% em relação ao mês de fevereiro de 2018. Em fevereiro deste ano foram 102 condutas violentas letais intencionais (CVLIs), comparadas a 178 do ano anterior. Além disso, fevereiro de 2019 não apresentou nenhuma ocorrência de feminicídio.

Tal redução é resultado de um trabalho integrado e fundamentado na lógica da análise criminal e na liderança proativa. Um outro fator que contribuiu para a redução foi a deflagração da Operação Verão.

Nas informações acumuladas dos dois primeiros meses, as reduções se mostram significativas contrapondo 388 CVLIs em 2018 a 232 em 2019, o que resulta em 156 vidas poupadas em 2019 em relação a 2018. Os números proporcionais também apresentam a menor incidência de CVLIs na série histórica desde 2015.

O sistema de coleta de dados é a Metodologia Metadados, que se baseia em preceitos técnicos, utilizando em seus pilares indicadores internacionais como o Protocolo de Bogotá, por exemplo. Com isso, busca-se sempre a valorização do estudo científico e da transparência de informações públicas, permitindo que os dados estejam em constante auditagem. Com isso, a atual gestão renova seu compromisso em publicizar dados e informações corretas e com credibilidade, tornando possível todo um congraçamento com a sociedade potiguar em busca de um Rio Grande do Norte de paz e de oportunidades.

Carnaval de Caicó terá três polos multiculturais a partir deste sábado


O carnaval de Caicó tem eventos e atrações para todos os públicos. A partir deste sábado (02), o Município de Caicó realiza na Ilha de Sant’Ana, a programação dos polos multiculturais.

O CarnaRock será realizado neste sábado (02) e domingo (03), na praça de Artesanato Maria Vale, na Ilha de Sant’Ana e a Tenda Eletrônica, na entrada da Ilha, no período de 02 a 05 de março.

Na Orla da Ilha, o destaque é para o polo da Diversidade com o público LGBT, a partir deste sábado (02) e prosseguindo até o dia 05 de março.

Corpo de neto do ex-presidente Lula é velado em São Paulo


O corpo de Arthur Lula da Silva, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é velado na noite desta sexta-feira, 1, no Cemitério Jardim das Colinas, em São Bernardo do Campo.

Familiares e amigos acompanham a cerimônia. O velório teve início por volta das 22h e a cremação está prevista para o meio-dia deste sábado.

Arthur, de 7 anos, faleceu na manhã desta sexta, vítima de meningite. Lula foi autorizado pela juíza federal responsável pela execução de sua pena, Carolina Lebbos, a comparecer ao velório no cemitério em São Bernardo do Campo.

O velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro de 2017, foi realizado no mesmo local.

Veja

Jovem é encontrada morta dentro de veiculo no centro de Caicó


Na manhã deste sábado (02), uma universitária por nome de,
Zaira Dantas Silveira Cruz, 22 anos, natural de Currais Novos, foi encontrada sem vida dentro de um veículo na sede de um bloco no antigo clube Labodeguita no Centro de Caicó.

O dono do veículo confessou ter ficado com a jovem dentro do veículo, mas disse não entender sua morte.

Peritos do ITEP e Agentes da Polícia Civil foram acionados e encontra-se no local.

Polícia prende cinco homens que estruparam sobrinha durante 10 anos no Ceará

Cinco pessoas foram presas nesta sexta-feira (1º) em Crato, no Ceará, acusados de estuprar uma adolescente de 17 anos durante 10 anos. Todos os presos pela polícia são tios da vítima, assim como uma sexta pessoa, que está foragida. A mãe da menina sabia dos abusos há quase três anos.

De acordo com a polícia, os acusados começaram a estuprar a vítima após a morte do pai dela, quando a menina tinha apenas 7 anos. A própria jovem, que não teve a identidade revelada, fez as denúncias. A mãe da jovem descobriu o caso em 2016, mas não procurou a polícia por medo, segundo informações. A vítima também passará por tratamento psicológico.

Kamila Brito, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Crato, afirmou que os acusados serão ouvidos nos próximos 30 dias. Após os depoimentos, eles serão levados à cadeia pública do Crato. A jovem e sua mãe também prestaram depoimento.

G1 / BG