quinta-feira, 20 de junho de 2019


Posto de combustível recém inaugurado é alvo de assalto no centro de Caicó


Por volta 20:20 desta quinta-feira (20), um posto de combustível que fica na Av. Carlindo de Sousa Dantas no centro de Caicó foi alvo de assalto. De acordo com informações, dois indivíduos em uma moto de cor vermelha praticaram o assalto e fugiram em direção ao Bairro Boa Passagem na zona norte de Caicó levando uma certa quantia em dinheiro e um aparelho celular do frentista.

O Posto foi inaugurado no início do mês.

Casa dos ventos investirá R$ 2,4 bilhões em complexo eólico no RN

A desenvolvedora de projetos de energia Casa dos Ventos investirá cerca de R$ 2,4 bilhões em um complexo de geração eólica no Rio Grande do Norte. “O recurso eólico em Rio do Vento (no RN) está entre os melhores do mundo”, afirma Lucas Araripe, diretor de novos negócios da Casa dos Ventos. “Tem vento constante, de velocidade, alta densidade e com desvio padrão muito baixo: quando junta-se esse vento excepcional com a grande escala do projeto, chega-se a um custo de geração de energia muito baixo.” As informações são d'O Estado de S. Paulo.

O empreendimento terá potência instalada de 445 megawatts, com equipamentos da dinamarquesa Vestas, que fornecerá 106 turbinas ao complexo. O projeto ainda poderá ter a capacidade quase duplicada no futuro.

O empreendimento tem operação prevista para o segundo semestre de 2021. O complexo eólico de Rio do Vento é dividido em diversas usinas, e eventualmente os interessados poderão fechar contratos que incluam uma opção de compra futura de uma ou mais unidades do parque.

O projeto da Casa dos Ventos tem potencial para uma segunda fase que poderia levar a capacidade a 950 megawatts. Tanto a linha de transmissão quanto a subestação do empreendimento serão construídos levando em conta essa futura expansão.

700 pessoas participam da confecção do tapete de corpus chisti em Caicó

Cerca de 700 pessoas participam da confecção do Tapete de Corpus Christi em Caicó. Com 200 metros de extensão os materias utilizados são sal, cerragem, papel, junta, dentre outros produtos que ornam os desenhos que vão desde representações religiosas até a homenagens a entes queridos.

Em entrevista a nossa reportagem Augusto Maia, um dos organizadores do tapete, destacou que o tapete foi idealizado no município pelas filhas do Amor Divino e que ficou esquecido por anos, somente retornando há cinco anos. “Nós iniciamos no primeiro ano com 50 metros e em 2019 quadruplicamos a extensão.

Indigado sobre a meta para o próximos anos , Augusto foi bastante otimista ao dizer que a previsão para os anos seguintes é que o tapete chegue até a Igreja de São José, onde para seu percurso precisam ser cumpridos 2 km de extensão. A meta não é difícil de ser cumprida se mais pessoas se engajarem a ação da confecção do tapete.

Em cada cidade brasileira, a confecção dos tapetes segue um rito, uma tradição da região e é muito comum também encontrar retratado nos desenhos o momento atual do país. A confecção dos tapetes, além de ser um gesto de piedade popular é também uma maneira de refletir sobre as consequências da Eucaristia para a vida de cada fiel e as consequências sociais de comungar o Corpo e Sangue de Cristo.

A festa de Corpus Christi é única vez em que a Eucaristia sai da igreja e passeia pelas ruas. Por isso, a importância de enfeitar as vias com os tapetes por onde a procissão vai passar.

Wllana Dantas