terça-feira, 16 de julho de 2019


GOVERNO DO RN ABREVIA CALENDÁRIO E ANUNCIA NOVAS DATAS PARA CONCURSO DA PM


O cronograma para conclusão das etapas do Concurso da Polícia Militar do RN foi anunciado hoje (16), com a presença dos representantes da comissão dos aprovados e das entidades de classe da categoria, pela governadora Fátima Bezerra, na sala de reuniões do Gabinete Civil. Travado por alguns debates jurídicos, o processo seletivo prosseguirá em oito fases, até a homologação, estabelecida para setembro de 2020.

“Agradeço aos concursados e às associações de classe pelo voto de confiança que nos foi dado, e ao Ministério Público pela compreensão de que os erros do edital não foram por nós cometidos”, disse a chefe do Executivo Estadual. Estabelecido por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pelo Ministério Público (MP-RN), o atual calendário está dividido em oito fases. O TAC foi firmado com o Governo do RN através da Secretaria de Estado da Administração (Sead), do Comando Geral da Polícia Militar e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RN).

Será iniciado neste mês de julho, com a reclassificação e correção da redação para candidatos retidos no ponto de corte da prova de geografia, que foi alterado pelo documento, e encerrado com homologação do certame, previsto para o início de setembro. O novo calendário prevê que o curso de formação será iniciado no dia 2 de janeiro de 2020 e transcorrerá até dia 28 de agosto do mesmo ano.

O policial Roberto Campos, presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS-RN), que também representou outras entidades da categoria, relatou que o concurso vai suprir uma demanda há muito tempo reprimida. “Os novos mil policiais que ingressarão na PM com certeza representarão um bom reforço para nosso efetivo”, declarou.

O andamento do concurso, iniciado no segundo semestre do ano passado, estava prejudicado devido a algumas incorreções do edital, como por exemplo, o ponto de corte das questões objetivas estabelecido para o mínimo de 40% de acerto, para que a redação do candidato fosse corrigida. Como a referida disciplina teve oito questões, o ponto de corte não era exato e dificultou a compreensão da banca.

A primeira cláusula do TAC determina que o ponto de corte deverá ser rebaixado para três questões, de modo que haverá uma reclassificação, a ser conduzida pela empresa que elaborou as provas. Outra condição do termo foi a continuidade no processo seletivo das candidatas do sexo feminino que foram chamadas a mais, para suprir vagas destinadas aos homens, uma vez que não havia classificados do sexo masculino em número estipulado pelo edital.

“Com a reclassificação, corríamos o risco de termos algumas mulheres rebaixadas, mas tanto o Governo quanto o MP compreenderam que seria injusto com a gente, que já fomos prejudicadas logo na elaboração do edital, por termos um número tão pequeno destinados a nós, comparado aos homens”, disse Kaline Andrade, da comissão dos aprovados.

O comandante geral da PM, Coronel Alarico, explicou que “é interesse do Governo corrigir essa disparidade com relação ao número de policiais femininas no Estado”. Atualmente, o contingente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte conta com 170 policiais femininas e 7.636 masculinos.

O TAC, que será publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial, foi assinado pelo promotor de justiça Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo, pela secretária Virgínia Ferreira (Administração), pelo Cel. Alarico Azevedo Júnior, pela vice-presidente da Comissão Especial do Concurso Público Maria das Graças de Araújo, pelo procurador-geral do Estado Luiz Antônio Marinho e pelo procurador-geral adjunto da PGE José Duarte Santana.

Caicó: salário de julho dos servidores já está na conta


O que estava previsto para o dia 19 de julho foi antecipado para hoje. O valor injetado na economia da cidade nessa terça feira é de 1.397.161,79 milhão de reais.

A prefeitura de Caicó antecipou para esta terça feira o pagamento do salário de julho para os servidores municipais das secretarias de Assistência Social, Tributação e Finanças, Administração, Procuradoria, Gabinete, Controladoria, Planejamento, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Agricultura e Turismo.

GOVERNO FEDERAL SUSPENDE CONTRATOS E PODERÁ FALTAR REMÉDIO GRATUITO PARA PACIENTES COM CÂNCER E DIABETES


O Ministério da Saúde suspendeu, nas últimas 3 semanas, contratos com 7 laboratórios públicos nacionais para a produção de 19 medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Documentos obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo apontam suspensão de projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) destinados à fabricação de remédios para pacientes que sofrem de câncer e diabete e transplantados. Os laboratórios que fabricam por PDPs fornecem a preços 30% menores do que os de mercado. E já estudam ações na Justiça.

Associações que representam os laboratórios públicos falam em perda anual de ao menos R$ 1 bilhão para o setor e risco de desabastecimento – mais de 30 milhões de pacientes dependem dos 19 remédios. A lista inclui alguns dos principais laboratórios: Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Tecpar, Farmanguinhos e Furp

Prefeitura de Caicó antecipa e paga salários de julho a partir de quarta-feira (17)

O pagamento dos servidores da prefeitura municipal de Caicó que estava previsto para sexta-feira (19) foi antecipado. Na quarta-feira (17) será creditado nas contas dos servidores, o pagamento das secretarias de Assistência Social, Tributação e Finanças, Administração, Procuradoria, Gabinete, Controladoria, Planejamento, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Agricultura e Turismo.

Também na quarta-feira (17) recebem o pagamento, os agentes de Endemias e agentes Comunitários de Saúde e os contratados da Infraestrutura, Hospital do Seridó e Assistência Social. Até a sexta-feira (19), o pagamento será efetuado para as secretarias de Saúde e Educação.

“Queremos agradecer o empenho da nossa equipe de finanças em manter o pagamento do funcionalismo em dia, sendo uma forma de valorização dos nossos servidores. Essa ação tem impacto positivo na economia da cidade, onde o Município injeta uma quantia significativa de recursos e incentiva o comércio de bens e serviços em plena festa de Sant’Ana”, destacou o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).