segunda-feira, 5 de agosto de 2019


GOVERNO ANUNCIA ANTECIPAÇÃO DO 13° DE APOSENTADOS DO INSS


O secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, anunciou no início da noite desta segunda-feira (5) a antecipação da primeira parcela do 13º salário em agosto para aposentados e pensionistas do INSS. Junto com o pagamento do mês serão acrescidos os 50% adiantados do benefício.

Segundo o secretário, a antecipação em agosto passa a ser uma regra, garantida por lei, com uma Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

INSS: 800 mil aposentados são vítimas de descontos indevidos

O pagamento da primeira parcela junto com o benefício de agosto não era obrigatório. A legislação prevê o crédito da primeira parcela do 13º junto com os vencimentos de novembro e o da segunda parcela, até 20 de dezembro.

Mas a antecipação é realizada desde 2006, após acordo firmado com entidades sindicais. Apenas em 2015, no governo de Dilma Rousseff, o pagamento atrasou, por falta de recursos, e acabou sendo pago em setembro, após pressão dos sindicatos.

A primeira parcela do 13º corresponde a 50% do valor atual que o segurado recebe. O valor será recebido pelo segurado junto com o pagamento do benefício de agosto, que vai de 26/8 a 06/9, sempre de acordo com número final da aposentadoria ou pensão.

A estimativa é que essa antecipação chegue a R$ 20 bilhões, que vão beneficiar cerca de 30 milhões de segurados. Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela do 13º salário. O imposto só será cobrado no pagamento da segunda parcela, em novembro e dezembro.

R 7

Prefeitura de Caicó testa energia solar em projeto piloto no trevo que dá acesso ao Distrito Palma em Caicó



A prefeitura municipal de Caicó, através do Departamento de Iluminação Pública, realiza nesta segunda-feira (05), à noite, o primeiro teste para uso de energia solar, no trevo que dá acesso ao Distrito da Palma.

“Vamos instalar uma luminária solar de LED nos giradouros do Município de Caicó, sendo esse o projeto piloto, o que trará uma economia para a prefeitura com custo mais baixo, pois não precisa chegar com a fiação até o local. Caso o teste tenha êxito, nós vamos instalar as próximas luminárias nos trevos de acesso as cidades de São José do Seridó, Jucurutu e Jardim de Piranhas”, disse Fabrizio Maurício Dantas – Diretor do Departamento de Iluminação Pública.

Ele explica que a estrutura da lâmpada LED conta com uma placa solar e com o êxito do referido projeto, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) poderá definir que outros locais de Caicó recebam esse sistema moderno de iluminação. Outra vantagem é que a iluminação com o LED é superior a do sistema convencional.

Chinesa CGN quer produzir equipamentos e gerar energia eólica e solar no RN

A diretoria da China General Nuclear e Power Corporation (CGN) confirmou nesta segunda-feira, 05, à governadora Fátima Bezerra interesse em ampliar investimentos na produção de energia eólica e solar e na instalação de uma fábrica de equipamentos para os dois setores. A confirmação foi dada pelo presidente Zhang Qi Bo, que veio para a reunião, na sede da governadoria, acompanhado do vice-presidente Dai Hanggang, gerente de negócios e desenvolvimento, Ronan Chung e do diretor de negócios e desenvolvimento, Huan Yuxing.

Na reunião ficou definido que será elaborado um termo de compromisso entre a CGN e o Governo do Estado especificando o que será realizado por cada parte.

Fátima Bezerra considerou que a presença da CGN é também resultado da visita da cônsul geral da China no Brasil, Yan Yuquing, realizado no início de julho, e que “nosso desejo e expectativa é que o Rio Grande do Norte possa fazer grandes parcerias com a China. Aqui temos um governo totalmente comprometido com o desenvolvimento sustentável. O governo tem equipe técnica qualificada. O que cabe a administração para fortalecer investimentos já existentes e atrair novos negócios está sendo feito com agilidade e com segurança jurídica”, afirmou.

A CGN adquiriu este ano dois campos de produção de energia eólica no RN, nos municípios de João Câmara e Parazinho – Eurus II e Renascença V – implantados pela Atlantic Energias Renováveis, empresa com atuação também no Piauí, Bahia e Rio Grande do Sul, incorporada pelos chineses.

Com forte presença na China e em países da Europa, Ásia e África, onde atua na produção de energia solar, eólica (on e off shore), além da fabricação de equipamentos para os campos de produção, a CGN investe e opera as suas usinas. “O Rio Grande do Norte é estratégico para nós”, explicou o presidente da Atlantic, José Roberto Morais ao informar que já tem três novos projetos, para localização nos municípios de Santana do Matos, Rio do Fogo e Pedro Avelino, para geração de 600 megawatts.

O Governo do RN também ofereceu incentivos para instalação da indústria de equipamentos para a produção de energia limpa e participação no Parque Tecnológico que está em fase de implantação. “Temos várias opções para investimentos e incentivos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia com excelentes vantagens fiscais que podem chegar a 95% de isenção do ICMS e cessão de áreas físicas para instalação”, informou o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Jaime Calado. Ele ainda explicou que o RN oferece oportunidades para investimento na área mineral para exploração de ferro, calcário, feldspato (base para cerâmica fina e porcelanato) e ouro. “E ainda podemos contar com mão de obra qualificada nos níveis médio e superior pelos Institutos Federais de Educação Tecnológica e pela Universidade Federal do RN”.

A governadora Fátima Bezerra esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, dos secretários de infraestrutura, Gustavo Coelho, presidente da Potigás, Larissa Gentille, diretor do Idema, Leonlene Souza e do senador Jean Paul Prates.

Cobra engole serpente, se arrepende e vomita o animal ainda vivo


Em uma confusa situação de canibalismo, uma cobra comeu uma serpente inteira. Mas a história não parou por aí: o animal resolveu vomitar o que havia acabado de ingerir, e para a surpresa de todos, a presa saiu viva do corpo da sua predadora.

Segundo a descrição da filmagem, Reynolds e sua esposa, Nina, estavam saindo da casa da mãe do homem, no Texas (Estados Unidos), quando viram a cobra e ele resolveu fotografá-la. Nina sugeriu que ele filmasse a cena, e então conseguiram flagrar a anormal (e nojenta), ocorrência. 

O vídeo começa com a imagem do animal, e instantes depois, algo estranho começa a acontecer: ele vomita a serpente que acabara de ingerir. Reynolds comenta que "ele [o animal] se sentiu desconfortável com a nossa presença, então resolveu vomitar para poder fugir daqui".

Como se a imagem de canibalismo já não fosse surpreendente o bastante, percebemos que a serpente expelida começa a se movimentar, e então descobrimos que na realidade – e apesar dos machucados ao longo de seu corpo, ela está viva .

Segundo informações do National Geographic, o herpetologista Kenney Krysko explicou que Reynolds pode estar certo em sua constatação: em situações de perigo, tais animais podem regurgitar como um mecanismo de defesa, já que o peso extra da vítima capturada pode deixá-los mais lentos na hora de uma possível fuga.

(Com informações do IG)

Terremoto de magnitude 5.8 atinge região do Atlântico a cerca de mil km do litoral do RN

Um terremoto de magnitude 5.8 atingiu a região central do Oceano Atlântico na noite deste domingo, 4, por volta das 22h. Um eventual tsunami poderia atingir o nordeste brasileiro, Como Natal, Recife e Fortaleza.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o hipocentro do tremor ocorreu a 10 km de profundidade depois do fundo do mar, considerado muito raso. Até o momento, não há registro de alerta de tsunami.

De acordo com o Observatório Sismológico dos EUA, não foram registradas réplicas do tremor. A região não é habitada. As localidades mais próximas são Fernando de Noronha (a 730 km do epicentro do tremor) e as cidades do litoral nordestino, como Rio Grande do Norte (1.099 km do epicentro do tremor). Devido a distância, as ondas podem provocar alterações no mar.