segunda-feira, 9 de setembro de 2019


Projeto de segurança hídrica para o Seridó é tema de audiência pública

O Projeto Seridó, plano básico de sistemas adutores objetivando a garantia de suprimento de água para consumo humano e atividades produtivas da Região do Seridó, foi tema de audiência pública na tarde desta segunda feira (09) por proposição dos deputados Vivaldo Costa (PSD) e Francisco do PT.

O projeto consiste na construção de um sistema com sete adutoras totalizando 300km de extensão que vai garantir oferta hídrica humana a toda a população dos 25 municípios da Região do Seridó até o ano 2070.

Ao iniciar o evento, o deputado Vivaldo Costa fez breve exposição histórica sobre o cenário seridoense durante os longos anos de estiagem, lembrou a luta do povo para manter a produtividade local, ressaltou a importância econômica do projeto para a região e cobrou união de todos para viabilizar os recursos.

“O Projeto Seridó é um plano muito bem elaborado com adutoras que interligam os grandes reservatórios como a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e Oiticica. É um projeto que se realmente for concluído vai ser algo de muita alegria para o nosso povo, portanto, temos todos que se unir nesse momento para que dê certo, para que possamos viabilizar os recursos necessários à execução”, Argumentou Vivaldo.

Como ex-prefeito de Parelhas, cidade seridoense que também sofre com as consequências da escassez de água e coordenador da Frente Parlamentar das águas, o deputado Francisco do PT também ressaltou a importância da união política para viabilização dos recursos.

“Esse tema é algo maior que qualquer partidarismo. Precisamos realmente nos unir tendo em vista que mesmo com algumas alternativas como a perfuração de poços e instalação de dessalinizadores nas comunidades, a construção de um cinturão de adutoras na região é algo que vai acabar com a grande dificuldade de desenvolvimento econômico e garantir a sobrevivência das diversas atividades produtivas, ” destacou o Deputado Francisco do PT.

O ex-secretário de recursos hídricos e consultor hídrico, Romulo Macedo, apresentou os aspectos técnicos do projeto e afirmou que o plano é a melhor alternativa para garantia do abastecimento da Região. “O Seridó é uma das regiões com maior concentração de pequenos reservatórios, mas isso não é bom porque facilita a evaporação, portanto, esse modelo não é garantia de oferta, já o Projeto Seridó foi concebido para receber água também da transposição do São Francisco e a um custo que pode variar entre 150 e 200 milhões vai garantir o abastecimento até o ano de 2070, ” explicou Romulo.

O diretor da Agencia Nacional de Águas (ANA), Ricardo Medeiros, explicou o papel da ANA no combate à seca e trouxe uma boa notícia para os seridoenses. “O Projeto Seridó foi incluso no Plano Nacional de Segurança Hídrica, o que vai facilitar em muito a viabilização dos recursos necessários para a execução da obra. O papel da ANA é auxiliar o Estado na política estadual de segurança hídrica. Nesse sentido, a ANA incluiu o projeto no Plano Nacional para que de fato possa ser executado e finalmente poder garantir oferta d´água para a população da região, ” informou o diretor da ANA.

João Maria Cavalcante, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, representou o governo no evento e garantiu apoio ao projeto. “Esse é um dos projetos prioritários do governo. O governo já se reuniu com todas as pastas do setor e decidiu que vai trabalhar para viabilizar projetos para melhorar a oferta d´água em todas as regiões do Estado e com o Projeto Seridó não vai ser diferente, o governo está empenhado em viabilizar os recursos necessários, ” disse o secretário.

Mulher é picada por jararaca quando colhia pé de alface nos fundos de casa


Ela estava na horta quando foi surpreendida pelo animal, que picou a mulher na mão esquerda — Foto: Região News

Uma moradora do Distrito de Quebra Côco em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande (MS), foi picada por uma jararaca enquanto colhia um pé de alface. A mulher ficou internada por três dias.

A senhora de 35 anos colhia um pé de alface nos fundos da residência em que mora com a família, que fica em uma chácara. Ela estava na horta quando foi surpreendida pelo animal, que picou a mulher na mão esquerda.

A vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento de Sidrolândia, onde permaneceu internada por três dias. Ela recebeu alta médica e conforme o site Região News o local do ferimento estaria necrosando. Será feito agendamento para reavaliação médica na próxima semana.

Conforme o Corpo de Bombeiros, as orientações para acidentes com animais peçonhentos são manter a vítima calma e em repouso, procurar atendimento médico imediato ou ligar para os bombeiros ou SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), informar o médico sempre sobre as características do animal, lavar o local da ferida se possível e não aplicar bebida alcoólica no local ou ingerir.

Região News / A Fonte

POLICIAIS CIVIL DO RN E DE PERNAMBUCO DEFLAGAM OPERAÇÃO CONJUNTA E PRENDEM DOIS HOMENS POR ROUBO A CARRO-FORTE NO INTERIOR DO RN


Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR/RN), em ação conjunta com a Delegacia de Roubos e Furtos de Pernambuco (DRF/PE), prenderam, neste domingo (8), dois homens suspeitos de envolvimento no crime de roubo a um carro-forte. Durante o crime, cometido no município de Bom Jesus, na quinta-feira (6), um policial militar que estava de serviço foi atingido por disparos e continua em estado grave na UTI.

Após a ação criminosa, que resultou no roubo de, aproximadamente, R$ 400 mil reais, os envolvidos conseguiram fugir. Na ocasião, se depararam com uma viatura da Polícia Militar e efetuaram vários disparos de fuzil, atingindo um sargento da polícia militar.

Após o crime, policiais civis da DEICOR foram até o local e iniciaram as diligências, que se estenderam até este domingo (8), com a prisão de José Bonifácio Nascimento de Barros, natural de Cuiabá/MT, e Rômulo Silva dos Santos, natural de Salvador/BA, este se passou por outro homem, apresentando documentação de José Carlos Evangelista Gomes, também natural de Salvador/BA.

A prisão aconteceu em uma pousada, no município de Recife, no Estado de Pernambuco. Ambos já estavam com passagens compradas para fugirem para outros estados do país. O grupo vinha sendo investigado há, aproximadamente, dois meses pela DEICOR.

Com eles, foram apreendidos mais de R$ 40 mil reais, inclusive algumas notas queimadas, provenientes do roubo ao carro-forte. Os dois homens foram autuados por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, associação criminosa entre outros.

As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os integrantes desta organização criminosa.

Comerciante é vítima do 5° assalto seguido nos últimos 6 meses em Caicó

Um empresário residente no Conjunto Recreio foi vítima de mais um assalto na madrugada desta segunda-feira (09). De acordo com informações, era por volta 00:30 desta segunda quando dois indivíduos adentraram em sua residência e o fizeram reféns os moradores da residência e roubaram uma certa quantia em dinheiro, celulares e um aparelho notebook. Um dos criminosos agrediu o proprietário da residência com uma coronhada de revólver e logo em seguida fugiram com destino ignorado.

Esse é o 5° assalto registrado na residência e comércio da vítima nos últimos 6 meses.

Secretaria Municipal de saúde desenvolve programação em alusão Setembro Verde e Amarelo


Neste mês todo o País se mobiliza para duas importantes campanhas, Setembro Amarelo e Setembro Verde. A primeira tem como foco a prevenção do suicídio e a valorização da vida, a segunda, a inclusão social das pessoas com deficiência.

Em Caicó, a secretaria municipal de Saúde está desenvolvendo uma programação especial em alusão ao Setembro Verde e Amarelo, com o tema: "Sem exclusão, estamos com você de setembro a setembro!". As atividades têm como parceiros: IV URSAP, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, UFRN e CVV – Centro de Valorização da Vida.

Confira a programação:

Dia 10/09 (08:00): Entrevista na Rádio Povo com o psicólogo do CER Francisco Santos, discutindo o tema "A depressão como comorbidade nas deficiências".

Dias 11/09 a 19/09: Oficina com os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública e privada de ensino com a temática: "Setembro Amarelo e a valorização da vida".                          
- Facilitadores: Profissionais dos CAPS III, CAPS ad, CER, membros do CVV e residentes da EMCM.

Dia 11/09 (14:00): Palestra com o tema "Prevenção ao Suicídio: Protocolo para profissionais da mídia - A mídia como parceira".
-Público-alvo: jornalistas, repórteres, radialistas e blogueiros
- Local: Auditório da IV URSAP                                                                                                                                                                                              - Facilitadoras: Psicóloga do CAPS III - Deise Costa e Psicóloga do NASF – Ianne

Dia 12/09 (08:00 às 11:30 e 13:30 às 17:00): Roda de conversa com os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Estadual Antônio Aladim com a temática "Adolescência: como (re) existir?"    
- Mediadora: Psicóloga do CER - Maria Izabel

Dia 12/09 (08:00): Oficina com o tema "Matriciamento: uma estratégia de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial".           
- Local: Auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais   
-Facilitadoras: Assistente Social do CAPS ad - Raquel Sales e Psicóloga do CAPS ad - Francineide Fernandes
Público-alvo: Médicos, Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde das Equipes da Estratégia Saúde da Família e Equipe do NASF

Dia 19/09 (07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00): Roda de conversa com os professores da rede municipal de ensino com o tema: " Ambiente seguro para crianças atípicas".                 
- Local: Auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais 
- Mediadora: Psicóloga CER - Maria Izabel

Dia 20/09 (08:00): Caminhada da Inclusão e Valorização da Vida.   
Saída : Praça José Augusto

Dia 24/09 (08:00): Roda de conversa com o tema: " A importância da família no processo terapêutico do paciente com deficiência".                               
- Local: CER III   
- Público-alvo: Familiares e cuidadores dos usuários atendidos no CER.
- Mediadores: Profissionais do CER.

Dia 24/09 (14:00): Oficina com a temática: " Sofrimento psíquico: como identificar e principais estratégias de enfrentamento".
- Local: Auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais 
-Público-alvo: Médicos, Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde das Equipes da Estratégia Saúde da Família e Equipe do NASF
Mediador: Médico Psiquiatra do CAPS III Dr Fernando de Oliveira

Dia 30/09 (08:00): Manhã recreativa com as crianças que são acompanhadas no CER. 
- Local: CER III

DETRAN em greve a partir desta segunda-feira (9) no Rio Grande do Norte

Os trabalhadores do DETRAN/RN vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (09/09).

O movimento grevista é motivado pelo não atendimento a pauta dos trabalhadores. Eles cobram do governo as seguintes questões:

– Revogação do decreto 29007, que retira a autonomia da autarquia;
– Realização de concurso público;
– Reajuste salarial;
– Pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas da autarquia.

De acordo com o diretor de imprensa do SINAI-RN, Alexandre Guedes, a categoria está insatisfeita com a atual situação: “Fica difícil, nestas condições, a categoria suportar as adversidades que está enfrentando”, afirma.

O sindicalista lembra que as negociações iniciaram no início do ano durante a Campanha Salarial, mas que até agora não avançaram, embora audiências tenham sido realizadas.

Sem dinheiro na Justiça, Moro sai em busca de recursos privados

José Cruz / Agência Brasil

Com restrição orçamentária  por conta dos contingenciamentos do governo federal , a equipe do ministro da Justiça, Sergio Moro já teria começado uma romaria atrás de obter financiamento externo e privado para ampliar seu Plano Nacional de Segurança Pública, revela neste domingo, o, o jornal O Globo.  A campanha de nome até teria um nome: “Em Frente Brasil”.

Lançado no fim de agosto, ainda segundo o jornal, o plano consiste na coordenação de forças de segurança pública e ações de estados e municípios em áreas como educação e saúde, com o objetivo de reduzir as taxas de crimes violentos, como homicídios e latrocínios.

Um projeto piloto em cinco cidades em 2019 já estaria em andamento, com o acréscimo de dez novos municípios em 2020 e mais 15 todos os anos até 2023, num total de 60. A idéia é que o plano ultrapasse a vigência do governo Bolsonaro.

Técnicos da pasta de Moro já tratam do plano com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em busca de recursos para executar as fases do plano, diante da crise fiscal enfrentada pelo país.

Segundo o jornal, uma das idéias seria convencer a direção da Fiesp a bancar um dos projetos de concessão de empregos para detentos. A equipe de Moro também quer que BID e BNDES repassem recursos para projetos a serem executados por governos estaduais e prefeituras.

Em 2018, acrescenta o Globo, o BNDES anunciou uma linha de R$ 42 bilhões para projetos de segurança pública em estados e municípios. “No caso da Fiesp, seu presidente, Paulo Skaf, em um aceno ao presidente Jair Bolsonaro, decidiu bancar os projetos básico e executivo do novo Colégio Militar de São Paulo. A iniciativa é uma promessa de Bolsonaro”.

Para o projeto piloto, uma cidade em cada região do país foi escolhida, começando por  Ananindeua (PA), Paulista (PE), Goiânia (GO), São José dos Pinhais (PR) e Cariacica (ES).

Ao Globo, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Pontel, disse que o programa será ampliado gradualmente em direção às maiores cidades, e uma das metas é chegar ao Rio até 2023.