segunda-feira, 7 de outubro de 2019


Pesquisadores desenvolvem sangue artificial capaz de ser doador universal

Cientistas no Japão desenvolveram um “sangue artificial” que poderá, no futuro, ser utilizado durante transfusões independentemente do tipo de sangue dos pacientes. Publicado na revista médica Transfusion, o estudo desenvolveu um substituto para imitar as funções do sangue biológico, resolvendo o problema das baixas reservas de doações nos hemocentros.

No nosso organismo, a hemoglobina é a proteína que existe no interior dos glóbulos vermelhos e cuja principal função é o transporte de oxigênio. Para substituí-la, a equipe desenvolveu “vesículas de hemoglobina” com um diâmetro de apenas 250 nanômetros que podem servir como transportador de oxigênio.

Os pesquisadores ainda não fizeram o teste em humanos, mas eles já realizaram a transfusão do sangue “substituto” em 10 coelhos. Seis deles sobreviveram: de acordo com o estudo, essa é a mesma taxa de sucesso que uma transfusão de sangue biológica do mesmo tipo.

Ainda não está claro, porém, se esse tipo de sangue poderia levar a problemas de saúde mais graves, já que os pesquisadores não fizeram uma análise a longo prazo. O estudo também alerta que suas descobertas “podem não ser generalizáveis ​​para os seres humanos”.

Apesar das limitações, a pesquisa poderia ajudar a encontrar o tão procurado substituto do sangue universal. Juntamente com a remoção da necessidade de um doador humano, o sangue artificial pode tornar as transfusões de sangue drasticamente mais acessíveis.

“É difícil estocar uma quantidade suficiente de sangue para transfusões em regiões como ilhas remotas”, disse o autor do estudo, Manabu Kinoshita, ao jornal japonês Asahi Shimbun. “O sangue artificial será capaz de salvar a vida de pessoas que de outra forma não poderiam ser salvas.”

Oferecimento : Colchões com conforto e qualidade, você vai encontrar na Sono Certo Colchões no Centro de Caicó.





Ônibus tomba na BR-427 e deixa feridos, entre Caicó e Serra Negra do Norte

tombamento de um ônibus deixou algumas pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (07), na BR-427 no giradouro que fica próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal em Caicó.

De acordo com informações, o Veículo pertence ao empresário Sérgio Moreno do Municipio de Serra Negra do Norte. Os ocupantes do veiculo foram socorridas para o Hospital Regional de Caicó.

Caicó Auto Chaves
Perdeu a chave do seu carro? Não se preocupe temos o que há de mais moderno em codificação de chaves automotiva, contato: 84 - 9. 9945 - 5859 ou 9.9668 - 8485






Caixas eletrônicos do Banco do Brasil ficam sem dinheiro no fim de semana em Caicó

Os caixas eletrônicos do Banco do Brasil ficaram sem dinheiro desde a noite do último sábado (05) na agência de Caicó. A população não conseguiu fazer saques  nos terminais de autoatendimento e até as 9:00 desta segunda-feira (07), nenhuma caixa eletrônico teria sido reabastecido pelo Banco do Brasil.

Praticamente todos os meses esse fato vem acontecendo no Banco do Brasil de Caicó.

Oferecimento: Dalva Pneus.  Venha conhecer a loja Dalva Pneus, A mais completa loja de pneus da Cidade com os melhores preços e agora com os serviços de alinhamento e balanceamento do seu veículo.


Acidente com vítima fatal é registrado na manhã desta segunda-feira (07), em Caicó


Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta 5:00 hs desta segunda-feira (07), na RN-188, próximo ao Distrito de Laginhas em Caicó.

O veículo envolvido no acidente é uma moto Yamaha, placa MYW - 7617 - Caicó e era conduzida por uma pessoa conhecida por "Zé Galego", morador de um sítio que fica próximo ao local do acidente.

Policiais do 3° DPRE, Agentes da Polícia Civil e Peritos do ITEP foram acionados para o local do fato.

Novidades na loja Sial Kids


Siga o nosso Instagram e fique por dentro das novidades e promoções em nossa loja, @sialkids

Whatsapp : 84 - 9.9996 - 3955

Estamos localizado na Praça Dix Sept Rosado, N. 42 em frente ao Mercado Público no Centro de Caicó.