quarta-feira, 30 de outubro de 2019


“A prefeitura de Caicó realizou com os parceiros a maior Festa do Rosário dos últimos anos”, diz o prefeito Batata


Em entrevista nesta quarta-feira (30), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) fez uma avaliação geral da Festa do Rosário de Caicó 2019.
“Realizamos com os parceiros, a maior Festa do Rosário dos últimos anos. Agradecemos a parceria com a Paróquia de Sant’Ana responsável pela festa e a todos os que se envolveram na realização desse grande evento sócio, religioso e cultural, proporcionando dez dias de intensa movimentação na cidade”, disse o prefeito Batata. Ele destacou ainda que a festa do Rosário contribuiu para impulsionar a economia da cidade e gerou vários empregos temporários.


Confira algumas as ações, eventos sociais e culturais que a prefeitura organizou dentro do projeto de revitalização da Festa do Rosário de Caicó 2019:
.Parques nas ruas adjacentes nas proximidades da Igreja do Rosário;
.Shows musicais e apresentação de Bandas Filarmônicas no bar do Coreto, através do Projeto Rosário Cultural;
.Encontro dos Idosos;
.Corrida do Rosário;
.Fórum do Turismo de Caicó 2019 – Com o tema: “Roteirização Turística do Seridó: Cenários, Experiências e Possibilidades’, nos dias 25 e 26, no Salão Nobre da antiga prefeitura de Caicó;
.Apoio na realização da EXPOTEC 2019 pelo IFRN (Exposição Científica, Tecnológica e Cultural nos dias 23, 24 e 25 de outubro, na Ilha de Sant’Ana;
.Na parte social, a volta da Feirinha do Rosário (praça do Coreto) com apoio da prefeitura municipal;
.Dia 26 de outubro – Shows na Ilha de Sant’Ana com as seguintes atrações: Alcimar Monteiro, Rodolfo Lopes e Solange Silva;
.A prefeitura de Caicó foi parceira da Cavalgada do Rosário e através da secretaria municipal de Agricultura ofereceu o café da manhã e água aos cavaleiros e amazonas;
.Apoio as atividades da Irmandade do Rosário.

Prefeito Batata confirma que pagamento dos servidores municipais começa nesta quinta-feira (31)


O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) confirmou nesta quarta-feira (30) que o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de outubro terá início na quinta-feira (31). 

Amanhã, o pagamento será efetuado para os efetivos da Administração, Gabinete, Finanças e Tributação, Controladoria, Procuradoria, Planejamento, Infraestrutura, Meio Ambiente, Agricultura, Assistência Social e Turismo. 

Recebem ainda na quinta-feira (31), os Agentes de Saúde e Endemias. O cronograma de pagamento da folha salarial referente a outubro prossegue na sexta-feira (01).

Troca de tiros entre policiais e traficantes deixa 17 mortos, diz PM


Após troca de tiros entre policias e um grupo de traficantes de uma facção criminosa, segundo a PM, dezessete pessoas foram mortas na madrugada desta quarta-feira (30), em Manaus. A polícia disse que o grupo se preparava para cometer homicídios de rivais com o objetivo de tomar o controle de áreas de tráfico na região. A ocorrência iniciou às 22h45 e seguiu até aproximadamente 3h.
De acordo com o comandante geral da PM, coronel Ayrton Norte, a polícia recebeu a denúncia de que cerca de 50 pessoas armadas estariam em um caminhão baú, em direção a um beco conhecido como JB Silva, na Rua Magalhães Barata, entre os bairros Crespo e Betânia, na Zona Sul.
O objetivo desse grupo, segundo o comandante, era atacar uma facção rival. Nenhum PM foi baleado, e as viaturas que atuaram na ação não têm marcas de tiros.
“Nossas viaturas de ronda e com a Força Tática foram até o local, houve o primeiro confronto, em que a Força teve êxito na intervenção policial [de um homem]. Em seguida, os policiais da Rocam foram acionados para dar apoio nessa ocorrência com cinco equipes. Nós tivemos três confrontos e nesses três totalizamos outras 16 intervenções policiais por parte da Rocam. Ou seja, ao todo foram 17 intervenções policiais”, detalhou o comandante ao contabilizar os mortos pela coorporação.
Durante a abordagem policial, a maior parte dos suspeitos conseguiu fugir. Ainda não se tem informações sobre a localização do caminhão que era usado pelo grupo. Todos os 17 baleados foram conduzidos ao Pronto-Socorro e Hospital 28 de agosto, onde foram confirmadas as mortes. Eles serão levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Manaus ao longo da manhã.
A polícia apreendeu durante a ação 17 armas de fogo, entre revólveres e armas de grosso calibre. Elas foram apresentadas pela PM em frente ao hospital, em cima das viaturas.
“Ao todo foram 17 armas apreendidas, armas de grosso calibre, inclusive tem uma uma sub-metralhadora, várias pistolas e revólveres, o grupo estava bem armado. As armas serão levadas para a Delegacia de Homicídios, onde serão apresentadas”, informou o comandante da PM.
Ainda em entrevista, o oficial informou que, no confronto, alguns policiais tiveram escoriações pelo corpo, mas não foram baleados ou ficaram feridos gravemente.
“Os policiais tiveram que se abrigar, era um beco e os criminosos têm uma visão de tiro privilegiada, mas o tirocínio dos policiais fez com trouxéssemos esse resultado”, conclui.

Vítimas

Até o momento não foram divulgados os nomes dos mortos durante a operação. A Secretaria de Segurança afirma que nenhum nome foi oficialmente confirmado e que a identificação dos corpos está sendo feita conforme previsão legal.
Apenas um jovem, de 17 anos, foi identificado pelo tio. Na entrada do IML, já na manhã desta quarta-feira, Cristóvão Carvalho, tio do menor de idade Alexsandro Custodio Carvalho, contou do envolvimento do rapaz com as drogas e o crime.
“A gente [família] estava fazendo o possível e impossível para tirar ele dessa vida, mas as coisas são assim. Nesse mundo do crime não tem volta, né? É cadeia ou cemitério. Ele estava nessa vida há dois anos. Começou usando droga e a gente falava pra ele sair dessa vida. Infelizmente aconteceu essa tragédia, várias pessoas foram assassinadas pelos policiais”, comentou Cristóvão.

Explosão de agência bancária também atinge e destrói ótica no Sertão

A explosão do posto de atendimento do Bradesco, na cidade de Manaíra (Sertão Paraibano), foi tão grande que atingiu também uma loja de vender óculos, que fica na mesma na rua. Os assaltantes aproveitaram a situação e levaram quase toda a mercadoria do estabelecimento comercial. O fato aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30).

No momento da explosão, os moradores acordaram assustados. Muitas pessoas saíram de suas residências para ver o que tinha acontecido. “Foram sete explosões seguidas”, disse um morador que pediu para não ser identificado.

De acordo com os moradores, os caixas eletrônicos foram abastecidos no final da tarde de ontem e o dinheiro seria para o pagamento dos servidores estaduais e municipais. A Polícia suspeita que os assaltantes tenham levado muito dinheiro. O valor não foi divulgado.

O posto de atendimento do Bradesco bancário da cidade é o único que existe na cidade. Agora os moradores vão ter que ir até as cidades de Princesa Isabel, na Paraíba, ou Serra Talhada, em Pernambuco, para fazerem as suas transações bancárias.

Diante dessa situação, a população teme que os bandidos voltem a assaltar nas estradas que dão acesso a Manaíra. Uma testemunha informou que isso acontecia corriqueiramente quando o município ainda não possuía agência bancária, e as pessoas não tinham outra alternativa a não ser se deslocar até os municípios circunvizinhos para buscar atendimento em outros estabelecimentos bancários.

Ainda de acordo com a testemunha, nessas ações criminosas, os assaltantes interceptavam os carros que fazem frete para estas cidades, transportando principalmente aposentados e funcionários público.

Três PMs do RN responderão a inquéritos por morte de policial na Paraíba

Três policiais militares do Rio Grande do Norte – um subtenente, um sargento e um cabo – irão responder a inquéritos criminais, na esfera civil e militar, pela morte do policial militar paraibano Edmo Tavares, de 36 anos. O PM da Paraíba morreu na tarde desta terça, 29, após uma troca de tiros no distrito de Cachoeirinha, zona rural de Tacima (PB).


Segundo a assessoria de comunicação da PM do RN, as armas dos três policiais militares foram apreendidas pela Polícia Civil da Paraíba. Após serem ouvidos em depoimento, eles foram liberados e já retornaram a Nova Cruz, na região Agreste potiguar, onde são lotados.

Os três também foram afastados de suas atividades de policiamento e, enquanto durar as investigações, devem ficar atuando administrativamente.

Assessor de imprensa da PM do RN, o tenente-coronel Eduardo Franco disse ao Agora RN que o subtenente, o sargento e o cabo relataram que foram à Paraíba dar cumprimento a um mandado de prisão contra um foragido da Justiça. “Eles localizaram o alvo a ser preso e o abordaram. Porém, durante a ação, o policial paraibano, que estava em um carro próximo, teria visto os três homens armados e achou que eles eram criminosos, uma vez que eles estavam à paisana, descaracterizados”, ressaltou.

“Os três disseram ainda que o policial paraibano atirou contra o grupo. Como o policial paraibano também não estava fardado, os três PMs atiraram de volta”, acrescentou Eduardo Franco.

Ainda de acordo com o oficial, o policial paraibano ainda tentou fugir e acabou batendo o carro. “Ele ainda foi socorrido ao hospital e teve a arma apreendida. Depois foi que descobrimos que se tratava de um policial militar”, destacou.

Edmo era policial militar há 10 anos e trabalhava no batalhão do município de Picuí, no interior da Paraíba.

Fonte: Agora RN

Mais de 2 mil candidatos faltam às provas do concurso da Fundac


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Administração, divulgou o número de faltosos do concurso da Fundação Desenvolvimento da Criança e Adolescente Alice de Almeida (Fundac). As provas aconteceram no domingo (27) em três municípios paraibanos: João Pessoa, Campina Grande e Sousa. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) – banca organizadora do concurso – aproximadamente 2050 inscritos não compareceram aos locais da prova.

O gabarito preliminar oficial já está disponível no site do Ibade, no endereço www.ibade.org.br. Para visualizar, o candidato deverá clicar no menu ‘Provas e Gabaritos’. Será facultado ao candidato interpor recurso contra o gabarito preliminar oficial da Prova Objetiva, das 8h do dia 29/10/2019 até as 23h59 do dia 30/10/2019, considerando-se o horário do Estado da Paraíba.

Ao todo estão sendo oferecidas 400 (quatrocentas) vagas para o cargo de agente socioeducativo. Desse total, 20 (vinte) vagas são destinadas às pessoas com deficiência. O pré-requisito para concorrer ao cargo é ter ensino médio completo ou técnico equivalente pelo MEC. A validade do concurso será de um ano, sendo prorrogada por mais um ano.

Além das provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, também haverá avaliação de títulos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e curso de formação profissional.

A remuneração inicial será de R$ 998 (salário mínimo vigente), para jornada de trabalho de 40 horas semanais, mais benefícios do cargo, como Gratificação de Atividade Especial e de Risco (R$ 399,20) e auxílio alimentação (R$ 220). Dessa forma, o vencimento chega a R$ 1.617,20 (Hum mil, seiscentos e dezessete reais e vinte centavos) e poderá inclusive ser acrescido mais 20% de adicional noturno sobre o valor da hora diurna entre os períodos de 22h às 5h para os agentes que forem designados para o plantão noturno.

Homem é preso em aeroporto ao tentar embarcar para JP com 13,5 kg de drogas

   Foto: Divulgação/Receita Federal

Um homem foi preso ao tentar embarcar no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Grande Curitiba, com uma carga de entorpecentes. 
O suspeito estava com mais de mil comprimidos de ecstasy e mais de um quilo de base para fabricação de drogas sintéticas. A prisão aconteceu na noite de sexta-feira.
De acordo com a Receita Federal, a droga totalizou 13,5kg e o suspeito de 23 anos, contou que levaria as drogas até João Pessoa, na Paraíba. Ele disse que recebeu a mala em Curitiba.
O jovem foi detido no momento do embarque, e enviado à delegacia de São José dos Pinhais, após interrogatório.

Prefeitura de Viçosa – RN tem Concurso Público anunciado


A Prefeitura Municipal de Viçosa – RN anuncia as inscrições do Concurso Público, destinado ao preenchimento de 17 vagas, para profissionais de nível Fundamental e Médio.
Os cargos disponíveis para esse Concurso Público são: Coveiro; (1); Agente Comunitário de Saúde (2); Agente de combate às Endemias (1); Auxiliar de Sala (5); Engenheiro Civil (1); Nutricionista (1); Odontólogo (1); Professor de Educação Física (1); Psicólogo – CRAS (1); Psicólogo – NASF (1); Enfermeiro – PSF (1) E Técnico em Laboratório (1).
O período de trabalho é de 40h semanais com vencimento a ser recebido pelo candidato aprovado no valor de R$ 998,00 ou R$ 1.250,00 conforme o cargo escolhido.
As inscrições podem ser realizadas a partir a partir das 10h do dia 11 de novembro de 2019 até às 23h59 do dia 11 de dezembro de 2019 (horário local), no site www.cpcon.uepb.edu.br. O valor da taxa de inscrição a ser pago pelo candidato é de R$ 65,00; R$ 85,00 ou R$ 105,00.
Este Concurso Público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Quanto à classificação constará de Prova Objetiva, prevista para o dia 09 de fevereiro de 2019 e Prova de Títulos.

IGARN Itinerante regulariza produtores de Caicó e região do Seridó


O Governo do RN busca interiorizar suas ações facilitando a vida de quem reside nas diversas regiões do Estado. O IGARN Itinerante tem propósito de levar as atividades de regularização do uso da água para as populações do interior. Esta semana o programa está em Caicó levando os serviços de cadastramento de Licenças de Obra Hidráulica, Dispensa de Licenças, Outorgas de Uso da Água e Dispensa de Outorga, que serão oferecidos até o dia  31 de outubro, das 7h às 12h e das 13h às 17h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
O cadastramento é de grande importância para que o Governo do RN saiba quem usa, como usa, onde usa e para que usa as águas superficiais e subterrâneas estaduais, a fim de garantir a melhor da gestão dos recursos hídricos e a manutenção da maior quantidade de água pelo maior tempo permissível atendendo às necessidades, tanto das populações, quanto das produções.
No ato do cadastramento, o usuário deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.
Desde muito jovem, envolvido com a agricultura, Edmundo Medeiros, de 70 anos, aproveitou a oportunidade de ter uma equipe do IGARN na sua cidade para fazer o seu cadastramento junto ao instituto. “Vim regularizar para poder plantar batata, milho, feijão, melão e capim para o meu gado, trabalho com pecuária e agricultura”, disse.
Já Labório Gladino, 71 anos, também trabalha com cultivo de feijão e milho, além de ter uma criação de gado. Ele ficou sabendo da ação do IGARN na cidade, por meio do Sindicato Rural. “Acho muito importante ações como essa do IGARN, pois facilitam a vida de quem mora no interior do Estado e não tem tanta facilidade no acesso à internet”, explicou.  

Governo do estado informa que salários de outubro amanheceu na conta nesta quarta-feira


O salário dos servidores estaduais amanhece na conta nesta quarta-feira (30), concluindo o pagamento de outubro. A exceção é para os pensionistas, cujo, crédito vai sendo realizado ao longo do dia.

Hoje é pago 70% do salário de quem ganha até R$ 3 mil, além dos servidores que fazem parte dos órgãos com arrecadação própria.

No dia 15 já foi feito o pagamento integral a quem recebe até R$ 3 mil e aos servidores dos órgãos que compõe a Segurança Pública. Também foi feito o adiantamento de 30% de quem ganha essa faixa salarial.


Caicó e sua história: Terreno onde funcionou o antigo Hotel Nordeste é vendido


Com o passar do tempo há quem preserve sua história de luta e resistência mas há também que prefira dar lugar a novas opções de engenharia para ter uma cidade com ares modernos.

A história do antigo Hotel Nordeste, localizado na rua Rentado Dantas, bem no centro de Caicó, termina hoje com a venda do terreno onde funcionou suas instalações, que por anos, recebeu visitantes e turistas.

Quem cuidou da negociação foi o Corretor Alexandre Abreu Imóveis, que disse não ter tido dificuldade na venda do imóvel, pois a história cultural do antigo prédio favoreceu na negociação.

Jair Sampaio  / Plantão Caicó


Carlos Bolsonaro nega ligação com caso Marielle



O vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) disse na noite desta terça-feira, 29, que foi seu pai, Jair Bolsonaro, quem postou nas redes sociais o vídeo no qual o presidente é comparado a um leão atacado por hienas – sendo uma delas o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele também negou qualquer envolvimento no caso Marielle, chamando de “canalhas” os que associam seu nome ao caso revelado nesta terça pelo Jornal Nacional, que mostra que um dos investigados pela morte da vereadora anunciou na portaria do condomínio onde vive a família Bolsonaro que visitaria Jair, mas depois seguiu à residência de Ronnie Lessa, autor dos disparos.