sábado, 2 de novembro de 2019


URGENTE : HOMICÍDIO NA NOITE DESTE SÁBADO EM CAICÓ

                                  Imagem da vitima

Por volta 18:50 deste sábado (02), um crime de homicídio foi registrado no corredor que fica entre os Bairros Paulo VI e Soledade.

Um ex-presidiario Wagner Wanderlan de 34 anos e mais conhecido por "Cheiro" foi atingido por cerca de 8 disparos, provavelmente de pistola 380.

Não se tem informações de quantas pessoas teriam assassinados a vitima.

A vítima matou um homossexual anos atrás no Bairro Paraíba.

Mulher se apresenta à polícia e confessa que ateou fogo no marido

Thayse de Assis Montenegro (foto), de 25 anos, compareceu à Delegacia de Homicídios de Campina Grande nesta tarde de sexta-feira, após a confirmação da morte do seu esposo, o vigilante Tércio Andrade, de 25 anos, que faleceu após o passar quase 15 dias internado na UTI.

Ela confessou que ateou fogo no corpo do companheiro, mas disse depoimento que sua intenção não era matar. De acordo com a delegada Nercilia Dantas, ela contou que queria apenas fazer uma “brincadeira” com o companheiro.

Apesar de confessar, ela foi ouvida e liberada, já que de acordo com a Lei, como se ultrapassou o período de flagrante, Thayse só pode ser detida agora por força de um mandado de prisão.

Tércio teve mais de 80% do corpo queimado e acabou não resistindo.

Eles eram casados e moravam no bairro Malvinas. ⠀

Márcio Rangel

Reforma Administrativa prevê que concursados não terão mais estabilidade


O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (2) que está quase tudo pronto para a apresentação da reforma administrativa ao Congresso e que o governo estuda mudar a estabilidade dos novos servidores públicos. “A ideia é daqui para frente, para os futuros concursados não teria estabilidade, essa é a ideia que está sendo estudada”, disse ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã deste sábado.

De acordo com o presidente, para algumas carreiras típicas de Estado, entretanto, esse direito seria preservado. “Eu não posso formar, por exemplo, um sargento ou um capitão das forças especiais e depois mandar ele embora. Tem que ter formação específica para aquela atividade, bem como outras dos servidores civis.” Atualmente, os servidores públicos estatutários têm direito à estabilidade no cargo após três anos de atividade.

Na próxima semana, Bolsonaro pretende ir ao Congresso entregar novos projetos para serem analisados pelos deputados e senadores. Ele não detalhou, entretanto, qual reforma será apresentada primeiro. “A que for menos difícil tem que ir na frente. O [ministro da Economia] Paulo Guedes gostaria que as três [previdenciária, administrativa e tributária] já tivessem aprovadas”, disse. Um novo pacto federativo com estados e municípios também é prioridade para o governo e deve ser proposto em breve.

As medidas do governo para simplificação da máquina pública e desregulamentação do ambiente de negócios, segundo Bolsonaro, objetivam o aquecimento da economia e a geração de empregos.

Super Matutão começa a definir classificados para a segunda fase


Os jogos da volta da primeira fase do Super Matutão começam a ser disputados nesta sexta-feira. Dois confrontos estão marcados para as 20h e vão apontar os primeiros classificados para a segunda fase do torneio.
Currais Novos e Santa Cruz se enfrentam no Estádio Bezerrão, em Currais Novos, e tem o duelo entre Macau e Riachuelo, no Estádio Walter Bichão, na cidade de Macau. Mais nove jogos serão disputados no sábado, feriado do Dia de Finados, e na quarta-feira haverá uma partida isolada, entre Jardim de Piranhas e Caicó.

Jogos da volta da primeira fase

Sexta-feira
  • Currais Novos x Santa Cruz, às 20h, no Estádio Bezerrão
  • Macau x Riachuelo, às 20h, no Estádio Walter Bichão
Sábado
  • João Câmara x Ceará-Mirim, às 15h, no Estádio Anacletão
  • São Gonçalo x Macaíba, às 15h, no Estádio Luiz Rios Bacurau
  • Passagem x Barcelona, no Estádio Pedro Alexandre
  • Extremoz x Maxaranguape, no Estádio Zacarias José de Melo
  • São José de Mipibu x Parnamirim, no Estádio Moizaniel de Carvalho
  • Nísia Floresta x Goianinha, no Estádio Prof. Jorge Romano
  • Areia Branca x Mossoró, às 15h, no Estádio Dr. Gentil Fernandes
  • Tibau do Sul x Baía Formosa, às 15h, no Estádio do Palmeiras F. C.
  • São Pedro x Senador Elói de Souza, às 15h, no Estádio Paulo César Cajueiro
Quarta-feira
  • Jardim de Piranhas x Caicó, às 19h, no Estádio Josenildo Cavalcanti

Resultados dos jogos de ida

  • Ceará-Mirim 1 x 0 João Câmara
  • Parnamirim 0 x 0 São José de Mipibu
  • Barcelona 4 x 1 Passagem
  • Senador Elói de Souza 1 x 1 São Pedro
  • Goianinha 5 x 4 Nísia Floresta
  • Maxaranguape 0 x 1 Extremoz
  • Macaíba 0 x 0 São Gonçalo do Amarante
  • Baía Formosa 1 x 0 Tibau do Sul
  • Riachuelo 1 x 0 Macau
  • Mossoró 0 x 2 Areia Branca
  • Caicó 0 x 0 Jardim de Piranhas
  • Santa Cruz 1 x 0 Currais Novos
Por Globo Esporte RN

Mais de 119 mil potiguares são esperados para primeiro dia de provas do Enem


O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será neste domingo, 3, em todo o país. O Rio Grande do Norte tem 119.324 candidatos confirmados na edição deste ano do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos chegou a superar os 140 mil, mas caiu devido à falta de pagamentos dos boletos de confirmação.
Entre as 40 cidades em que as provas serão aplicadas, Natal é a que tem o maior número de candidatos. Na capital potiguar, são 39.570 pessoas inscritas, ou 33,2% do total. Em seguida aparecem Mossoró, com 13.741 inscritos (11,5%), Parnamirim, com 6.025 (5%) e Caicó, com 4.654 (3.9%) com mais participantes no exame deste ano.
No Rio Grande do Norte, a maioria dos inscritos é do sexo feminino: 57,4%, que representam 68.452 do total dos inscritos. A faixa etária com mais candidatos é a ente 21 e 30 anos, com 40.866 pessoas – 34,2% do total.
Pessoas de cor parda são maioria entre os inscritos: 59.588 ou 49,9% da totalidade. E 80.085 (67,7%) do total de candidatos já concluíram o ensino médio.
Horário de fechamento dos portões é alterado
A hora do fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Norte em 2019 será alterada, por causa do fim do horário de verão. Desta vez, as provas serão aplicadas uma hora mais tarde no estado potiguar, de acordo com o Ministério da Educação.
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova terá início às 13h30 e o término deve acontecer às 19h. O RN segue o horário de Brasília, assim como os demais estados nordestinos.
No primeiro domingo de aplicação do Enem, 3 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para a realização da prova. Já no segundo domingo, 10 de novembro, serão cinco horas. O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto válido, conforme previsto em edital.
O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O cartão traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento: pelo nome social, específico ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado.

Jovem de 18 anos é morta a tiros dentro de bar no interior do RN


Uma jovem de 18 anos de idade foi morta a tiros na noite de sexta-feira (1) dentro de um bar no município de Jaçanã, que fica cerca de 170 quilômetros distante de Natal. Monaísa dos Santos Silva estava com uma amiga quando foi vítima da ação.
Segundo o que foi relatado por testemunhas aos policiais militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que cobre a região, o criminoso chegou em uma moto, desceu, entrou no bar e efetuou disparos, que atingiram Monaísa. Em seguida, ele, que estava sozinho, fugiu.
A jovem morreu ainda no local do crime. A amiga que estava com ela no bar não se feriu, assim como nenhuma outra pessoa no estabelecimento, que é conhecido em Jaçanã.
O crime aconteceu por volta das 18h40 na rua Manoel Fortunato, próximo ao mercado público municipal. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil e não há suspeitos até o momento.
Recentemente, outro caso policial chocou o município de Jaçanã, que tem pouco mais de 7 mil habitantes. Em setembro, um médico e a dona da academia em que ele malhava foram mortos a tiros enquanto praticavam atividades físicas no local. O crime comoveu o município – a população lotou o ginásio da cidade para o sepultamento.
G1 RN

Disparos com arma de fogo são registrados em Caicó


A área policial esteve movimentada neste sábado (02), em Caicó. 

Em plena madrugada, segundo relato dos moradores em grupos de WhatsApp, foram registrados disparos de arma de fogo nos bairros Paulo VI e Boa Passagem.  

A situação causou pânico nos moradores nos referidos bairros. 

Agentes da Polícia Civil em Caicó emitem nota de pesar e consternação após anuncio de transferência de delegado



“Nós, Agentes de Polícia Civil subordinados ao Delegado de Polícia, Dr Leonardo Germano de Andrade, recebemos com profundo pesar e consternação, a notícia de que o mesmo irá ser transferido, sem nenhum planejamento ou consulta prévia. Sabemos que nossos gestores querem atender aos problemas reconhecidos na cidade de Mossoró, mas, não podem em detrimento a isto, prejudicar uma cidade do porte e importância de Caicó. 

Em Caicó reside a quarta maior penitenciária do Estado do Rio Grande do Norte. Caicó está na rota do tráfico de drogas interestadual e recentemente vem sofrendo com roubos a carros fortes.

Mesmo com um número deficitário de efetivo, comum a todo Estado, tentamos desempenhar um papel satisfatório, muito a isto se deve a capacidade administrativa gerencial e a excelente capacidade investigativa de Dr. Leonardo Germano. Mossoró tem problemas? 

Em Caicó trabalhamos ainda em casos complexos, como os latrocínios de Dinoberg, Valdira, seu Zezé, Vanderley, sem citar tantos outros homicídios sem resolução, mas que possuem investigação em andamento. 

É de conhecimento público e notório as diversas operações já deflagradas por Dr Leonardo e sua equipe, se for transferido, quantas ficarão pelo caminho? Caicó precisa ser mais respeitada, precisam entender que aqui também há problemas crônicos, mas que existia uma equipe disposta a enfrentar todas as dificuldades e a muito se deve ao Delegado Leonardo Germano. Entendemos que existem outros Delegados com qualidade, até mais experientes, aqui na Regional de Caicó, que podem contribuir com excelência nas mudanças que querem impor na cidade de Mossoró. Finalizando, esperamos que haja o entendimento de que ainda não é o momento para Dr Leonardo Germano encerrar suas atividades em Caicó, ainda há muito a ser feito”. 

Mesmo assim, se for o entendimento de que Dr Leonardo deve ser transferido, que Caicó tenha a atenção que merece, o respeito que merece e seja enviado um Delegado com características semelhantes, que abrace a comunidade, que tenha sede de trabalho, pois aqui exige este tipo de comportamento. Ass: Agentes de Polícia Civil. 


Dia de Finados: Prefeitura realizou manutenção nos cemitérios públicos de Caicó


Neste sábado (02), os cemitérios de Caicó recebem um grande número de visitas por ocasião do Dia de Finados.
Em Caicó, as secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos e Meio Ambiente realizaram durante a semana nos cemitérios Campo Jorge e São Vicente de Paulo, o trabalho de limpeza e manutenção, poda de árvores e corte de grama.
A ação deixou os cemitérios mais limpos e conservados para receber as pessoas da cidade e da região que farão homenagens aos seus entes queridos neste dia de finados.

Empresa de mineração vai investir R$ 2 mi e gerar 150 empregos no interior do RN



O Rio Grande do Norte é rico em minérios, que são utilizados como matéria-prima para as mais diversas aplicações. Diante dessa realidade, o estado tem atraído empresas como é o caso da Felds Mineração, que vai explorar feldspato na cidade de São Tomé. Na tarde desta sexta-feira (01), a governadora Fátima Bezerra e equipe receberam uma comitiva liderada pela empresária Francimar de Souza. Ela é presidente da empresa que investirá cerca de 2 milhões para extração e beneficiamento do minério, utilizado para o fabrico de revestimento e esmaltes para a construção civil.



A Felds Mineração está em fase de licenciamentos e deverá iniciar suas atividades em janeiro de 2020. “A nossa meta é gerar cerca de 150 empregos, até que o projeto seja totalmente implantado, em meados de 2021”, disse Francimar, que veio à governadoria acompanhada dos seus sócios, o minerador José Pedro de Araújo Neto, e a gerente executiva Kenya Samara Quirino. “Precisamos de todo o apoio possível do governo, porque nossa intenção é fortalecer os arranjos produtivos locais”, completou.

A governadora mais uma vez demonstrou seu entusiasmo quando o tema da reunião é desenvolvimento econômico. “O Proedi [Programa de Estímulo à Indústria] é fundamental para o fortalecimento das empresas. Através desse novo modelo, estamos possibilitando a interiorização da indústria”, declarou. O secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, informou que a Felds Mineração está em fase de adesão ao programa e poderá ter entre 85 a 95% de desconto no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Em vez de 18%, poderão ter a taxa reduzida para até 3%”, disse.

O prefeito de São Tomé, Miguel Salustiano, falou da necessidade de recuperação do trecho da RN 203 que liga o seu município a São Paulo do Potengi, que já está contemplado no Plano Estadual de Recuperação das Estradas. “Aproveito para ressaltar aqui, governadora, o quanto estamos felizes com o empenho deste governo para as questões do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Nós tivemos todas as portas abertas até agora”, ressaltou.

A reunião foi encerrada com a garantia de que a tramitação do licenciamento ocorrerá dentro da normalidade, obedecendo a todos os critérios ambientais e sociais. O diretor do Idema (Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), Leon Aguiar, informou que o órgão segmentou o atendimento, para otimizar os processos, e que há um setor específico para mineração. “Estando tudo dentro das conformidades, certamente não haverá atrasos quanto à implantação do projeto”, afirmou.

A empresa mineradora também está articulando a criação do Instituto Felds, conforme previsto na Lei 10.483, sancionada no dia 2 de abril pela governadora Fátima Bezerra, que institui a política estadual de investimentos e negócios de impacto ambiental e social. “Vamos investir em empreendedorismo na área de inovação”, disse a administradora Kenya Quirino.  

Participaram também da reunião o senador Jean Paulo Prates; o deputado estadual Francisco Medeiros; o engenheiro de minas (Sedec), Cornélio Xavier; o secretário adjunto da Tributação (Set), Manoel Assis; o presidente da Coominas (Cooperativa Mineral do Seridó), Francisco Pereira; o vereador Emerson Francelino, presidente da Câmara Municipal de São Tomé; e o professor Manoel Amador, coordenador da Escola Estadual Amaro Cavalcanti.

Fonte: Portal Grande Ponto