segunda-feira, 4 de novembro de 2019


Fies pode ser renovado até 30 de novembro


Estudantes que têm contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados até o segundo semestre de 2017 têm até o dia 30 de novembro para renovar o financiamento. O prazo, que terminaria no último dia 31, foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.
No caso dos chamados aditamentos simplificados, sem alterações no contrato, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Quando há, no entanto, mudanças nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação.
Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm prazos definidos pela Caixa
Agência Brasil

Sem acordo, policiais civis paralisam atividades a partir desta terça-feira


Policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram que, a partir desta terça-feira, 5, vão deflagrar a Operação Zero e se concentrar na Central de Flagrantes. A categoria cobra uma nova proposta do Governo do Estado referente ao projeto de reestruturação de carreira, bem como as promoções atrasadas que não foram implantadas, previsão de pagamento dos salários atrasados e melhores condições de trabalho.
A categoria cobra uma nova proposta do Governo do Estado referente ao projeto de reestruturação de carreira, bem como as promoções atrasadas que não foram implantadas, previsão de pagamento dos salários atrasados e melhores condições de trabalho.
A diretoria do SINPOL-RN informa que foi chamada para uma reunião com o Governo na manhã desta segunda-feira, 4, no entanto, não houve nenhum avanço.
“Infelizmente, chegamos às 8h30 no Centro Administrativo e saímos às 16h sem absolutamente nada. A equipe do Executivo abandou, literalmente, a diretoria do sindicato em uma sala, por volta das 12h, e não retornou mais. Somente após termos ligado para cobrar um posicionamento nos foi dito que não havia previsão da possível proposta ser apresentada”, explica Nilton Arruda.
A diretoria então voltou para o SINPOL-RN e repassou as informações aos Agentes e Escrivães. “Diante da insatisfação e do tratamento desrespeitoso que recebemos, ficou deliberado pelo início da Operação Zero”, completa.
Com a deflagração da Operação Zero, os Policiais Civis esperam ser recebidos pela governadora Fátima Bezerra e que ela coloque uma proposta na mesa. “Os rumos do nosso movimento dependerá do próprio Governo. O prazo assinado em um termo de compromisso no dia 23 de julho se venceu em 31 de outubro, então, agora é uma questão de vontade política”.
A diretoria do SINPOL-RN lembra que os policiais civis vêm lutando por valorização pelo trabalho realizado no combate à insegurança. “Nós queremos que o Governo reconheça o esforço que temos feito diariamente, inclusive, por sermos um dos piores efetivos do Brasil, cobramos também a realização do concurso público”.
Com a Operação Zero nesta terça-feira, conforme a deliberação, os Policiais Civis do interior devem se concentrar nas delegacias regionais.

MEC levará internet a 24,5 mil escolas públicas


O Ministério da Educação (MEC) levará internet a 24,5 mil escolas públicas urbanas pelo programa Educação Conectada. De acordo com a pasta, isso significa que 56% das escolas públicas passarão a estar conectadas no país. A medida deverá beneficiar 11,6 milhões de estudantes.

Para viabilizar o programa, a pasta repassará R$ 82,6 milhões. Esse dinheiro chegará por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A expectativa, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, é que as escolas já tenham acesso à internet no primeiro semestre de 2020.

“O ensino hoje no mundo sem estar conectado à internet é um absurdo”, disse Weintraub. Além de repassar recursos para conectar novas escolas, a pasta repassará também R$ 32 milhões para a manutenção do programa em 9,9 mil escolas já atendidas.

Agência Brasil / BG


DICAS IDEAL MOTOS E BIKES

Nada melhor do que fazer o que você ama, com quem você ama!

A Ideal Motos e Bikes fica na Av. Coronel Martiniano N. 2197 Bairro Penedo em Caicó.

WhatsApp 84 - 9.8829 - 7676.

Jovens de 18 a 28 anos são maioria em assassinatos no RN em 2019


Uma pesquisa apontou que maioria das vítimas de assassinatos ocorridos no Rio Grande do Norte em 2019 estão entre jovens de 18 a 28 anos. O número equivale a 32,6% dos jovens. As informações fazem parte dos dados vindos do Observatório da Violência (Obvio), que foram divulgados nesta segunda-feira, 4.
Ao todo, 396 pessoas desse grupo de idade morreram em decorrência à violência que afeta o estado. Foram registradas 1.206 mortes violentas nestes 10 meses, com redução de 29,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, com a soma de 1.708 mortes.
Pessoas entre 25 a 29 anos, fazem parte de uma das marcas mais expressivas vistas na pesquisa, chegando aos 15,6% das vítimas, no geral. O levantamento ainda indica que 8,7% dos adolescentes entre 12 e 17 anos, estão nesses índices de violência.
O Obvio – entidade não governamental que monitora, contabiliza e analisa as mortes violentas intencionais no estado – compõe um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine).
MEIOS EMPREGADOS
Nas 1.206 mortes violentas registradas este ano no estado, os meios mais empregados foram:
  • Arma de fogo: 1.050 casos (87,1%)
  • Arma branca: 70 casos (5,8%)
  • Ação contundente (pauladas): 28 casos (2,3%)
  • Asfixia mecânica: 19 casos (1,6%)
  • Outros meios: 15 casos (1,2%)  
O Obvio também atualizou a relação dos 20 municípios considerados mais violentos do RN (confira AQUI a lista completa).

Agência do BB é assaltada e funcionários são mantidos como reféns


Dois homens armados, se passando por clientes, entraram na agência bancária do Banco do Brasil (BB), que fica no centro da cidade de Santa Rita, e anunciaram o assalto. O crime aconteceu por volta das 12h30.

A Polícia informou que, dentro do estabelecimento, eles renderam o vigilante, tomarão a arma dele, e renderam também uma funcionária do setor administrativo da instituição bancária. Segundo a polícia, outros funcionários também foram rendidos e trancados em um banheiro da agência.

Depois de alguns minutos, os assaltantes saíra do local pela porta da frente, sem que nada tivesse ocorrido, levando dinheiro e a arma do vigilante, um revólver calibre 38.

A gerencia do BB ainda não passou para a polícia o valor do dinheiro roubado pelos dois homens que ainda não foram identificados nem presos.

Conmebol chama dirigentes para reunião nesta terça-feira sobre final da Libertadores


A Conmebol anunciou pelas suas redes sociais que convocou os presidente de Flamengo, River Plate, CBF, AFA (Associação de Futebol Argentino) e ANFP (Asociación Nacional de Fútbol Profesional do Chile) para uma reunião na próxima terça-feira, em sua sede, em Luque, no Paraguai. Na pauta, a “revisão de todos os aspectos da organização” da final única da Copa Libertadores, marcada para o dia 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago. 
 A expectativa é que seja anunciada uma nova posição sobre a realização ou não da decisão na sede escolhida. Por causa da crise no Chile, com protestos há três semanas, o presidente Sebastián Piñera cancelou na manhã da quinta-feira passada dois eventos importantes com chefes de Estado no país, entre fim de novembro e início de dezembro. A Conmebol, então, passou a cogitar um plano B.
No mesmo dia, à tarde, a ministra de Esportes chilena garantiu apoio à organização do jogo. Palco da final da Copa Sul-Americana no próximo sábado, entre Colón e Inependiente del Valle, o Paraguai se ofereceu para receber também a disputa pelo título da Libertadores. A convocação para uma supermanifestação no Chile justamente no dia da decisão entre Flamengo e River Plate aumentou a preocupação dos envolvidos na partida. O técnico argentino Marcelo Gallardo chegou a expressar certa inquietação a respeito do tema.
G1

Gabaritos do Enem serão divulgados no dia 13 de novembro


Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgado no dia 13 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). Os participantes fizeram hoje (3) as provas de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 10, fazem as provas de matemática e ciências da natureza.
No dia 13, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.
Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.
Mesmo com o gabarito em mãos, não será possível saber a nota final do Enem. Isso por que o sistema de correção da prova, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), não atribui um valor fixo para cada questão.
Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados também na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, em data a ser anunciada, a partir de consulta com CPF e senha. A previsão é de que ocorra em janeiro.
De acordo com o Inep, o resultado dos participantes eliminados não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada 60 dias após a divulgação dos resultados.

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 40 milhões


Os apostadores têm até as 19h (horário de Brasília), desta segunda-feira (4) para fazer seu jogo no concurso 2.204 da Mega-Sena, cujo prêmio principal está acumulado e vai pagar R$ 40 milhões para quem acertar o sozinho as seis dezenas. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 3,50.
O sorteio está sendo realizado excepcionalmente hoje, porque no sábado (2) não houve extração devido ao feriado de Finados.
As dezenas serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de Paulo. O sorteio é aberto ao público

UFRN promove um novo Processo Seletivo


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN divulgou a abertura do novo Processo Seletivo destinado ao preenchimento de 14 vagas de Professores Substitutos.
As oportunidades são para as disciplinas e áreas, respectivas, de: Ensino Tutorial de Medicina/ Semiologia/ Habilidades Clínicas (1); Medicina da Família e Comunidade/ Ensino na Comunidade/ Vivência Integrada na Comunidade/ Internato em Medicina e Residência (1); Medicina da Família e Comunidade/ Ensino na Comunidade/ Vivência Integrada na Comunidade/ Internato em Medicina e Residência (1); Pediatria/ Habilidades Clínicas/ Semiologia e Prática Médica/ Internato em Medicina e Residência (1); Ginecologia e Obstetrícia/ Internato em Medicina e Residência/ Vivência Integrada na Comunidade (1); Clínica Médica/ Habilidades Clínicas/ Semiologia e Prática Médica / Internato em Medicina e Residência (1); Cardiologia/ Habilidades Clínicas/ Semiologia e Prática Médica/ Internato e Residência (1); Cirurgia Geral/ Vivência Integrada na Comunidade/ Internato em Medicina e Residência Médica (1); Anestesiologia/ Vivência Integrada na Comunidade/ Internato em Medicina e Residência Médica (1); Ginecologia e Obstetrícia/ Internato em Medicina e Residência/ Vivência Integrada na Comunidade (2); Pediatria/ Internato em Medicina e Residência / Vivência Integrada na Comunidade (2) e Infectologia/ Internato em Medicina e Residência (1).
Aos profissionais que forem efetivados terão o vencimento de R$ 2.236,30 a R$ 3.606,45 em regime de 20 horas semanais, já acrescido do auxílio-alimentação.
Vale ressaltar que estas oportunidades são para as unidades da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte - Caicó; Currais Novos; Santa Cruz e e Natal. As inscrições devem ser realizadas do dia 31 de outubro de 2019 até o dia 11 de novembro de 2019, por meio do endereço eletrônico www.sigrh.ufrn.br. A taxa de participação é no valor de R$ 50,00.
Como método de avaliação dos concorrentes será aplicado Prova Didática e Prova de Títulos, aplicação dos exame está prevista para 28 de novembro de 2019 até o dia 20 de dezembro de 2019.

Levantamento mostra o número de homicídios nos últimos 10 meses em Caicó

De 1° de Janeiro de 2019 até 31 de Outubro de 2019, o Município de Caicó registrou 18 casos de homicídios.

Esses números não conta os dois últimos homicídios registrados no fim de semana nos Bairros Soledade e Nova Descoberta.

No Estado Caicó encontra-se em 11° Município com mais homicidios no Rio Grande do Norte.





confira as novidades na loja Sial Kids



Siga o nosso Instagram e fique por dentro dessas e outras novidades e promoções em nossa loja, @sialkids

Whatsapp : 84 - 9.9996 - 3955

Estamos localizado na Praça Dix Sept Rosado, N. 42 em frente ao Mercado Público no Centro de Caicó.