quarta-feira, 6 de novembro de 2019


Plenário da Câmara aprova projeto sobre armas; texto segue para Senado


O plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira (5) o projeto de lei sobre armas (PL 3723/19, do Executivo), que regulamenta as atividades de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), além de mudar penas de crimes com armas e outros temas. O texto segue para o Senado.
A ampliação das categorias que têm direito a porte de arma para o exercício de sua profissão será definido em um novo projeto de lei, com urgência constituicional, que será apresentado pelo Poder Executivo. A urgência constitucional resulta no trancamento da pauta da Câmara se não for votado após 45 dias. A retirada do tema do PL votado nesta terça foi resultado de um acordo do presidente Rodrigo Maia para garantir que o projeto sobre armas fosse votado nesta sessão.
Após a aprovação do texto-base, os deputados aprovaram uma emenda que especifica que o atirador esportivo, que deve ser maior do que 25 anos, apenas terá direito ao porte de arma cinco anos depois da primeira emissão de registro. Na proposta apresentada pelo relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), o porte era concedido dois anos após a primeira emissão.      Agência Brasil

Fundase-RN convoca 121 aprovados em processo seletivo


A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte – Fundase/RN, convocou 121 aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 001/2018, a fim de substituir contratos encerrados ou rescindidos. Os cargos a serem ocupados nas unidades socioeducativas situadas em Natal/Parnamirim, Mossoró e Caicó são de agente socioeducativo (87), assistente social (2), psicólogo (3), pedagogo (4), ASD (17) e motorista (8).
O edital de convocação nº 05/2019 foi publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira (5). Clique aqui para download.
O candidato convocado deverá comparecer até a sexta-feira (08), das 8h às 14h, nos seguintes endereços, conforme localidade de trabalho escolhida no processo seletivo:
Natal/Parnamirim – na sede da Fundase/RN, na Secretaria Geral, localizada no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, na BR101, Km 0, S/N, Lagoa Nova, Natal-RN;
Mossoró – no Casep Mossoró, situado à Rua Tenente Matoso, S/N, bairro Dom Jaime Câmara, Mossoró/RN, CEP 59628-520;
Caicó – no Case Caicó, que fica na BR 427, bairro Castelo Branco, Caicó/RN, CEP 59300-000.
O candidato convocado que não comparecer nos dias, locais e horários estabelecidos, com a documentação relacionada no edital, será excluído do Processo Seletivo, sendo facultada à Administração a convocação, se for o caso, do candidato com classificação subsequente.
Os contratos temporários serão firmados com data inicial de 11 de novembro de 2019.

Universidades poderão oferecer atividades a estudantes do fundamental


Instituições de ensino superior poderão oferecer atividades para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. A iniciativa faz parte do programa Educação em Prática, lançado hoje (6) pelo Ministério da Educação (MEC). As universidades e faculdades que abrirem as portas para os estudantes poderão receber bônus na avaliação institucional.
“O objetivo é trazer o jovem para dentro da faculdade”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Aproveitar a capacidade ociosa [das faculdades] que se vê em alguns turnos e complementar a formação desse jovem do ensino médio e fundamental II [do 6º ao 9º ano do ensino fundamental].”
Pelo programa, as instituições de ensino superior disponibilizaram aos estudantes das redes de ensino públicas municipais e estaduais, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, tanto a estrutura física – laboratórios de ciências, de robótica, sala de computadores, quadras de esportes, por exemplo -, quanto os professores. Estudantes de pedagogia e de licenciaturas dessas instituições poderão usar a oportunidade para estagiar.

Caicó sedia capacitação do Selo Unicef


Nesta quarta-feira (06), a cidade de Caicó sediou no auditório do IFRN, o 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef. De acordo com Larissa Medeiros – Articuladora do Selo Unicef no Município de Caicó, o evento foi uma realização do Selo Unicef para seus articuladores, mobilizadores e secretários municipais.

A referida capacitação também foi realizada em Natal e Portalegre. Caicó como é cidade polo, recebeu hoje 39 cidades para participaram do 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef. As atividades começaram às 8 horas, tendo como tema inicial “A importância da empatia, respeito e inclusão aos imigrantes”.

Após a apresentação do referido tema, foram abordados os resultados sistêmicos 4, 5, 6 e 10, no qual teve como assunto principal a saúde e desenvolvimento infantil. “No final do evento, houve uma exposição sobre os cursos EAD (Educação a Distância) em relação aos assuntos abordados hoje e que foram disponibilizados para no mínimo duas pessoas de cada município”, disse Larissa Medeiros.

Com dois blocos 'encalhados', estados e municípios terão metade dos recursos esperados com megaleilão

Com dois blocos 'encalhados', o megaleilão da cessão onerosa do pré-sal, realizado nesta quarta-feira (6) no Rio de Janeiro, caiu à metade os recursos que deverão ser recebidos por estados e municípios como parte da operação.

A expectativa era que o leilão arrecadasse R$ 106,6 bilhões com os bônus de assinatura dos quatro blocos oferecidos. Mas, sem interessados nas áreas de Atapu e Sépia, a arrecadação total ficou em R$ 69,96 bilhões
.

Mulher é vitima de disparo de arma de fogo em Caicó


Por volta 11:00 horas desta quarta-feira (06), um mulher por nome de Girlene, estava em uma residência quando foi vitima de um disparo de arma de fogo provavelmente acidentalmente na Rua Mundo Novo no Bairro Paraíba em Caicó.

A vitima foi socorrida para o Hospital Regional de Caicó e o seu estado de saúde é considerado estável.
 
A vítima não soube informar de onde partiu o disparo.





João Maia,"A chance de passar no congresso essa proposta de reduzir os municípios é zero".


A notícia da redução do números de municípios trouxe um verdadeiro pânico, fato.

Em contato com o "BLOG do JM", o deputado federal João Maia nos repassou o termômetro de Brasília após a proposta do governo federal.

"A chance de passar no congresso essa proposta de reduzir os  municípios é zero", assegurou João Maia.

"Essa proposta burocrata que acha que uma suposta eficiência econômica pode desprezar a história e a cultura jamais passará. Chance de passar no congresso e zero", repetiu João Maia.

A declaração de João Maia tranquiliza os municípios afetados por essa medida sem noção do Governo Federal.

LK MULTIMARCAS


Venha conhecer as grandes novidades em LK MULTIMARCAS, aqui você encontra tudo.

Faça uma visita‼

Av. Renato Dantas, 633 centro de Caicó. Próximo a Farmácia Pague Menos.

LK MULTIMARCAS
9.9927-8030

Atleta caicoense vai participar de torneio internacional no Equador


Garoto caicoence com uma larga experiência no futebol, com apenas 17 anos Andrey Bruno filho de Jussier Diniz que em 1998 teve passagem pelo Bangu e Flamengo do Rio e agora seu filho lateral esquerdo foi escolhido para participa de um torneio de futebol no Equador sub 21.

O jovem caicoense tem passagens por grandes clubes do Brasil, como Fluminense-RJ, Bangu-RJ,Olaria e ultimamente o mesmo foi campeão paraibano sub-19 pelo Perilima.

Nos próximos dias o jovem vai embarcar para o Rio De Janeiro aonde acontece os treinamentos antes do torneio no Equador.


Vejam os 49 municipios do RN que podem ser extintos com a proposta de Paulo Guedes


Municípios do RN que atendem um dos critérios que constam na proposta para extinção (menos de 5 mil habitantes) enviada ao congresso pelo Ministro Paulo Guedes:

Região Oeste
Água Nova    3.252Almino Afonso    4.735

Francisco Dantas    2.824

Frutuoso Gomes     4.068

Coronel João Pessoa    4.912

João Dias    2.654

Lucrécia     3.996

Major Sales    4.020

Messias Targino     4.601

Olho d’Água dos Borges    4.258

Paraná    4.254

Paraú     3.768

Rafael Godeiro     3.201

Riacho da Cruz    3.579

Riacho de Santana    4.204

Rodolfo Fernandes     4.467

Pilões     3.838

São Francisco do Oeste     4.228

Serrinha dos Pintos    4.800

Severiano Melo    2.440

Taboleiro Grande     2.566

Triunfo Potiguar     3.237

Venha-Ver     4.177

Viçosa    1.718

Região do Potengi
Barcelona     3.998

Lagoa de Velhos    2.732

Ruy Barbosa    3.600

Região Sertão–Central
Bodó     2.223

Fernando Pedroza     3.054

Pedra Grande    3.237

Pedra Preta    2.458

Litoral Norte
Caiçara do Norte    3.684

São Bento do Norte     2.747

Região Salineira

Galinhos    2.786

Tibau     4.106

Região do Seridó
Ouro Branco     4.812

Ipueira     2.241

Santana do Seridó     2.680

São Fernando     3.584

São José do Seridó     4.634

Timbaúba dos Batistas     2.414

Região do Mato Grande
Jardim de Angicos     2.612

Região Agreste
Jundiá     3.898

Monte das Gameleiras    2.105

Passagem     3.089

Senador G. Avelino     4.440

Vila Flor    3.170

Região do Trairi
Lajes Pintadas    4.759

São Bento do Trairí      4.449

Fonte – IBGE / TRIBUNA DO NORTE / BG


Policias civis do RN suspendem paralisação e marcam ato para quinta-feira



Os policiais civis do Rio Grande do Norte se reuniram em Assembleia Geral, na noite desta terça-feira, 5, e decidiram suspender o movimento iniciado pela manhã. No entanto, ficou deliberado que, na próxima quinta-feira, 7, será realizado um grande ato para aguardar o desfecho das negociações com o Governo do Estado.

Durante todo o dia desta terça-feira, a diretoria do Sindicato esteve reunida com a Secretaria de Administração, Secretaria de Segurança e Delegacia Geral trabalhando em um entendimento para proposta a ser apresentada aos Agentes e Escrivães.

Pela manhã, o Governo chegou a colocar na mesa duas propostas distintas, porém, após vários apontamentos do SINPOL-RN, a equipe do Executivo apresentou uma terceira proposta, que foi apreciada pela categoria e aprovada nesta noite.