terça-feira, 24 de dezembro de 2019


Nasa diz que dois asteroides se aproximarão da Terra no Natal e Ano Novo


De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, CNEOS, da agência espacial Nasa, dois asteroides se aproximarão do planeta Terra durante os feriados de Natal e Ano Novo. Segundo a agência, os dois asteroides, nomeados de 310442 e 216258, estarão astronomicamente perto do planeta do dia 26 de dezembro até o dia 31 do mesmo mês.

O primeiro asteroide, que é o 310442, está estimado para se aproximar da Terra no dia 26 de dezembro, um dia após a comemoração do Natal, às 16h54 no horário de Brasília. Esse asteroide, segundo o CNEOS, possui um diâmetro de 600 metros e consegue viajar a uma velocidade de até 44.256 quilômetros por hora.

Já o segundo asteroide, chamado de 216258 ou 2006 WH1, está programado para se aproximar do planeta nos dias seguintes, antes do ano terminar e ainda sem horário definido. Paul Chodas, diretor do CNEOS, disse para o portal Newsweek que o diâmetro das rochas faz com que sua aproximação seja perigosa, embora não haja algum risco de colisão até o momento: “Ao longo de muitos séculos e milênios [esses asteróides] podem evoluir para órbitas que atravessam a Terra. Portanto, é prudente continuar acompanhando-os nas próximas décadas e estudar como suas órbitas podem estar evoluindo.”

Segundo a NASA, esses asteroides estarão a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra – uma distância curta, se analisada astronomicamente. Classificados como do tipo “Aten”, seus materiais rochosos permitem que viajem pelo espaço em alta velocidade, e apresentam uma órbita maior do que a distância entre a Terra e o Sol.

Exame

Bolsonaro sofre queda no Palácio do Planalto e vai às pressas para o hospital




O presidente Jair Bolsonaro sofreu uma queda em um dos banheiros do Palácio da Alvorada e foi levado na noite desta segunda-feira (23) para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

Bolsonaro foi submeido ao exame de tomografia computadorizada do crânio, que não detectou alterações. O presidente ficará em observação no hospital por um período de seis a doze horas.




Emprego com carteira assinada no RN registra sétimo saldo positivo nos últimos doze meses.


O emprego com carteira assinada registrou, no mês de novembro, o sétimo saldo positivo dos últimos 12 meses no Rio Grande do Norte, com 1.690 vagas criadas. 

Na série histórica para meses de novembro, este é o maior o volume de postos de trabalhos abertos desde 2009, quando foram cridas 2.203 vagas.

De uma maneira geral, as contratações de mão de obra foram puxadas pelo Comércio (+1.128 vagas), como consequência do aumento das vendas no varejo de roupas, calçados, supermercados e material de construção, favorecidas pelos saques do FGTS e das ofertas do Black Friday. 

Os Serviços (+574) e a Indústria (+84) foram os demais setores com saldos positivos. Em contrapartida, Agropecuária (-89) e Administração Pública (-7) registraram balanços negativos.

Banco do Brasil isenta clientes de nova tarifa do cheque especial em 2020


O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (23), que vai isentar a nova cobrança de tarifa de até 0,25% ao mês para todos os clientes com limite no cheque especial.

A resolução (CMN 4765) prevê que os bancos possam cobrar essa modalidade de tarifa a partir de 06 de janeiro de 2020 para novos clientes. Mas o BB optou pela isenção para atuais e novos clientes ao longo de 2020.

O Banco Central definiu novas regras para o cheque especial em novembro, e essa cobrança automática é uma delas.

Funciona assim: quem tiver limite de até R$ 500 no cheque especial e não fizer uso do dinheiro não paga nada. Acima disso, o banco poderá cobrar 0,25% sobre o valor disponível que exceder esses R$ 500 – mesmo que o cliente não encoste no dinheiro.

Caso use o cheque especial, a pessoa fica isenta dessa taxa e paga o juro de até 8% ao mês, equivalente a cerca de 150% ao ano. Esse teto continua valendo para os clientes do Banco do Brasil – nada mudou nesse aspecto.

Com a medida, o banco busca fortalecer o relacionamento com seus clientes e aprimorar a experiência na utilização de seus produtos e serviços.

“A isenção da tarifa no cheque especial demonstra que proporcionar a melhor experiência para nossos clientes está no centro da nossa estratégia. A medida demonstra que buscamos cada vez mais aliar a oferta de produtos e serviços de qualidade, com a definição de preços e taxas ainda mais competitivos”, afirmou Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil.


Considerando o acumulado até outubro, o juro médio do cheque ficou em 305,9% ao ano. Com a mudança, os juros cairão praticamente pela metade, a 150% ao ano, segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello.


LK MULTIMARCAS



Venha conhecer as grandes novidades em LK MULTIMARCAS, aqui você encontra tudo.

Av. Renato Dantas, 633 centro de Caicó. Próximo a Farmácia Pague Menos.

LK MULTIMARCAS
9.9927-8030