Avião Militar Norte-Americano Cai No Afeganistão

18:53:00

Está já identificado o avião que caiu na madrugada desta segunda-feira, dia 27 de janeiro, em Deh Yak, na província de Ghazni, numa área controlada pelos rebeldes Taliban. Trata-se de um Bombardier E-11A das Forças Armadas dos Estados Unidos da América, país que ainda não reconheceu o acidente.

Inicialmente as notícias indicavam que se tratava de um avião de passageiros, e algumas fontes disseram mesmo que era um Boeing 737-400 da companhia nacional afegã Ariana Afghan Airlines, que logo desmentiu o envolvimento de qualquer um dos seus aviões.

 

A autoridade nacional de aviação civil do Afeganistão confirmou o acidente e diz que o avião terá caído de madrugada, adiantando que o aparelho se incendiou após a queda e que havia populares junto do aparelho a ajudar no socorro.

Entretanto, as imagens chegadas à Europa através das redes sociais e que terão sido obtidas por populares que vivem próximo da zona do acidente, permitiram identificar a aeronave, como sendo um Bombardier E-11A, versão de transporte militar do jato executivo Bombardier Global Express, muitas vezes utilizado para transporte de entidades governamentais e chefias militares e, também, como avião espião e de apoio logístico, nomeadamente às telecomunicações em campos de operação militar.

As imagens e vídeos que já invadem as redes sociais mostram o avião totalmente destruído, consumido por um incêndio. Provavelmente que existem vítimas, tal como já anunciaram fontes da autoridade nacional de aviação do Afeganistão, mas por enquanto sem confirmação oficial. Aguarda-se também uma posição dos Estados Unidos da América.


Leia Também...

0 comentários