RN: Natal, Caicó e Mossoró passam por pesquisa nacional políticas públicas para Covid-19

10:47:00



No Rio Grande do Norte três cidades foram escolhidas para participar de entrevistas realizadas em domicílio, com aplicação de testes rápidos para diagnosticar a doença. O estudo quer saber como o novo coronavírus está se propagando em todo o Brasil, as cidades são: Natal, Caicó e Mossoró. O Ibope Inteligência é quem aplica a pesquisa, que está sob coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto já foi iniciado em terras potiguares.

Conforme o Ministério da Saúde que é responsável e financia os trabalhos, o objetivo é criar políticas públicas “mais efitividade” sobre o crescimento da Covid-19 no Brasil a partir da coleta de dados feita no levantamento, que foi denominado “Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19”.

O total de pessoas a serem submetidas ao teste rápido (sorologia), segundo o Ministério da Saúde 99.750 pessoas de 133 municípios de todas as regiões do país, como também responderem aos questionários. Foram enviados 150 mil testes rápidos para viabilizar a ação.

As pessoas são entrevistadas e testadas em domicílio durante a pesquisa, por meio de sorteio aleatório. Caso o teste for positivo, os profissionais entregam informativo com orientações e repassam o contato do participante para a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que ficará responsável por informar as secretarias de saúde locais para acompanhamento e suporte dos casos.

Os dados coletados servirão de base para estimar o percentual de brasileiros infectados, avaliar os sintomas mais comumente relatados, estimar recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia e permitir o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social, segundo o Ministério da Saúde.

Todo morador que aceitar participar da pesquisa terá que assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que informa sobre os objetivos, procedimentos, possíveis riscos, sigilo dos dados, voluntariedade da participação, entre outros aspectos. Os moradores adolescentes e/ou adultos legalmente incapazes receberão o Termo e terão que ser autorizados pelos pais e/ou responsável para participar.

O Ministério da Saúde afirma que às cidades potiguares escolhidas para a produção de amostra para a pesquisa, foram realizados neste sábado (17), 20 pessoas de Natal44 de Mossoró e 4 de Caicó participaram. A coleta segue em andamento.

 Fonte:G1/RN - @plantaocaico 


Leia Também...

0 comentários