Saia do aluguel! Compre seu imóvel em Natal com segurança com essas dicas

17:10:00


Reduza seus gastos


O pontapé inicial para aqueles que desejam deixar de pagar o aluguel e comprar apartamento em Natal próprio é ter uma noção básica do que é a sua renda e quais são as suas despesas mensais – além do aluguel. Assim você descobre qual é a sua real condição financeira a partir da sua renda fixa e despesas mensais, e perceberá quais as suas condições de sair do aluguel ou não, e isso é fundamental para o momento. Esse é um ponto importante para aqueles que buscam adquirir um imóvel, seja através de uma construtora, por meio de financiamento com alguma instituição ou mesmo negociando diretamente com o proprietário do imóvel. Embora seja difícil abrir mão de certos confortos e hábitos, vale muito a pena. É necessário ter calma e economizar para, assim, dar entrada no imóvel e até mesmo pagar as demais parcelas.

Se planeje levando em conta a sua realidade financeira

Fazendo um orçamento e economizando o máximo que puder, você pode começar a planejar a compra do imóvel. Procure imóveis a partir das suas necessidades, o mais importante é “manter os pés no chão” neste momento. Busque por características que realmente são necessárias, assim você terá maior custo-benefício ao pesquisar apenas os que se enquadram na sua rotina e de moradia – ao invés de comprar o imóvel desejado que pode complicar suas condições financeiras. Mas além de pesquisar o tipo de imóvel que seja do seu interesse, uma dica é avaliar a compra como um projeto para curto ou médio prazo, ou seja, quando há a necessidade de deixar o aluguel em um futuro próximo ou, então, para médio/longo prazo, quando é possível ficar mais tempo vivendo de aluguel aluguel enquanto guarda dinheiro para a compra. Analisar esse fator pode lhe ajudar em uma decisão mais assertiva sobre o modo de compra, como: valor da entrada e parcelas, se negociará com uma construtora ou fará um financiamento.

Escolha imóveis de acordo com suas necessidades

O setor imobiliário possui inúmeras opções de compra, no meio de várias possibilidades de pagamento e modalidades, você pode encontrar aquele imóvel "feito para você" ou optar por um que, no fim de tudo, não seja a ideal, mas que esteja dentro da sua realidade financeira. Por isso, é importante pesquisar e coletar o máximo de informações possível. De modo geral, as modalidades mais comuns são:

  • adquirir o imóvel diretamente com a construtora;

  • adquirir por meio de um financiamento com uma instituição financeira;

  • ou negociar com o proprietário do imóvel (pessoa física).

Cada uma dessas modalidades apresentam suas características individuais, vantagens e claro, as desvantagens para casas à venda em Natal. Ao negociar o imóvel com a construtora você pode ter um prazo de pagamento maior; já os financiamentos oferecem condições e taxas exclusivas de instituições financeiras; negociar diretamente com o proprietário do imóvel pode ser mais flexível, mas demanda maior capacidade na hora de negociar.

Se informe sobre as formas de pagamento

Além de escolher o modo como você pagará o seu imóvel, é também necessário ter atenção nas condições de pagamento, taxas e valores das parcelas. Sempre que possível, procure negociar para obter condições de pagamento que se enquadrem na sua situação financeira. O ideal, tanto ao financiar quanto ao adquirir por meio a uma construtora, é dar um valor de entrada no imóvel, e negociar as parcelas que são de pelo menos 1% do valor total do imóvel e, ao mesmo tempo, você possa continuar pagando o aluguel da sua atual moradia – claro, sem deixar com que isso resulte em atrasos e inadimplências para ambas as partes.

Se informe sobre os programas que o governo

Uma dica para aqueles que querem deixar apartamento para alugar em Natal e comprar seu imóvel é aproveitar feirões e programas do governo, como, por exemplo, utilizar o FGTS para dar entrada ou optar pelo programa Minha Casa Minha Vida. Esse tipo de recurso costuma facilitar o processo, permitindo aumentar o valor da entrada no imóvel e reduzindo a quantidade e os valores das prestações do bem. É recomendável ter planejamento e pesquisar sobre as diversas possibilidades de compra.

Mantenha os pagamentos em dia

Para finalizar, uma dica que pode parecer óbvia mas é de extrema importância: tenha certeza de que você pode arcar com os custos ao comprar um imóvel e poderá continuar pagando o aluguel da casa em que você vive atualmente para evitar dívidas extremas. É muito importante ter consciência das suas obrigações financeiras e se planejar para evitar que o sonho do imóvel próprio não acabe se tornando um pesadelo devido às dívidas que podem resultar em uma bola de neve. Com essas dicas, você poderá sair do aluguel e conquistar um imóvel com segurança e tranquilidade.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como sair do aluguel e adquirir o seu próprio imóvel com segurança!


Leia Também...

0 comentários