

Usado no ataque que resultou na morte do general iraniano Qassim Suleimani e de outras oito pessoas, o drone MQ-9 Reaper é o principal e mais letal veículo aéreo não tripulado de ataque ofensivo da Força Aérea dos Estados Unidos.
O "M" é a designação do Departamento de Defesa americano para multi-funções, e "Q" significa sistema de aeronave pilotado remotamente. O "9" indica que é o nono da série de sistemas de aeronaves pilotadas remotamente. Reaper significa "ceifador" em português.
O governo dos Estados Unidos alertou ao público contra os esforços do Irã para atacar sistemas de computadores em território norte-americano.
Chad Wolf, chefe interino do Departamento de Segurança Interna, convocou altos funcionários, nesta sexta-feira (3), para discutir como responder à ameaça do regime islâmico em Teerã a respeito de uma forte vingança contra os EUA pela morte do general Qassem Soleimani, principal comandante militar do país.
Em mensagem no Twitter, Christopher Krebs, líder de cibersegurança do departamento, ressaltou que a ameaça ultrapassa o governo federal.
“Tenham especial atenção com seus sistemas críticos. Chequem se está havendo acessos de terceiros!”, disse Krebs.
O alerta cibernético foi a ação de segurança mais específica dada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA desde a operação que culminou com a neutralização de Suleimani, informa o jornal Estadão.