terça-feira, 14 de janeiro de 2020


Bomba! Obras da nova sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas de Caicó é Embargada!!


As obras da nova sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas que vem sendo construída no interior na UFRN em Caicó, foi Embargada nesta terça-feira (14).


Divida da Universidade com a prefeitura teria provocado o embargue da obra.


Cerca de 80 operários estão trabalhando na obra e foram comunicados da paralização dos serviços na tarde desta terça-feira.







Governo do RN promove 2.460 praças da Polícia Militar



O Governo do Estado está promovendo 2.676 praças militares, uma das maiores promoções da história da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Passam à graduação de Subtenente 228 policiais, mais 200 à graduação de 1° Sargento, 198 à graduação de 2° Sargento, 395 à graduação de 3° Sargento e 1.655 Soldados à graduação de Cabo PM. As promoções asseguram o direito à evolução na hierarquia da Polícia Militar.

A governadora Fátima Bezerra disse que as promoções valorizam os militares estaduais e se somam ao esforço do Governo para a redução da violência e da criminalidade como vem ocorrendo. “Estamos trabalhando muito para promover a segurança pública em nosso Estado. E este esforço inclui também a valorização profissional, como as promoções, além do fornecimento de viaturas, equipamentos, cursos de aperfeiçoamento e investimentos em tecnologia”, destacou.


Ela lembrou ainda da sanção, no ano passado, da Lei de reestruturação da carreira dos policiais e bombeiros militares, proposta pelo próprio Governo do Estado. Entre as alterações foi o aumento salarial para a categoria de forma gradativa e a redução do tempo para as promoções. “Essas foram as primeiras promoções de praças após a Lei, mais uma meta que estamos cumprindo. Estamos fazendo todos os esforços para valorizar nosso sistema de segurança e levar paz à população”, afirmou a governadora.

O cabo Oseas agradeceu a oportunidade de ascensão na carreira miliar. “Após 10 anos de serviço prestado à sociedade potiguar, galguei a promoção que tanto esperava. É imensa a alegria e agradeço, primeiramente, a Deus, ao Governo do Estado e ao comandante da minha Corporação”, disse.

O quadro de oficiais da Polícia Militar do RN também teve promoções efetivadas recentemente. No último dia 27 de dezembro de 2019, 86 oficiais foram promovidos aos postos de capitão, major, tenente-coronel e coronel – dois coronéis, 12 tenentes coronéis, 23 majores e 49 capitães.

O comandante da Polícia Militar, coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, explica que a efetivação das promoções respeita um direito dos policiais e é também “um estímulo que certamente resultará em melhores serviços prestados à toda a população do Estado”, declarou o Comandante Geral, que administrativamente é responsável pela assinatura dos atos de promoção.


Secretário adjunto apresenta ações previstas para o Turismo de Caicó para 2020

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José da Paz Dantas (Paizito), participou de uma reunião na sexta-feira (10), em Natal, sendo convocada pelo SETUR – Secretaria Estadual de Turismo juntamente com a EMPROTUR. “Eles convocaram os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo no Rio Grande do Norte para apresentarem as ações previstas para o ano de 2020 para alinhar com as ações da Secretaria Estadual de Turismo”, destacou Paizito Dantas. 

Ele enfatiza que Caicó apresentou os principais eventos previstos no Município para 2020, além de outras ações, como o Projeto da Educação Patrimonial com as escolas do Município, a parceira com a UFRN para a implantação do Museu da Geodiversidade do Seridó, entre outras ações planejadas. 

“É importante esse alinhamento das ações para nós caminharmos juntos com a Secretaria Estadual de Turismo e a gente vai se programando para seguir o calendário do Estado e consequentemente, a SETUR pode se preparar para esse retorno de ajuda para os municípios”, afirmou Paizito Dantas.

Com 130 agentes PF desarticula organização criminosa que envolve policiais militares



Natal/RN – Em cumprimento a ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, a Polícia Federal deflagrou nesta manhã, 14/01, a Operação NÍQUEL, com objetivo de desarticular uma organização criminosa armada, que se vale da participação de policiais militares para a prática de contrabando de cigarros e outras mercadorias estrangeiras, ação proibida pela lei brasileira. Após investigação criminal, a PF identificou uma associação criminosa formada por mais de 4 (quatro) pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com atuação no RN, estados vizinhos e no exterior, desde o ano de 2001.

O objetivo do grupo é obter vantagem econômica, por meio da prática de contrabando, que é a importação clandestina de produtos estrangeiros, em especial cigarros.

De acordo com os indícios colhidos, a organização criminosa desafiava a ordem pública, pois dentre as ações criminosas valia-se de policiais militares para escolta de cargas ilegais de cigarros no território nacional.

Após representação policial, a Justiça Federal, com parecer favorável do Ministério Público Federal no RN, deferiu várias ordens judiciais, dentre elas as de prisão preventiva e sequestro de cerca de 16 milhões em bens dos investigados.

Todo material colhido na investigação será compartilhado com a polícia civil e militar, bem como com o Ministério Público Estadual, para providências de competência dessas instituições, considerando a verificação de indícios de prática de outros crimes durante as investigações.


A operação conta com a participação de 130 policiais federais, para fins de cumprimento de 07 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Natal/RN, São Paulo/SP e Abaetetuba/PA.

Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, foram encontradas dezenas de caixas cigarros e um dos investigados foi preso em flagrante delito.

Os crimes envolvidos estão previstos no art. 2º, §2º, §3º, §4º, inciso II e V, da Lei 12.850/2013 (organização criminosa) e art. 334-A (contrabando) e art. 317 (corrupção) do Código Penal.

Não haverá entrevista coletiva.

(*) O nome da operação faz dupla referência. A primeira se deve ao componente cancerígeno do cigarro. A segunda ao aspecto rentável da atividade ilícita.

Combater o contrabando e a ação de organizações criminosas é atribuição da Polícia Federal e objetivo estratégico do órgão.


Veja o calendário de restrições a veículos de carga em BRs para 2020


A PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou o calendário de restrições ao trânsito de Combinações de Veículos de Cargas, Combinações de Transporte de Veículos, Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas e demais veículos portadores de Autorização Especial de Trânsito em rodovias federais nos feriados do ano de 2020.

A medida vale para BRs de pista simples e considera o aumento do fluxo de veículos nesses períodos. O objetivo é prevenir a ocorrência de acidentes. O descumprimento implica infração média, com multa de R$ 130,16.

Nos Estados do Acre e Roraima não haverá restrições de circulação.

Veja os dias e horários das restrições: 

Toffoli não fala sobre pagamentos do DPVAT destinado a pessoas próximas de ministros do STF



Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli mandou dizer que não comentará a grave revelação de auditoria nas contas da Seguradora Líder, que controla o DPVAT, sobre pagamentos suspeitos a pessoas ligadas a ministros da própria Corte, além de políticos do Congresso e integrantes do governo, entre os anos de 2008 e 2017. Os pagamentos milionários por “serviços prestados” dos quais mal se recordam. A auditoria foi realizada pela empresa de consultoria KPMG. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A assessoria de Toffoli informou que “o relatório menciona ex-assessor e datas em que ele já não trabalhava mais no gabinete do ministro”. O relatório cita possíveis relações promíscuas que sugerem eventual estratégia do DPVAT de obter decisões favoráveis das autoridades.



Conserto de adutora suspende abastecimento em Caicó

A cidade de Caicó está com o abastecimento suspenso após rompimento na tubulação da adutora Manoel Torres, nesta segunda-feira (13), na RN-288.  Após queda de energia elétrica, o sistema retornou e a pressão da água causou o rompimento.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) desligou a adutora. Como é uma adutora de grande diâmetro (tem 500 milímetros) é preciso esperar secar completamente o local para a realização do serviço. A previsão é que o serviço seja concluído nesta terça-feira (14), por volta do meio dia, podendo retornar antes. A adutora Manoel Torres capta água no rio Piranhas e bombeia até Caicó.