sexta-feira, 31 de janeiro de 2020


Octans Aircraft dá início aos ensaios em voo do protótipo do Cygnus

Na semana passada, a Octans Aircraft deu início, com sucesso, à campanha de ensaios em voo do primeiro protótipo da sua nova aeronave Cygnus. Após a inspeção técnica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), entre os dias 7 e 10 de janeiro, foi emitida a autorização e, em 21 de janeiro, o Cygnus decolou e pousou com sucesso.

O primeiro voo foi realizado no Aeroporto de São João da Boa Vista, onde está instalada a Octans Aircraft.

“Este é um grande marco na história da companhia, que continua sua trajetória a caminho da certificação”, disse o CEO, Milton Roberto Pereira. O processo de certificação da aeronave tem início ainda este ano.

O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão. A nova aeronave vai sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica.


A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC.

Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido para oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria. Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.

No quesito aviônicos, o Cygnus é equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.


Treme-Treme lança programação oficial do Carnaval 2020 em Caicó


O Bloco Treme-Treme anunciou oficialmente a programação do Carnaval 2020, em Caicó, em solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo nesta sexta-feira (31).

Este ano o bloco fará concentração a partir da quinta-feira (20), com o apoio do LL Paredões das 19h até às 20:30.

O percurso será da Avenida Coronel Martiniano passando pela Avenida Seridó, Pedro Velho, Celso Dantas, Coronel Martiniano, com parada na Avenida Seridó ( em frente a Paraíba Calçados).

Com 12 anos de fundação, pela primeira vez uma mulher puxará o bloco – a cantora pernambucana Débora Nunes.


Confira a programação:

Quinta-feira (20):Débora Nunes e o Baile do Meira

Sexta-feira (21):Banda Sakukejo e Marquinhos Carreira

Sábado (22):Raynel Guedes

Domingo (23):Pedro Lucas

Segunda-feira (24):Litto Lins

Terça-feira (25):Kanelinha e Banda

Fonte : Wllana Dantas.


Prefeito Batata define em reunião a retomada da obra do asfalto pelas ruas centrais de Caicó


Nesta sexta-feira (31), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve reunido com o diretor da empresa Nova Geração e na ocasião foi discutido o cronograma para a retomada da obra do asfalto. 

“A empresa já recebeu um pagamento na semana passada e nos próximos dias haverá uma nova medição. Essa nova etapa da obra do asfalto pode contemplar algumas ruas antes do carnaval e continuará após o período carnavalesco, mas vamos definir o nome das ruas nas próxima semana e anunciar para a população”, disse o prefeito Batata. 
O detalhe é que a prefeitura de Caicó iniciou a obra do novo asfalto começando pela zona norte e contemplou dois trechos. O primeiro partindo do trevo da Boa Passagem e que vai até o bairro Acampamento e o outro trecho passando pela Av. Dr. Rui Mariz até a ponte do Rio Seridó em direção a Av. Carlindo Dantas.

Embraer anuncia venda de quase US$ 1 bilhão em jatos E175

Avião Embraer E175 Envoy American Eagle
Embraer 175 – Imagem: Divulgação / Embraer

O pedido de 20 aeronaves tem um valor de US$ 972 milhões, com base nos preços de lista da Embraer de 2019, e estará incluso na carteira de pedidos (backlog) do quarto trimestre de 2019.

As entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2020. “A Embraer e a SkyWest mantêm uma parceria marcada por uma longa história de serviço para as principais companhias aéreas e estamos felizes por abrir uma nova oportunidade de mercado”, disse Charlie Hillis, Diretor de Vendas e Marketing para a América do Norte da Embraer Aviação Comercial. “Hoje, anunciamos que esses 20 novos aviões serão os primeiros E-Jets operados pela SkyWest na malha aérea da American Airlines.”


“Estamos satisfeitos em continuar avançando nossa posição no setor por meio deste pedido de novas aeronaves da Embraer”, disse Chip Childs, CEO e Presidente da SkyWest. “Somos gratos pela parceria de longa data com a Embraer e estamos ansiosos para operar esta excelente aeronave para nossos quatro principais parceiros.”

A parceria entre Embraer e SkyWest teve início em 1986, quando a SkyWest começou a operar o turboélice EMB 120 Brasilia. Com esse pedido adicional para o E175, a SkyWest já adquiriu mais de 180 aeronaves desse modelo desde 2013.

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais até 150 assentos e conta com mais de 100 clientes em todo o mundo. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues.

Atualmente, os E-Jets estão voando nas frotas de 80 clientes em 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos opera com companhias aéreas de baixo custo, bem como com operadoras regionais e tradicionais.




Bloco Treme-Treme lança programação oficial nesta sexta



O Bloco Treme-Treme lança a sua programação oficial para o Carnaval de Caicó, nesta sexta-feira (31). O evento que reunirá a imprensa, acontecerá no auditório do Centro Administrativo, a partir das 19:30.

Há 12 anos o Bloco Treme-Treme sai na Avenida puxando milhares de foliões ao ritmo de axé e forró elétrico. Artistas locais e de outros estados já se apresentaram em cima do Trio do Rei que traz uma qualidade de som diferenciada. O LL paredões também dá o suporte de som, além de fazer a animação na concentração do bloco que fica nas proximidades do Centro Administrativo.

Este ano o Bloco saíra na quinta-feira e terá dentro da programação. uma mulher puxando o bloco pela primeira vez em 12 anos.


Bandidos rendem vigilantes e explodem banco no interior do RN


Quatro bandidos renderam vigilantes e roubaram um banco, na madrugada desta sexta-feira (31), em Umarizal, no Oeste potiguar. Os criminosos conseguiram fugir antes da chegada da Polícia Militar.

Os bandidos explodiram os caixas eletrônicos e levaram todo o dinheiro da agência. Na fuga, os criminosos jogaram grampos pela pista e utilizaram estradas carroçáveis para dificultar a perseguição dos policiais. Para despistar, queimaram o veículo que usaram no momento do crime, em uma zona de mata. Ninguém foi preso.

Fonte: Portal Grande Ponto


Petrobras reduz em 3% preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias



A Petrobras informou nesta quinta-feira (30) que vai reduzir o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 3% a partir desta sexta-feira (31).

Essa é a terceira vez que a estatal reduz o preço dos combustíveis só no mês de janeiro. Na semana passada, a empresa diminuiu o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 1,5% e 4,1%, respectivamente. Em 14 de janeiro, promoveu um corte de 3%.