sábado, 15 de fevereiro de 2020


identidade estudantil pode ser baixada de graça até este domingo




Os interessados na identidade estudantil digital têm até este domingo (16) para tentar garantir o documento que é gratuito. É que a Medida Provisória 895/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, em setembro, vai perder a validade na segunda-feira (17). A partir dessa data, o Ministério da Educação (MEC), não terá mais autorização para emitir a ID Estudantil.

Até as 12h30 deste sábado mais de 320 mil ID estudantis haviam sido emitidas, cada uma a um custo de R$ 0,15 para o governo.

O documento dá ao estudante direito a pagar meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos e fica disponível no celular. Segundo o MEC, o objetivo é oferecer uma alternativa à carteirinha de plástico que continua sendo emitida por entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e que custa R$ 35.

Diferentemente das carteirinhas tradicionais, que valem até março do ano seguinte, segundo o MEC, a ID estudantil poderá ser utilizada enquanto a matrícula do aluno em uma instituição de ensino estiver ativa no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), que é um banco de dados nacional dos estudantes.

Mais de 6 milhões foram cadastrados na plataforma por 7,1 mil instituições de educação básica e superior. O SEB permite o acompanhamento, por exemplo, da regularidade escolar do estudante. O projeto foi pensado para que as políticas públicas sejam, cada vez mais, aperfeiçoadas e usado como base para emitir as identidades estudantis.


Caicoense de 17 anos não resiste e morre na UTI do Hospital Regional de Caicó

Maria Isabele de Medeiros Alves de 17 anos, residente no Conjunto Samanaú, faleceu na madrugada deste sábado (15), na UTI do Hospital Regional de Caicó. De acordo com informações, uma leucemia teria provocado a morte da jovem.

O que é Leucemia?

Um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.
A leucemia é o câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica.



GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VIATURA DO SAMU NO INTERIOR DO RN


Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pau dos Ferros que transportava uma criança se envolveu em um grave acidente nesta madrugada, na altura do município de Apodi.

Pelas primeiras informações, a ambulância colidiu com um animal na rodovia. O impacto destruiu a frente do veículo e fez com ele fosse jogado para fora da pista.

O veículo transportava uma criança que bebeu querosene. Apesar do susto, as vítimas tiveram apenas ferimentos leves.